00h00 - segunda, 24/12/2012

Sabores tradicionais no Natal de Beja

Sabores tradicionais no Natal de Beja

Porquinhos de doce e chocolate, bolo-rei, bombons… Estes são alguns dos sabores que "adoçam" a boca (e o estômago) dos bejenses durante o período do Natal.
Os porquinhos de doce produzidos pelo centenário Luiz da Rocha são mesmo um dos "cartões-de-visita" da doçaria de Beja, sendo que as suas origens continuam a suscitar muitas interrogações.
"Há quem defenda que é um doce conventual vindo de um convento de Évora, mas também há quem defenda a ideia de que ele foi criado e idealizado pelo senhor Luiz da Rocha", revela António Leandro, presidente da cooperativa de trabalhadores que dirige o estabelecimento.
Mas nesta altura do Natal também saem da cozinha do mais antigo café de Beja "milhares de quilos" do tradicional bolo-rei.
"Toda a gente da região e da cidade conhece o nosso bolo-rei, que é de excelência e não tem nada a ver com algumas coisas que por aí vemos. Por isso somos os principais fabricantes de bolo-rei na cidade", frisa António Leandro.
A par do bolo-rei e do porquinho de doce, os bombons "com sabor a Alentejo" da Mestre Cacau também são presença habitual nas mesas da consoada em Beja.
"Aliamos o chocolate ao facto de ser feito na nossa cidade e com produtos da região, o que torna o chocolate um produto ainda mais único", conta Célia Dia, uma das sócias da empresa fundada em 2005 e que nesta época tem sempre algumas "surpresas" para os seus clientes.
"Há sempre a preocupação de ter novidades e ter produtos alusivos ao Natal, como é o caso de árvores de Natal ou figuras de chocolate. Este ano também vamos ter novas embalagens, onde o cliente pode colocar o seu sortido" de bombons, revela.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
15:00, Segunda-feira, 24 de Março de 2018
guloso
muito bom

00h00 - domingo, 24/06/2018
PCP defende mais
investimento na ferrovia
A Direcção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP veio a público exigir investimentos na rede ferroviária da região e uma política de mobilidade que "assegure desenvolvimento" do distrito.
00h00 - sábado, 23/06/2018
Festa da escola de
bombeiros de Castro
A Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros de Castro Verde promove neste sábado, 23 de Junho, a festa de encerramento do ano lectivo 2017-2018, que marcou o arranque do projecto.
00h00 - sexta, 22/06/2018
CM Odemira com
alterações nos BU Kiosk
Melhorar o serviço de atendimento ao público nos BU Kiosk é o grande objectivo da Câmara de Odemira com a alteração nos dias de funcionamento deste serviço nas localidades de Colos, Sabóia, São Teotónio e Vila Nova de Milfontes.
07h00 - quinta, 21/06/2018
Mértola oferece
manuais escolares
A Câmara Municipal de Mértola vai começar a oferecer manuais escolares também aos alunos que frequentam o 9º ano de escolaridade no concelho durante o próximo ano lectivo de 2018-2019.
07h00 - quinta, 21/06/2018
ULSBA recebe prémio
da Ordem dos Psicólogos
O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, entrega nesta quinta-feira, 21, pelas 16h00, uma menção honrosa à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (USLBA), no àmbito dos "Healthy Workplaces 2017".

Data: 15/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial