00h00 - segunda, 24/12/2012

Sabores tradicionais no Natal de Beja

Sabores tradicionais no Natal de Beja

Porquinhos de doce e chocolate, bolo-rei, bombons… Estes são alguns dos sabores que "adoçam" a boca (e o estômago) dos bejenses durante o período do Natal.
Os porquinhos de doce produzidos pelo centenário Luiz da Rocha são mesmo um dos "cartões-de-visita" da doçaria de Beja, sendo que as suas origens continuam a suscitar muitas interrogações.
"Há quem defenda que é um doce conventual vindo de um convento de Évora, mas também há quem defenda a ideia de que ele foi criado e idealizado pelo senhor Luiz da Rocha", revela António Leandro, presidente da cooperativa de trabalhadores que dirige o estabelecimento.
Mas nesta altura do Natal também saem da cozinha do mais antigo café de Beja "milhares de quilos" do tradicional bolo-rei.
"Toda a gente da região e da cidade conhece o nosso bolo-rei, que é de excelência e não tem nada a ver com algumas coisas que por aí vemos. Por isso somos os principais fabricantes de bolo-rei na cidade", frisa António Leandro.
A par do bolo-rei e do porquinho de doce, os bombons "com sabor a Alentejo" da Mestre Cacau também são presença habitual nas mesas da consoada em Beja.
"Aliamos o chocolate ao facto de ser feito na nossa cidade e com produtos da região, o que torna o chocolate um produto ainda mais único", conta Célia Dia, uma das sócias da empresa fundada em 2005 e que nesta época tem sempre algumas "surpresas" para os seus clientes.
"Há sempre a preocupação de ter novidades e ter produtos alusivos ao Natal, como é o caso de árvores de Natal ou figuras de chocolate. Este ano também vamos ter novas embalagens, onde o cliente pode colocar o seu sortido" de bombons, revela.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
15:00, Segunda-feira, 24 de Março de 2017
guloso
muito bom

00h00 - sábado, 19/08/2017
Amanto retirado
da escola da Salvada
A Câmara de Beja tem a decorrer obras de reabilitação na Escola Básica de Salvada, que incluem a remoção da actual estrutura de fibrocimento com amianto e a colocação de uma nova cobertura.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Novos centros escolares
em São Teotónio e São Luís
A Câmara de Odemira já tem em marcha os projectos dos novos centros escolares de São Teotónio e de São Luís, obras que estão avaliados num montante total superior a 2,7 milhões de euros.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Novos equipamentos para
trabalhadores da CM Serpa
A Câmara de Serpa entregou esta semana novos equipamentos de protecção individual (EPI) aos trabalhadores da sua Divisão de Obras Municipais e Ambiente (DOMA).
00h00 - sexta, 18/08/2017
Risco de incêndio elevado no distrito de Beja
O Governo declarou nesta quinta-feira, 17, o estado de calamidade pública em algumas zonas do território nacional, entre as quais diversos concelhos do distrito de Beja.
00h00 - sexta, 18/08/2017
Serviços de saúde nas praias
de Milfontes e Zambujeira
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) tem a funcionar, até final deste mês de Agosto, dois postos de saúde nas praias de Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, ambas no concelho de Odemira.

Data: 04/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial