00h00 - segunda, 24/12/2012

Sabores tradicionais no Natal de Beja

Sabores tradicionais no Natal de Beja

Porquinhos de doce e chocolate, bolo-rei, bombons… Estes são alguns dos sabores que "adoçam" a boca (e o estômago) dos bejenses durante o período do Natal.
Os porquinhos de doce produzidos pelo centenário Luiz da Rocha são mesmo um dos "cartões-de-visita" da doçaria de Beja, sendo que as suas origens continuam a suscitar muitas interrogações.
"Há quem defenda que é um doce conventual vindo de um convento de Évora, mas também há quem defenda a ideia de que ele foi criado e idealizado pelo senhor Luiz da Rocha", revela António Leandro, presidente da cooperativa de trabalhadores que dirige o estabelecimento.
Mas nesta altura do Natal também saem da cozinha do mais antigo café de Beja "milhares de quilos" do tradicional bolo-rei.
"Toda a gente da região e da cidade conhece o nosso bolo-rei, que é de excelência e não tem nada a ver com algumas coisas que por aí vemos. Por isso somos os principais fabricantes de bolo-rei na cidade", frisa António Leandro.
A par do bolo-rei e do porquinho de doce, os bombons "com sabor a Alentejo" da Mestre Cacau também são presença habitual nas mesas da consoada em Beja.
"Aliamos o chocolate ao facto de ser feito na nossa cidade e com produtos da região, o que torna o chocolate um produto ainda mais único", conta Célia Dia, uma das sócias da empresa fundada em 2005 e que nesta época tem sempre algumas "surpresas" para os seus clientes.
"Há sempre a preocupação de ter novidades e ter produtos alusivos ao Natal, como é o caso de árvores de Natal ou figuras de chocolate. Este ano também vamos ter novas embalagens, onde o cliente pode colocar o seu sortido" de bombons, revela.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
15:00, Segunda-feira, 24 de Março de 2018
guloso
muito bom

00h00 - sexta, 23/02/2018
"AgdA vai investir
64 milhões no distrito
de Beja até 2020"
O presidente do conselho de administração da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), Joaquim Marques Ferreira, revela ao "CA" os investimentos que a empresa tem em curso no Baixo Alentejo, que superam os 60 milhões de euros.
00h00 - sexta, 23/02/2018
EMAS Beja dinamiza
"Heróis da Água"
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja iniciou nesta semana mais uma edição do projecto de sensibilização ambiental "Heróis da Água", destinado aos mais novos.
00h00 - sexta, 23/02/2018
Câmara de Odemira
descentraliza reuniões
Envolver a população nas decisões políticas e na gestão do território é o grande objectivo da Câmara de Odemira com a realização de reuniões nas freguesias, no âmbito do programa municipal "Odemira Participa".
07h00 - quinta, 22/02/2018
"Beja Educa" nas
escolas do concelho
Promover um ensino de qualidade para todos e o sucesso escolar é o grande objectivo do programa municipal "Beja Educa", que a Câmara de Beja tem no terreno em várias escolas do concelho.
07h00 - quinta, 22/02/2018
CM Castro Verde
vai regularizar
vínculos precários
Garantir a estabilidade "profissional e pessoal" dos colaboradores que tenham um vínculo de trabalho precário com a autarquia é o objectivo da Câmara de Castro Verde, que já está a avançar com o processo de regularização de trabalhadores com este tipo de vínculos contratual.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial