00h00 - sábado, 27/04/2013

Castro Verde recebe
Encontro de violas de Arame

Castro Verde recebe Encontro de violas de Arame

As "violas de arame" vão estar em destaque no fim-de-semana em Castro Verde, durante o encontro promovido pela Associação de Cante Alentejano "Os Cardadores" da Sete.
A iniciativa decorre este sábado e domingo, dias 27 e 28, e integra o programa da Quinzena Cultural "Primavera no Campo Branco", tendo como "epicentro" as novas instalações do pólo de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, por onde passarão dezenas de tocadores dos quatro cantos do país e até do Brasil.
"A espontaneidade como estas violas 'dialogam' permite perceber, simultaneamente, a sua origem popular comum e as diferenças que lhe foram sendo introduzidas pelas comunidades que as utilizam. […] E a presença destes tocadores é uma oportunidade não só para apreciar a sonoridade, mas também a história das suas violas", adianta ao "CA" Pedro Mestre, da ACA.
O IV Encontro de Violas de Arame, que inclui também a terceira edição do Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, arranca às 10h00 de sábado, 27, com uma mesa-redonda de apresentação das diversas violas de arame.
Depois de almoço está agendada uma visita à exposição de cordofones concebida a partir do espólio pessoal de Pedro Mestre, seguida de oficinas de violas de arame.
E à noite, a partir das 21h30, o cine-teatro de Castro Verde recebe um espectáculo com o Grupo de Violas Campaniças, o Grupo de Violas Campaniças da Escola Secundária de Castro Verde e os Violas de Arame Concerto.
No domingo, 28, o programa do encontro prevê para a manhã as conversas "Acordar para as cordas", "Alfabetização da memória" e "História de vida de Manuel Bento – Da sabedoria à melodia", enquanto que de tarde continuam as oficinas de violas de arame.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/07/2019
Cerimónias militares
em Castro para festejar
Batalha de Ourique
Uma cerimónia militar, uma missa campal e um juramento de bandeira marcam o programa das comemorações do 880º aniversário da Batalha de Ourique em Castro Verde na próxima quinta-feira, 25.
07h00 - terça, 23/07/2019
CIMBAL prepara concurso
para transportes públicos
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) está a preparar um concurso público internacional para a concessão dos transportes públicos rodoviários de passageiros na região.
07h00 - terça, 23/07/2019
Aldeias de Odemira
recebem simulacro
de incêndio
As pequenas aldeias de Lameiros e Vale Ferro, ambas no concelho de Odemira, recebem nesta terça-feira, 23, a partir das três da tarde, simulacros do programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".
07h00 - terça, 23/07/2019
PS aprova lista de Beja para as Legislativas 2019
A Federação do Baixo Alentejo do PS aprovou nesta segunda-feira, 22, a lista de candidatos pelos distrito nas eleições Legislativas de 6 de Outubro, que voltará a ser liderada por Pedro do Carmo, como adiantou o "CA".
18h07 - segunda, 22/07/2019
Pedro do Carmo candidato do PS em Beja nas Legislativas
Está confirmado: Pedro do Carmo, actual deputado e presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, é o escolhido por António Costa para ser o cabeça-de-lista socialista no distrito de Beja nas eleições Legislativas de 2019.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial