00h00 - sábado, 27/04/2013

Castro Verde recebe
Encontro de violas de Arame

Castro Verde recebe Encontro de violas de Arame

As "violas de arame" vão estar em destaque no fim-de-semana em Castro Verde, durante o encontro promovido pela Associação de Cante Alentejano "Os Cardadores" da Sete.
A iniciativa decorre este sábado e domingo, dias 27 e 28, e integra o programa da Quinzena Cultural "Primavera no Campo Branco", tendo como "epicentro" as novas instalações do pólo de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, por onde passarão dezenas de tocadores dos quatro cantos do país e até do Brasil.
"A espontaneidade como estas violas 'dialogam' permite perceber, simultaneamente, a sua origem popular comum e as diferenças que lhe foram sendo introduzidas pelas comunidades que as utilizam. […] E a presença destes tocadores é uma oportunidade não só para apreciar a sonoridade, mas também a história das suas violas", adianta ao "CA" Pedro Mestre, da ACA.
O IV Encontro de Violas de Arame, que inclui também a terceira edição do Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, arranca às 10h00 de sábado, 27, com uma mesa-redonda de apresentação das diversas violas de arame.
Depois de almoço está agendada uma visita à exposição de cordofones concebida a partir do espólio pessoal de Pedro Mestre, seguida de oficinas de violas de arame.
E à noite, a partir das 21h30, o cine-teatro de Castro Verde recebe um espectáculo com o Grupo de Violas Campaniças, o Grupo de Violas Campaniças da Escola Secundária de Castro Verde e os Violas de Arame Concerto.
No domingo, 28, o programa do encontro prevê para a manhã as conversas "Acordar para as cordas", "Alfabetização da memória" e "História de vida de Manuel Bento – Da sabedoria à melodia", enquanto que de tarde continuam as oficinas de violas de arame.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial