00h00 - sábado, 27/04/2013

Castro Verde recebe
Encontro de violas de Arame

Castro Verde recebe Encontro de violas de Arame

As "violas de arame" vão estar em destaque no fim-de-semana em Castro Verde, durante o encontro promovido pela Associação de Cante Alentejano "Os Cardadores" da Sete.
A iniciativa decorre este sábado e domingo, dias 27 e 28, e integra o programa da Quinzena Cultural "Primavera no Campo Branco", tendo como "epicentro" as novas instalações do pólo de Castro Verde do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, por onde passarão dezenas de tocadores dos quatro cantos do país e até do Brasil.
"A espontaneidade como estas violas 'dialogam' permite perceber, simultaneamente, a sua origem popular comum e as diferenças que lhe foram sendo introduzidas pelas comunidades que as utilizam. […] E a presença destes tocadores é uma oportunidade não só para apreciar a sonoridade, mas também a história das suas violas", adianta ao "CA" Pedro Mestre, da ACA.
O IV Encontro de Violas de Arame, que inclui também a terceira edição do Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, arranca às 10h00 de sábado, 27, com uma mesa-redonda de apresentação das diversas violas de arame.
Depois de almoço está agendada uma visita à exposição de cordofones concebida a partir do espólio pessoal de Pedro Mestre, seguida de oficinas de violas de arame.
E à noite, a partir das 21h30, o cine-teatro de Castro Verde recebe um espectáculo com o Grupo de Violas Campaniças, o Grupo de Violas Campaniças da Escola Secundária de Castro Verde e os Violas de Arame Concerto.
No domingo, 28, o programa do encontro prevê para a manhã as conversas "Acordar para as cordas", "Alfabetização da memória" e "História de vida de Manuel Bento – Da sabedoria à melodia", enquanto que de tarde continuam as oficinas de violas de arame.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
22h13 - sexta, 10/07/2020
Covid-19: Testes negativos a
trabalhadores da Somincor
Os trabalhadores da Somincor, empresa mineira de Neves-Corvo, testados nesta quinta-feira, 9, ao coronavírus Covid-19 tiveram resultado negativo, adianta a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Criminalidade diminuiu no distrito de Beja em 2019
O distrito de Beja é o quinto mais seguro em todo o país, tendo registado um decréscimo na criminalidade geral em 2019.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Programa de apoio à
cultura esgotado em Beja
A cidade de Beja vai receber, nos próximos meses, três exposições, cinco sessões de contos, quatro sessões de teatro e marionetas e 11 espectáculos musicais, fruto das candidaturas apresentadas ao Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC).
07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja assinala
250 anos da sua restauração
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Um caso de Covid-19
identificado em Neves-Corvo
Um trabalhador da Somincor residente no concelho de Almodôvar foi identificado como estando infectado com Covid-19, adiantaram nesta quinta-feira, 9, a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.

Data: 10/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial