00h00 - quinta, 25/09/2014

Falhas do Citius deixam tribunais
de distrito de Beja bloqueados

Falhas do Citius deixam tribunais de distrito de Beja bloqueados

Os tribunais do distrito de Beja estão bloqueados e a trabalhar quase em serviços mínimos devido aos problemas com o Citius, alerta o juiz-presidente da comarca.
Sem a plataforma informática Citius a funcionar "em condições", "o funcionamento dos tribunais tem sido quase de serviços mínimos" e têm existido "constrangimentos" que têm "bloqueado todo o funcionamento da Comarca de Beja", diz à Agência Lusa o juiz-presidente da Comarca de Beja, José Lúcio.
Segundo o juiz, devido aos problemas com o Citius, que serve os tribunais, "não tem sido feita distribuição" de processos por magistrados e "há um lote muito grande de processos em que não é possível determinar quem é o titular, o juiz responsável".
"Há bastantes magistrados" na Comarca de Beja "que nem sequer têm acesso ao Citius e só conseguem fazer qualquer coisa à antiga, em papel, e nos processos que já lhes foram atribuídos", lamenta.
José Lúcio diz que "quase não houve diligências adiadas" nos tribunais da Comarca de Beja, "pela simples razão de que não tinham sido marcadas", porque "houve o cuidado de não se marcar quase nada para Setembro, só o que era urgente, prevendo-se que o mês iria correr mal", devido à implementação da reforma do sistema judiciário.
"Só se têm realizado audiências de julgamento urgentes e o registo da prova é feito à antiga e não logo no sistema informático Citius", diz.
Segundo o juiz, os problemas da Comarca de Beja "não se cingem ao Citius, que, agora, está a centralizar as atenções", já que há outros "muito sérios, que afectam o bom funcionamento dos serviços e que vão permanecer mesmo que os problemas com o sistema informativo sejam resolvidos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 25/06/2019
CDU apresenta
candidato nas
Legislativas 2019
A CDU apresenta nesta terça-feira, 25, o seu cabeça-de-lista por Beja nas eleições Legislativas de 2019, numa sessão agendada para as 18h00 junto à Casa da Cultura, em Beja, que contará com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
07h00 - terça, 25/06/2019
Obras avançam na Basílica Real de Castro Verde
A Basílica Real de Castro Verde vai ser requalificada, num investimento avaliado em pouco mais de 446 mil euros que será realizado em duas fases.
07h00 - segunda, 24/06/2019
Cooperativa Barro e Xisto de Aljustrel vai fechar
Está decidido: a Cooperativa Agrícola Barro e Xisto de Aljustrel, com sede na vila mineira, vai fechar portas.
07h00 - segunda, 24/06/2019
Câmara de Mértola
vai levar jovens do
concelho até Riga
A cidade de Riga, capital da Letónia, é o destino da viagem cultural para os jovens do concelho que a Câmara de Mértola vai promover no final do mês de Setembro, entre os dias 26 e 29.
07h00 - sábado, 22/06/2019
GNR deteve três pessoas
em Milfontes por tráfico
A GNR deteve na madrugada de quarta-feira, 19, em flagrante delito, dois homens (de 19 e 57 anos) e uma mulher (de 65 anos) pela prática do crime de tráfico de estupefacientes em Vila Nova de Milfontes.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial