12h35 - sexta, 15/02/2013

Câmara de Beja apresenta
Centro de Arqueologia e Artes

Câmara de Beja apresenta Centro de Arqueologia e Artes

A Câmara de Beja apresenta esta sexta-feira, 15, às 19h00, na biblioteca municipal, o projecto do Centro de Arqueologia e Artes, que ficará situado na Praça da República.
Fonte municipal explica ao "CA" que a ideia resulta da reformulação do projecto do edifício sustentável para os serviços da Câmara Municipal, estando previsto que acolha a colecção de Jorge Vieira e um centro de arqueologia das "cidades" de Beja.
"Pretende-se que este projecto possa ser atractivo turisticamente e que garanta dinâmica cultural e patrimonial da cidade", acrescenta a mesma fonte.
O futuro Centro de Arqueologia e Artes de Beja ocupará um conjunto de edifícios situados na Praça da República, que envolvem um logradouro interior onde têm sido escavados e postos a descoberto os vestígios do antigo fórum romano de Beja (Pax Julia).
O centro englobará o museu dedicado à obra do escultor Jorge Vieira, enquanto que os achados arqueológicos que ocupam a totalidade do logradouro entram parcialmente para o interior de um dos edifícios a reabilitar.
Todo piso térreo com frente para a Praça da República será dedicado a gabinetes de trabalho e ateliers dedicados à arqueologia, enquanto que num volume novo, situado no lado oposto a este conjunto, na rua da Moeda, serão localizadas áreas de tratamento, depósito e exposição de espólio arqueológico recolhido no local.
Com entrada pela rua da Moeda, e situado no primeiro andar dos edifícios antigos, será instalado o Museu Jorge Vieira, com espaços dedicados à exposição da sua obra e de obras da sua colecção particular, incluindo todas as áreas de apoio e de um centro de documentação.
No último piso do centro de Arqueologia e Artes funcionará um espaço dedicado a serviços educativos. E ligando os dois edifícios antigos ao novo existirá uma sala polivalente, com amplo contacto visual sobre as estruturas antigas postas a descoberto.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h30 - segunda, 23/09/2019
Motociclista morre em
acidente em S. Barnabé
Um acidente entre uma moto e uma viatura ligeira na Estrada Municipal 506, no concelho de Almodôvar, provocou a morte do motociclista na tarde deste domingo, 22 de Setembro.
07h00 - segunda, 23/09/2019
CM Castro Verde
apoia passeios séniores
A Câmara de Castro Verde voltou a apoiar os passeios anuais de reformados de todas as freguesias do concelho no ano de 2019, por forma a fortalecer, em colaboração com as Juntas, "medidas sociais activas para a população sénior".
07h00 - segunda, 23/09/2019
Parlamento Europeu nomeia
Maria da Graça Carvalho
A eurodeputada bejense Maria da Graça Carvalho, eleita pelo PSD, foi encarregue pelo Parlamento Europeu do fazer o relatório referente à Agenda Estratégica para a Inovação do European Institute of Innovation and Technology (EIT), considerada a maior rede de Educação, Ciência e Inovação do espaço comunitário.
21h17 - sábado, 21/09/2019
Jerónimo fez campanha
em Aljustrel e em Beja
O secretário-geral do PCP esteve neste sábado, 21, em campanha para as Legislativas em Aljustrel e em Beja, afirmando em dois comícios que muitos dos avanços verificados no país nos últimos quatro anos se deveram à intervenção da CDU.
07h00 - sexta, 20/09/2019
Câmara de Ourique cria
parque infantil na Cerca do Lagar
A Câmara Municipal de Ourique acaba de concretizar o novo parque infantil e de manutenção da Cerca do Lagar-Fase 2, investimento na sede de concelho avaliado em cerca de 30 mil euros.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial