00h00 - sexta, 12/07/2013

Vidigueira cria itinerário
cultural ligado ao vinho

Vidigueira cria itinerário cultural ligado ao vinho

Os turistas vão poder "desvendar" o património do concelho da Vidigueira associado à cultura do vinho, através de um novo itinerário cultural promovido pela autarquia.
O itinerário "Da Vinha de São Cucufate" foi criado pela autarquia no âmbito da iniciativa "Vidigueira Cidade do Vinho 2013" e vai integrar a rede de itinerários "Os Caminhos de Vinha na Europa", da Associação Internacional Iter Vitis, disse à Agência Lusa o presidente do Município, Manuel Narra.
Através do itinerário, explicou, a autarquia quer promover "as potencialidades das riquezas históricas e patrimoniais" de Vidigueira associadas à cultura da vinha e à produção de vinho e, desta forma, "potenciar" o enoturismo e "atrair" turistas" ao concelho para as visitar e conhecer.
Além das "riquezas" associadas ao "mundo do vinho", o itinerário, a partir das ruínas romanas de São Cucufate, consideradas um dos grandes atractivos turísticos de Vidigueira, agrega outras potencialidades do concelho, como o património natural e arquitectónico, a gastronomia e o azeite, disse o autarca.
Segundo Manuel Narra, o itinerário cultural, gerido pela autarquia e que inclui várias propostas de programas de actividades "à medida do cliente", apresenta-se como uma "sugestão para passar um dia" no concelho de Vidigueira, "desvendando a cultura e a tradição das gentes" locais.
Participação em vindimas, passeios pedestres por vinhas, oficinas de iniciação à prova de vinhos, visitas guiadas a monumentos, ao museu municipal e a adegas típicas e refeições em restaurantes tradicionais são algumas das actividades dos programas propostos.
Segundo a autarquia, o concelho, ligado à cultura da vinha e à produção de vinho desde a época romana, integrado na sub-região vitivinícola de Vidigueira, mantém "rituais e práticas, que, ao longo de centenas de anos, influenciaram, de forma inequívoca, a paisagem, o património, a arquitectura e a cultura" das gentes locais.
O itinerário cultural vai ser apresentado esta sexta-feira, 12, a partir das 10h00, no auditório das ruínas romanas de São Cucufate, no âmbito do 1.º Encontro Europeu Iter Vitis, também a primeira edição do evento "Prazeres do Vinho".
Integrado na programação de "Vidigueira Cidade do Vinho 2013", o encontro, organizado pela autarquia, vai decorrer entre sexta-feira e o próximo dia 14, com iniciativas no recinto das piscinas municipais e no auditório do Centro Multifacetado de Novas Tecnologias de Vidigueira.
Prova e venda de vinhos de produtores do concelho e de outras regiões de Portugal e da Europa, gastronomia, espectáculos de música e teatro, a Gala Rainha das Vindimas de Portugal e o colóquio internacional sobre "Vinho, Paisagem e Desenvolvimento Turístico" integram o programa do encontro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial