00h00 - domingo, 20/10/2013

Cartas de Mariana
reeditadas em livro

Cartas de Mariana reeditadas em livro

A editora Alêtheia acaba de publicar Cartas de uma religiosa portuguesa, em que colige as cinco cartas atribuídas à freira bejense Mariana Alcoforado.
Reza a história que as cartas terão sido enviadas pela religiosa a um oficial do Exército francês, acabando por publicadas em Paris no ano de 1669.
Nesta edição da Alêtheia as cartas são acompanhadas por uma introdução de Sofia d'Oliveira, na qual é colocada a questão da autoria que suscitou várias dúvidas, nomeadamente a Jean-Jacques Rousseau, que afirmou que as mulheres "não sabem descrever ou sentir o amor" e apostou que estas tinham sido escritas por um homem.
Mariana Alcoforado deu entrada, aos 11 anos, no convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja, e ter-se-á apaixonado pelo oficial do Exército francês Nouel Boton a quem franqueou a entrada na sua clausura.
Esta transgressão causou escândalo e o militar teve de fugir para Paris, prometendo vir buscar Mariana que lhe escreveu cartas que "começam com palavras de esperança e depois acabam em incerteza e abandono", escreve Sofia d'Oliveira.
As cartas, lê-se na introdução, "ficariam para sempre para a história da literatura mundial como um clássico das paixões impossíveis e desesperadas".
Mariana foi entretanto nomeada abadessa, tendo morrido, em 1740, aos 83 anos.
Estas cartas deram origem a várias peças de teatro e até a poemas e fados como "Sina das Marianas", de João Linhares Barbosa, do repertório de Mariana Silva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 23/02/2018
"AgdA vai investir
64 milhões no distrito
de Beja até 2020"
O presidente do conselho de administração da Águas Públicas do Alentejo (AgdA), Joaquim Marques Ferreira, revela ao "CA" os investimentos que a empresa tem em curso no Baixo Alentejo, que superam os 60 milhões de euros.
00h00 - sexta, 23/02/2018
EMAS Beja dinamiza
"Heróis da Água"
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja iniciou nesta semana mais uma edição do projecto de sensibilização ambiental "Heróis da Água", destinado aos mais novos.
00h00 - sexta, 23/02/2018
Câmara de Odemira
descentraliza reuniões
Envolver a população nas decisões políticas e na gestão do território é o grande objectivo da Câmara de Odemira com a realização de reuniões nas freguesias, no âmbito do programa municipal "Odemira Participa".
07h00 - quinta, 22/02/2018
"Beja Educa" nas
escolas do concelho
Promover um ensino de qualidade para todos e o sucesso escolar é o grande objectivo do programa municipal "Beja Educa", que a Câmara de Beja tem no terreno em várias escolas do concelho.
07h00 - quinta, 22/02/2018
CM Castro Verde
vai regularizar
vínculos precários
Garantir a estabilidade "profissional e pessoal" dos colaboradores que tenham um vínculo de trabalho precário com a autarquia é o objectivo da Câmara de Castro Verde, que já está a avançar com o processo de regularização de trabalhadores com este tipo de vínculos contratual.

Data: 09/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial