00h00 - domingo, 20/10/2013

Cartas de Mariana
reeditadas em livro

Cartas de Mariana reeditadas em livro

A editora Alêtheia acaba de publicar Cartas de uma religiosa portuguesa, em que colige as cinco cartas atribuídas à freira bejense Mariana Alcoforado.
Reza a história que as cartas terão sido enviadas pela religiosa a um oficial do Exército francês, acabando por publicadas em Paris no ano de 1669.
Nesta edição da Alêtheia as cartas são acompanhadas por uma introdução de Sofia d'Oliveira, na qual é colocada a questão da autoria que suscitou várias dúvidas, nomeadamente a Jean-Jacques Rousseau, que afirmou que as mulheres "não sabem descrever ou sentir o amor" e apostou que estas tinham sido escritas por um homem.
Mariana Alcoforado deu entrada, aos 11 anos, no convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja, e ter-se-á apaixonado pelo oficial do Exército francês Nouel Boton a quem franqueou a entrada na sua clausura.
Esta transgressão causou escândalo e o militar teve de fugir para Paris, prometendo vir buscar Mariana que lhe escreveu cartas que "começam com palavras de esperança e depois acabam em incerteza e abandono", escreve Sofia d'Oliveira.
As cartas, lê-se na introdução, "ficariam para sempre para a história da literatura mundial como um clássico das paixões impossíveis e desesperadas".
Mariana foi entretanto nomeada abadessa, tendo morrido, em 1740, aos 83 anos.
Estas cartas deram origem a várias peças de teatro e até a poemas e fados como "Sina das Marianas", de João Linhares Barbosa, do repertório de Mariana Silva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Odemira mantém redução de impostos
A Câmara de Odemira vai manter em 2018 o desagravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), da participação no IRS e da Derrama, aplicando valores idênticos aos do presente ano.
07h00 - terça, 12/12/2017
Politécnico de Beja
dedica dia à aviação
O auditório do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebe nesta terça-feira, 12, o evento "Open Day/ I Can Fly", dedicado ao sector da aviação e que vai contar com a presença de diversas entodades ligadas à área.
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Mértola prepara
orçamento de 2018
O executivo da Câmara de Mértola reuniu na passada semana com os presidentes das sete freguesias do concelho, n sentido de preparar o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018.
07h00 - terça, 12/12/2017
Alunos da Uni. Sénior
de Aljustrel em palco
O Grupo Teatro da Universidade Sénior de Aljustrel (USA) apresenta nesta terça-feira, 12 de Dezembro, a peça de teatro "Improvisos", destinado ao público em geral.
07h00 - segunda, 11/12/2017
Exposição em Aljustrel
lembra revista "Presença"
A Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe a partir desta segunda-feira, 11, a exposição "O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância", criada pelo Centro de Estudos Regianos e dedicada à revista "Presença".

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial