11h12 - quinta, 25/06/2015

Verão


Vítor Encarnação
O Verão é claramente feminino.
Se querem saber, eu acho que o Verão é uma mulher madura, daquelas em que o corpo é um pão quente para pôr manteiga e comer côdea e miolo. E lamber os dedos.
Numa crepitante pele de trigo, derretem-se a manteiga e os homens.
A terra, toda ela, principalmente a mais interior, é um vulcão aceso, ardendo em lume brando. Parece imóvel e descansada. Serena e quieta. Mas não, no seu seio, há sinais de fumo, pensamentos em ala, palavras que são labaredas, bichinhos de fogo, fantasias atiçando brasas. Por baixo do calor que se sente com os olhos, parece que há um inferno a arder.
O silêncio é maior no Verão. É na calma do mundo alentejano que ele atinge a sua plenitude. É como se fosse um enorme aquário de ar cozido, onde rastejam bichos, se imobilizam os animais domésticos e os relógios dormem a folga à sombra de uma parreira.
O silêncio é um saco cheio de coisas paradas, com o sol escaldante a tapar-lhe a boca. Neste borralho, a matéria desiste. Debaixo desta torreira, a vida fica torpe e parte a corda do tempo.
E lá ao fundo parece haver água que se agita e burbureja, mas quando lá chegamos encontramos apenas um chão duro e morto.
Não, não me esqueci de que o Verão é mulher. É também por isso que a terra se abre em fendas.
No Estio, o Alentejo é uma mulher feita deitada de costas.
As oliveiras fazem de cabelos em desalinho. Uma eira limpa faz de rosto. O sol de lábios. Duas guaritas de peitos. O umbigo faz de vale pequenino. Os braços duas veredas que nos levam. As pernas duas estradas que se afastam. E no fim o restolho.



Outros artigos de Vítor Encarnação

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Porco Alentejano é "rei" em Ourique no fim-de-semana
Neste fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Ourique! Seja pelos sabores alentejanos, pelos stands de artesanato e outros produtos ou pela animação musical, serão milhares os visitantes que vão passar pela vila entre esta sexta-feira e domingo, 22 a 24 de Março, e participar em mais uma edição da Feira do Porco Alentejano.
07h00 - sexta, 22/03/2019
"Sustentabilidade ambiental é
aposta de futuro da EMAS"
No Dia Mundial da Água o administrador-executivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja garante que a sensibilização ambiental é, cada vez mais, uma prioridade na acção da empresa.
07h00 - sexta, 22/03/2019
"Castrense vai lutar
pelos lugares cimeiros"
Dois meses depois de ter assumido o comando técnico do FC Castrense, Rúben Lança revela ao "CA" o trabalho que tem sido desenvolvido e reconhece que foi um desafio "arriscado" aceitar o convite para orientar a formação de Castro Verde.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Festival de Teatro
Escolar em Castro
A União de Freguesias de Castro Verde e Casével promove a partir desta sexta-feira, 22 de Março, o XI Festival de Teatro Escolar, que vai levar quatro espectáculos teatrais para os mais novos ao cine-teatro municipal local.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial