11h58 - quinta, 23/06/2016

Terá mesmo de ser um flop?


Carlos Pinto
Já lá vão cinco anos desde que o aeroporto de Beja abriu. Mas abriu apenas, porque o seu funcionamento tem estado bastante aquém do esperado. Aqui e ali alguns voos charters, uma ou outra operação de manutenção e pouco mais... É pouco, muito pouco! Não chega ao que era minimamente esperado por todos os baixo-alentejanos que sempre defenderam o projecto e até fica muito abaixo das expectativas dos detractores do aeroporto. A aposta no aeroporto "não foi falhada", mas "a sua concretização, por várias razões, falhou", reconhece José Queiroz, antigo presidente da EDAB – Empresa de Desenvolvimento
do Aeroporto de Beja, na reportagem que o "CA" lhe apresenta na edição de 24 de Junho.
Por tudo isto, é legítimo perguntarmos: estará o aeroporto de Beja inevitavelmente condenado ao fracasso? Será mesmo a infra-estrutura um flop de grandes dimensões? Apesar das muitas reticências que continuam a colocar-se diante do projecto (principalmente por parte das 'elites' da capital), parece-nos bem que não... Mas muito tem de mudar, sob risco de os 33 milhões investidos no projecto não se multiplicarem em ganhos reais para a economia local.
Ora a questão que se coloca é como se consegue tal desiderato? Desde logo, com a concepção (e implementação prática) de uma verdadeira estratégia de desenvolvimento por parte da ANA, empresa responsável pela infra-estrutura. Uma estratégia que privilegie a captação de investidores ligados às operações de manutenção, à formação e ao desenvolvimento tecnológico! Uma estratégia que crie também condições para dar resposta ao potencial exportador da região, quando esta começar a vender em grande escala para o estrangeiro. E que esta estratégia seja, em paralelo, acompanhada pelo Estado, através da conclusão dos acessos rodoviários e da criação de ligações ferroviárias ao aeroporto. Se tudo isto acontecer, talvez o aeroporto deixe de ser a desilusão que tem sido nestes últimos cinco anos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
17h47 - domingo, 20/01/2019
Mineiro Aljustrelense
cada vez mais líder
O Mineiro Aljustrelense está cada vez mais tranquilo na liderança do campeonato distrital da 1ª divisão, num domingo onde o FC Castrense, que nesta semana ficou sem treinador, voltou a perder.
07h00 - domingo, 20/01/2019
Castrense vai a Serpa
depois da "chicotada"
O FC Castrense joga neste domingo, 20 de Janeiro, em Serpa, naquela que será a primeira partida da equipa após a saída do técnico Hugo Felício.
07h00 - domingo, 20/01/2019
Feira do Pau Roxo
em Castro Verde
Tradição é tradição e neste domingo, 20 de Janeiro, Castro Verde volta a receber mais uma Feira de São Sebastião, popularmente conhecida como a "Feirado Pau Roxo", nome pelo qual é conhecida a cenoura roxa que é vendida no certame.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
CCDR Alentejo debate futuro da região
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR do Alentejo) organiza nesta sexta-feira, 18, em Évora, o debate "Roteiro 2019: Desafiar o Futuro", que contará com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial