11h35 - quarta, 12/04/2017

A importância de Neves-Corvo


Carlos Pinto
Os secretários de Estado da Energia e do Ambiente estiveram esta semana em Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, onde ficaram a conhecer as intenções de investimento da sueco-canadiana Lundin Mining para a duplicação da produção de zinco na mina baixo-alentejana. Um projecto de 250 milhões de euros que, tal como lhe contamos na abertura desta edição do "CA", poderá estar a funcionar dentro de dois anos e criar cerca de 200 novos postos de trabalho, a juntar às perto de 2.000 pessoas que já trabalham na mina.
Ora é precisamente este último número que queremos destacar. Porque haver no interior do país, cada vez mais despovoado e carente de oportunidades, uma empresa com capacidade para empregar 2.000 trabalhadores é obra! Ainda mais sendo uma empresa que exporta toda a sua produção e cria riqueza local, que desenvolve a sua actividade com consciência ambiental, que está na linha da frente em matéria de boas práticas de segurança e tecnologia, e que tem uma política de responsabilidade social assinalável e a todos os níveis louvável.
É esta a importância de Neves-Corvo para os concelhos da sua área de influência, mas também para a região e para o país. Uma realidade que, incompreensivelmente, nunca mereceu grande atenção para lá do Campo Branco. Talvez por isso se perda tanto tempo em discussão estéreis sobre bons ou maus investimentos a fazer e nunca, em 30 anos, se tenha pensado a sério numa estratégia – fosse no plano da formação de activos ou na prestação de serviços, entre outras áreas – que tirasse partido da existência da maior mina de cobre da Europa (e da mina de Aljustrel) para alavancar o crescimento da região.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 26/06/2017
Patinador de Aljustrel
vice-campeão nacional
O patinador Hugo Henriques tem apenas 17 anos, mas já alcançou um dos seus sonhos de menino: subir ao pódio numa prova nacional de patinagem artística.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Museu de Beja
vai ser requalificado
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) vai avançar com a requalificação do edifício do Convento de Nossa Senhora da Conceição, onde está instalado o Museu Regional de Beja.
00h00 - segunda, 26/06/2017
Resialentejo inaugura
ampliação da ETAL
A empresa intermunicipal Resialentejo inaugura esta segunda-feira, 26, a ampliação da sua Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes (ETAL), investimento avaliado em 500 mil euros.
00h00 - domingo, 25/06/2017
Junta de Beringel presta
homenagem a soldado
A Junta de Freguesia de Beringel promove este domingo, 25, uma homenagem ao soldado Vítor Manuel Parreira Caetano, natural daquela localidade e que foi morto em combate em 1969, na Guiné, durante a Guerra Colonial.
00h00 - domingo, 25/06/2017
"Chuva de prémios" para
a Adega da Vidigueira
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACV) foi alvo nas últimas semanas de uma verdadeira "chuva de prémios", com os seus vinhos a serem distinguidos em concursos internacionais em Portugal, França e Inglaterra.

Data: 23/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial