11h35 - quarta, 12/04/2017

A importância de Neves-Corvo


Carlos Pinto
Os secretários de Estado da Energia e do Ambiente estiveram esta semana em Neves-Corvo, no concelho de Castro Verde, onde ficaram a conhecer as intenções de investimento da sueco-canadiana Lundin Mining para a duplicação da produção de zinco na mina baixo-alentejana. Um projecto de 250 milhões de euros que, tal como lhe contamos na abertura desta edição do "CA", poderá estar a funcionar dentro de dois anos e criar cerca de 200 novos postos de trabalho, a juntar às perto de 2.000 pessoas que já trabalham na mina.
Ora é precisamente este último número que queremos destacar. Porque haver no interior do país, cada vez mais despovoado e carente de oportunidades, uma empresa com capacidade para empregar 2.000 trabalhadores é obra! Ainda mais sendo uma empresa que exporta toda a sua produção e cria riqueza local, que desenvolve a sua actividade com consciência ambiental, que está na linha da frente em matéria de boas práticas de segurança e tecnologia, e que tem uma política de responsabilidade social assinalável e a todos os níveis louvável.
É esta a importância de Neves-Corvo para os concelhos da sua área de influência, mas também para a região e para o país. Uma realidade que, incompreensivelmente, nunca mereceu grande atenção para lá do Campo Branco. Talvez por isso se perda tanto tempo em discussão estéreis sobre bons ou maus investimentos a fazer e nunca, em 30 anos, se tenha pensado a sério numa estratégia – fosse no plano da formação de activos ou na prestação de serviços, entre outras áreas – que tirasse partido da existência da maior mina de cobre da Europa (e da mina de Aljustrel) para alavancar o crescimento da região.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Odemira mantém redução de impostos
A Câmara de Odemira vai manter em 2018 o desagravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), da participação no IRS e da Derrama, aplicando valores idênticos aos do presente ano.
07h00 - terça, 12/12/2017
Politécnico de Beja
dedica dia à aviação
O auditório do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebe nesta terça-feira, 12, o evento "Open Day/ I Can Fly", dedicado ao sector da aviação e que vai contar com a presença de diversas entodades ligadas à área.
07h00 - terça, 12/12/2017
CM Mértola prepara
orçamento de 2018
O executivo da Câmara de Mértola reuniu na passada semana com os presidentes das sete freguesias do concelho, n sentido de preparar o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018.
07h00 - terça, 12/12/2017
Atletas de Ourique na
selecção feminina sub-15
As jovens Luísa Caraça e Sofia Caraça, ambas jogadoras do Ourique DC, estão entre as 30 convocadas para o primeiro estágio de observação da nova Selecção Nacional feminina de sub-15.
07h00 - terça, 12/12/2017
Alunos da Uni. Sénior
de Aljustrel em palco
O Grupo Teatro da Universidade Sénior de Aljustrel (USA) apresenta nesta terça-feira, 12 de Dezembro, a peça de teatro "Improvisos", destinado ao público em geral.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial