11h57 - quinta, 08/06/2017

O exemplo de Ronaldo


Carlos Pinto
Há um velho ditado popular que nos lembra sempre que "santos da casa não fazem milagres". Que é como quem diz que o que é nosso nunca é valorizado. Bons, bons são mesmo aqueles que vêm de fora e que nada nos dizem em termos de proximidade ou de afecto. Mal os conhecemos mas rapidamente nos rendemos a eles, "enfeitiçados" sabe-se lá pelo quê e para quê. E isto sucede em todos as áreas, estejamos no litoral ou no interior.
Vem este preâmbulo a propósito das recentes façanhas de Cristiano Ronaldo: venceu a terceira Liga dos Campeões em quatro anos (decidindo a final), foi de novo o melhor marcador da competição, ultrapassou os 600 golos como profissional e está a caminho de mais uma Bola de Ouro… Mas mesmo assim são muitos os que em Portugal o desdenham. Seja pela namorada escultural, pelo discurso com gafes gramaticais, pelos carros de luxo que conduz ou pelos milhões que recebe. Ninguém elogia, por oposição, a dedicação, o empenho, o sacrifício e, sobretudo, a ambição que sempre tem demonstrado ao longo da carreira.
É por isso que Cristiano Ronaldo deve ser um exemplo em Portugal e para os portugueses. E não apenas para aqueles que gostam de futebol. A perseverança, a vontade de quebrar barreiras, o desejo de estabelecer novos limites que sempre manifestou devem inspirar-nos a todos, sejamos empregados de mesa ou empresários agrícolas. Se assim for, muito melhor irá ser o país. Pena é que haja sempre quem prefira ficar à mesa do café, a apontar o dedo e à espera que as coisas aconteçam…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 22/01/2018
Aljustrel define estratégia
para 2018 na área
da protecção civil
A Comissão Municipal de Protecção Civil de Aljustrel aprovou na passada semana o seu plano de trabalho para 2018, que inclui acções de sensibilização e outras intervenções.
00h00 - segunda, 22/01/2018
Unidade Móvel de
Saúde de Mértola com
campanhas no "terreno"
A Unidade Móvel de Saúde da Câmara de Mértola inicia nesta semana duas novas campanhas de sensibilização da população para a necessidade de prevenção de quedas e sobre os perigos da auto-medicação.
00h00 - segunda, 22/01/2018
EMAS Beja traça
prioridades para 2018
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja tem como grande prioridade em 2018 realizar "intervenções muito cirúrgicas e específicas em toda a rede de águas, quer da cidade quer das freguesias rurais".
07h00 - domingo, 21/01/2018
DECO dá apoio
jurídico em Odemira
A DECO/ Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor iniciou nesta semana as sessões gratuitas de atendimento ao consumidor na vila de Odemira em 2018, que decorrerão sempre na terceira quinta-feira de cada mês.
00h00 - domingo, 21/01/2018
Beja: PS elogia orçamento,
CDU critica algumas opções
A Assembleia Municipal de Beja aprovou nesta semana o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2018 da Câmara, no valor de 33,8 milhões de euros, mas o documento é avaliado de diferente forma por PS e CDU.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial