12h15 - quinta, 12/10/2017

Turismo (ainda) com muito a fazer


Carlos Pinto
Há um facto inegável: o turismo no Alentejo está alta! E não é apenas a estatística ou os dados económicos que o atestam: basta circular pelas vilas e aldeias da região, do interior ao litoral, para perceber que há cada vez mais visitantes pelas nossas ruas, nos restaurantes, nos monumentos históricos ou nas belas praias da costa alentejana. O sector é hoje um pilar essencial para a economia local. Mas quer istro dizer que está tudo feito? Que nada mais há para melhorar? Pelo contrário…
Entre os grandes desafios que o sector (ainda) tem pela frente é a sazonalidade, ou melhor, a criação de condições que permitam à região ter mais turistas ao longo dos 365 dias do ano e não apenas entre a Primavera e o Verão – que este ano, por sinal, vai bem longo… Um desafio que tem (e está) de ser assumido pelos diversos agentes/ operadores ligados à actividade, mas também pela Entidade Regional de Turismo. E nesse âmbito parece-nos bastante acertada a decisão da Turismo do Alentejo de implementar uma estratégia como o programa "Alentejo/Ribatejo 365", a lançar já no próximo mês de Novembro.
Tal como lhe contamos nesta edição do "CA", trata-se de um projecto que visa "ajudar a fixar mais e melhores" turistas mediante a "internacionalização" dos diversos eventos turísticos que por cá acontecem. Como? Muito simples: através de vários meios de promoção, com tradução, numa primeira fase, em língua inglesa. Ora isto é algo que parece óbvio, mas que talvez por o ser ainda não acontece com a abrangência que deve ter. Mas certamente que este pequeno gesto pode vir a fazer uma grande diferença na hora de captar novos visitantes estrangeiros (e dinamizar toda a economia local) para a mais bela região do mundo: a nossa!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 14/12/2017
Sérgio Fernandes lidera Segurança Social de Beja
Sérgio Fernandes é o novo director do Centro Distrital de Beja da Segurança Social, entrando em funções nesta quinta-feira, 14 de Dezembro, e substituindo Helena Barreto, que saiu do cargo na passada semana.
07h00 - quinta, 14/12/2017
Ourique quer mais comboios
Alfa Pendular na Funcheira
O presidente da Câmara Municipal de Ourique defende a paragem de mais comboios Alfa Pendular na estação ferroviária da Funcheira.
07h00 - quinta, 14/12/2017
OP de Odemira teve
quatro vencedores
Foram quatro as propostas a vencer a edição de 2017 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira, avaliadas num total de 500 mil euros e que serão incluídas no orçamento municipal do próximo ano.
07h00 - quinta, 14/12/2017
CDU explica "caso"
da Derrama em Castro
A CDU de Castro Verde garante não ter escondido "nenhuma informação" relativamente ao caso em que a Câmara Municipal vai ter de devolver mais de 1,2 milhões de euros por Derrama indevidamente cobrada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
07h00 - quarta, 13/12/2017
Auditoria às contas
da Câmara de Castro
O novo executivo da Câmara Municipal de Castro Verde, liderado pelo socialista António José Brito, decidiu avançar com uma auditoria externa às contas da autarquia do Campo Branco.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial