12h42 - quinta, 05/04/2018

Alentejano... e bastante bom!


Carlos Pinto
Duas padarias do distrito, uma de Castro Verde e outra de Mértola, acabam de receber a medalha de ouro no Concurso Nacional de Pão, Broas e Empadas na categoria de "Pão de Trigo Alentejano" [ver notícia na página 10]. Também recentemente os vinhos da Adega Cooperativa da Vidigueira foram premiados em diversas competições internacionais, à imagem do que tem sucedido com vários produtores de vinho da região. E outros tantos prémios (nacionais e internacionais) têm sido igualmente atribuídos a enchidos e presuntos, queijos, mel e a uma variedade imensa de produtos oriundos do Baixo Alentejo.
Tudo isto é ilustrativo da qualidade do que se faz e produz neste território. Uma qualidade que provêm de saberes simples e ancestrais, da genuinidade dos produtos e da capacidade empreendedora que muitos empresários têm tido, inovando sem corromper a tradição e sendo capazes de entrar em nichos de mercados bastante compensadores do ponto de vista financeiro. E assim se cria, em simultâneo, riqueza no Mundo Rural, pois muitos destes produtores asseguram postos de trabalho directos (e indirectos) em pequenas unidades industriais em aldeias e vilas onde o que mais falta são oportunidades de emprego.
Mas não se pense que tudo está feito. Há ainda um longo caminho a percorrer, no sentido de abrir novos horizontes aos negócios que já existem e criar condições para que mais entrem em funcionamento. É necessário, cada vez mais, apostar na certificação e na diversificação. E ser capaz de acompanhar as tendências do(s) mercado(s). O resto virá naturalmente. Porque todos sabem que o que é alentejano… é bom. Bastante bom!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Ministro da Economia
visita Vale da Rosa
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vai visitar nesta terça-feira, 18, pelas 13h00, a Herdade Vale da Rosa, no concelho de Ferreira do Alentejo, que é a maior produtora nacional de uvas de mesa.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.
07h00 - segunda, 17/09/2018
Mértola recebe acção
do "Tourism Up"
Apoiar projectos de empreendedorismo na área do turismo e promover os produtos endógeno são duas das metas do programa "Tourism Up", que promove nesta segunda-feira, 17, uma oficina em Mértola.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial