18h18 - quinta, 31/05/2018

Exigente... e urgente!


Carlos Pinto
"O desafio de [hoje é] estabelecermos uma estratégia integrada de valorização do Interior, com medidas concretas e recursos efectivos. Sabemos que não será possível fazer em anos o que não foi feito em décadas. Precisamos de recuperar dos passivos acumulados por anos de indiferença. Precisamos de caminhar para, com firmeza, dar passos no caminho certo, sempre focados nas pessoas e no território".
Foi com estas palavras que o deputado do PS eleito por Beja se dirigiu aos presentes no último congresso socialista, falando, sobretudo, para o primeiro-ministro António Costa. O discurso de Pedro do Carmo foi assertivo, oportuno e tocou naquela que é, porventura, a maior "ferida" do Baixo Alentejo: a inexistência, anos a fio, de uma estratégia concreta e consolidada que visasse o desenvolvimento da região.
Ora não foi à custa dos actores locais que esta não se definiu e/ ou concretizou. Ao longo dos anos muitos foram os que deram voz aos anseios das populações, avaliando oportunidades e debilidades, medindo acções e consequências, e avançando com propostas. É certo que neste longo período muito se fez… Mas existe ainda muito por fazer, num caminho que se vislumbra tão exigente quanto urgente.
Este deve ser, portanto, o momento daquele "clique" tão necessário. O momento em que se definem prioridades e metas, ao mesmo tempo que se executam a medidas concretas tendo em vista a sua prossecução. O tempo não é de diagnósticos ou avaliações, mas sim de acção. O futuro não pode continuar a ser adiado. E o futuro do Baixo Alentejo tem tudo para ser risonho... mesmo que alguns assim não o queiram!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Porco Alentejano é "rei" em Ourique no fim-de-semana
Neste fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Ourique! Seja pelos sabores alentejanos, pelos stands de artesanato e outros produtos ou pela animação musical, serão milhares os visitantes que vão passar pela vila entre esta sexta-feira e domingo, 22 a 24 de Março, e participar em mais uma edição da Feira do Porco Alentejano.
07h00 - sexta, 22/03/2019
"Sustentabilidade ambiental é
aposta de futuro da EMAS"
No Dia Mundial da Água o administrador-executivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja garante que a sensibilização ambiental é, cada vez mais, uma prioridade na acção da empresa.
07h00 - sexta, 22/03/2019
"Castrense vai lutar
pelos lugares cimeiros"
Dois meses depois de ter assumido o comando técnico do FC Castrense, Rúben Lança revela ao "CA" o trabalho que tem sido desenvolvido e reconhece que foi um desafio "arriscado" aceitar o convite para orientar a formação de Castro Verde.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Festival de Teatro
Escolar em Castro
A União de Freguesias de Castro Verde e Casével promove a partir desta sexta-feira, 22 de Março, o XI Festival de Teatro Escolar, que vai levar quatro espectáculos teatrais para os mais novos ao cine-teatro municipal local.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial