11h36 - quinta, 14/06/2018

Dois Históricos "renovados"


Carlos Pinto
Mineiro Aljustrelense e FC Castrense são dois clubes históricos do futebol distrital, o primeiro com 85 anos de existência e o segundo fundado há mais de seis década. Um e outro transportam no seu ADN muitas glórias e sucessos desportivos, conquistados com o suor e a dedicação de muita gente abnegada e disponível para a causa pública. Só para se ter uma ideia, nos últimos 20 campeonatos da 1º divisão da Associação de Futebol de Beja o Mineiro garantiu cinco subidas e o Castrense foi campeão distrital por seis vezes – ou seja, entre ambos somaram mais de metade dos títulos disputados.
Tudo isto faz de Mineiro Aljustrelense e FC Castrense duas referências incontornáveis no futebol (e no desporto) regional. Dois históricos que, curiosamente, entram numa nova fase da sua existência na mesma semana, com a eleição de Rui Saturnino para a presidência do Aljustrelense e a tomada de posse de Abelha como presidente do Castrense [ver páginas 10 e 11 desta edição do "CA"]. E mais curioso é que tanto um como o outro elejam a formação como a sua grande prioridade.
Parece-nos que à luz do actual quadro do futebol regional esta é a aposta acertada… e indispensável. É que o futebol no distrito de Beja enfrenta hoje graves problemas ao nível da formação, apesar de, paradoxalmente, serem cada vez melhores as condições de trabalho e a qualificação dos treinadores. Mesmo assim, não existe um campeonato distrital de juniores e nos seniores é cada vez mais comum encontrarmos jogadores do Algarve ou de outras latitudes ao lado de "veteranos". Os jovens é que são poucos....
É por tudo isto que a aposta na formação é o único caminho possível para rejuvenescer e fortalecer o futebol distrital. E se o exemplo vier de dois emblemas históricos do futebol regional melhor, pois mais hipóteses teremos deste ser seguido por outros clubes. Isso é que seria uma óptima notícia para quem (ainda) vibra com as vitórias e derrotas dos clubes da sua terra.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 15/02/2019
CPCJ de Castro Verde
aposta na prevenção em 2019
"Atacar" as áreas em que o tecido social do concelho "revela maiores fragilidades": é esta grande meta do plano de intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Verde para 2019.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Marciano ou Gonçalo? PSD escolhe novo líder
De um lado surge um militante histórico, fundador do partido na região e que teve grande actividade política durante o período "cavaquista"; do outro lado um jovem social-democrata, que presidiu fugazmente a uma das mais importantes concelhias do partido no Baixo Alentejo (a de Ourique) e que tem sido um dos "rostos" mais visíveis na região no apoio a Rui Rio.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Presidentes
de assembleias
municipais reúnem
A sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) recebe nesta sexta-feira, 15, durante a tarde, um encontro com os presidentes das assembleias municipais do distrito.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Exposição de escultura
e desenho para ver
na vila de Aljustrel
O Espaço Oficinas, em Aljustrel, acolhe a partir desta sexta-feira, 15 de Fevereiro, a exposição de escultura e desenho "Mesa", com trabalhos de sete alunos de mestrado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
07h00 - quinta, 14/02/2019
Castrense campeão
regional de hóquei
Depois de duas presenças consecutivas no campeonato nacional, primeiro em sub-13 e de seguida em sub-15, por ter sido segunda classificada no regional da categoria, a equipa de hóquei em patins do FC Castrense garantiu nesta temporada o desejado título regional do Alentejo e Algarve em sub-15.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial