11h36 - quinta, 14/06/2018

Dois Históricos "renovados"


Carlos Pinto
Mineiro Aljustrelense e FC Castrense são dois clubes históricos do futebol distrital, o primeiro com 85 anos de existência e o segundo fundado há mais de seis década. Um e outro transportam no seu ADN muitas glórias e sucessos desportivos, conquistados com o suor e a dedicação de muita gente abnegada e disponível para a causa pública. Só para se ter uma ideia, nos últimos 20 campeonatos da 1º divisão da Associação de Futebol de Beja o Mineiro garantiu cinco subidas e o Castrense foi campeão distrital por seis vezes – ou seja, entre ambos somaram mais de metade dos títulos disputados.
Tudo isto faz de Mineiro Aljustrelense e FC Castrense duas referências incontornáveis no futebol (e no desporto) regional. Dois históricos que, curiosamente, entram numa nova fase da sua existência na mesma semana, com a eleição de Rui Saturnino para a presidência do Aljustrelense e a tomada de posse de Abelha como presidente do Castrense [ver páginas 10 e 11 desta edição do "CA"]. E mais curioso é que tanto um como o outro elejam a formação como a sua grande prioridade.
Parece-nos que à luz do actual quadro do futebol regional esta é a aposta acertada… e indispensável. É que o futebol no distrito de Beja enfrenta hoje graves problemas ao nível da formação, apesar de, paradoxalmente, serem cada vez melhores as condições de trabalho e a qualificação dos treinadores. Mesmo assim, não existe um campeonato distrital de juniores e nos seniores é cada vez mais comum encontrarmos jogadores do Algarve ou de outras latitudes ao lado de "veteranos". Os jovens é que são poucos....
É por tudo isto que a aposta na formação é o único caminho possível para rejuvenescer e fortalecer o futebol distrital. E se o exemplo vier de dois emblemas históricos do futebol regional melhor, pois mais hipóteses teremos deste ser seguido por outros clubes. Isso é que seria uma óptima notícia para quem (ainda) vibra com as vitórias e derrotas dos clubes da sua terra.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 13/11/2018
Odemira aposta na
valorização do rio Mira
Materializar a política de valorização das margens do rio Mira na área do concelho de Odemira, desde a barragem de Santa Clara até Vila Nova de Milfontes é o objectivo do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, promovido pela Câmara de Odemira.
07h00 - terça, 13/11/2018
Atletas de Castro
vencem no jiujitsu
A Associação Jiu-Jitsu Brasileiro de Castro Verde marcou presença na terceira edição da Copa Pinhal Novo de Jiujitsu, realizada no fim-de-semana, 10 e 11 de Novembro, regressando a casa com diversas medalhas, duas das quais de ouro.
07h00 - terça, 13/11/2018
Documentário filmado
em Mértola premiado
O documentário "Terra", co-realizado por Hiroatsu Suzuki e Rossana Torres e filmado no concelho de Mértola, arrecadou o prémio para melhor filme da competição portuguesa durante a última edição do festival DocLisboa.
07h50 - segunda, 12/11/2018
Avião aterrou
de emergência
em Beja
Um avião da companhia Air Astana, do Cazaquistão, aterrou de emergência na tarde deste domingo, 11 de Novembero, no aeroporto de Beja, depois de não ter conseguido aterrar em Lisboa.
07h00 - segunda, 12/11/2018
Cine-teatro de Almodôvar
pronto para reabrir portas
Depois de cerca de seis anos de obras de requalificação, com atrasos e muitos problemas pelo meio, o cine-teatro municipal de Almodôvar vai reabrir portas no próximo ano de 2019.

Data: 09/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial