15h59 - quinta, 26/07/2018

O impacto da(s) mina(s)


Carlos Pinto
A Somincor, detentora da concessão das minas de Neves-Corvo e uma das maiores empresas de todo o país (seja pelo número de trabalhadores, seja pelo volume de exportações), lançou no terreno dois estudos integrados com o objectivo de "melhor compreender as comunidades e os parceiros" da região onde opera. A ideia passa por estabelecer um perfil psico-social que permita à companhia "saber quais as expectativas das comunidades em relação à empresa, como são percepcionados os seus impactos, qual a percepção das pessoas acerca da operação de Neves-Corvo e quais os efeitos da sua presença nas pessoas e na economia da região", admitem os responsáveis pela empresa.
Parece-nos que esta é uma excelente iniciativa por parte de uma empresa que tem uma grande responsabilidade social, desde logo por albergar perto de 2.000 postos de trabalho e ter em marcha um investimento na ordem dos 260 milhões – o que, tanto num caso como no outro, são dados bastante significativos para um território do interior como é o distrito de Beja. Aliás, são números que fazem desta actividade (se juntarmos a Somincor à Almina) uma verdadeira "Autoeuropa das minas", como admitiu o ministro da Economia na sua recente passagem pela região.
Trata-se, portanto, de um estudo que pode apontar novas pistas para a forma de comunicar e de se relacionar com a comunidade por parte da empresa, mas também ajudar a Somincor a perceber por que razão há ainda tanta gente sem ter uma real noção da importância deste sector para a economia local. E são ainda muitos…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/09/2019
MFS com candidatura
a fundos comunitários
para reabrir em Moura
Um grupo empresarial apresentou uma candidatura, na CCDR Alentejo, visando o desenvolvimento de um projecto ligado às energias renováveis e a outras componentes da fileira energética nas instalações da antiga Moura Fábrica Solar (MSF).
07h00 - quarta, 18/09/2019
Aulas de dança
em Almodôvar com
novos horários
A escola de dança da associação Almovimento, de Almodôvar, tem novos horários desde o início deste mês de Setembro, altura em que recomeçaram as aulas com o professor Fábio Duarte na Casa do Povo.
07h00 - quarta, 18/09/2019
Novos trilhos pedonais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a candidatura a financiamento apresentada para o projecto que visa a criação de uma série de percursos pedonais no concelho.
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Ourique, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial