16h25 - quinta, 27/09/2018

Um problema que é de todos


Carlos Pinto
Nesta edição do "CA" apresentamos-lhe uma reportagem sobre um caso de violência doméstica no distrito de Beja. O drama vivido por "Rosa" e pela filha menor é apenas um dos muitos que vão sucedendo por alguns lares da nossa região e até do país. Uma situação muito mais recorrente do que aquilo que pensamos, independentemente do estrato social dos envolvidos, e totalmente inconcebível para uma sociedade que queremos cada vez mais inclusiva e igualitária.
A violência doméstica (assim como os abusos físicos e psicológicos sobre crianças e jovens) deve hoje ser encarada, seja sob que prisma for, como um problema de todos. Uma situação extrema à qual não podemos virar costas e alijar as nossas responsabilidades enquanto membros activos de uma comunidade.
E neste assumir de responsabilidades não se pode, em momento algum, excluir o Estado enquanto entidade colectiva e capaz de responder por todos nós. E o que sucedeu a "Rosa" evidencia bem que nesse campo há ainda muito por fazer. Porque aquela que foi a resposta dada a esta mulher – primeiro numa casa-abrigo e depois na Segurança Social – não pode nunca ser a regra, mas a excepção. Porque se em casos destes os cidadãos não puderem contar com o Estado para resolver os seus problemas, com quem poderão fazê-lo?

2. O filho do primeiro-ministro casou-se. No copo de água o pai do noivo dançou com a nova nora. Tudo trivial e usual em momentos do género. Mas houve quem achasse que tal era motivo para estar na primeira página de um jornal nacional. Será isto normal?



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h49 - terça, 16/10/2018
Nova exposição
em Castro Verde
O Fórum Municipal de Castro Verde recebe a partir desta terça-feira, 16 de Outubro, a exposição "Castro Verde, Identidade e Memória: IV Séculos de Registos", que tem por base registos do Arquivo Distrital de Beja.
07h00 - terça, 16/10/2018
Odemira celebra Dia
da Responsabilidade Social
A Câmara de Odemira promove nesta terça-feira, 16 de Outubro, o Dia da Responsabilidade Social, dinamizado no âmbito do Ser Responsável-Programa de Responsabilidade Social das Empresas do Concelho de Odemira.
07h00 - terça, 16/10/2018
Obra do novo Palácio
de Justiça de Beja avança
Foi publicado nesta segunda-feira, 15, o despacho da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que autoriza o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) a avançar com o procedimento de concurso para a construção do novo Palácio de Justiça de Beja, investimento avaliado em quatro milhões de euros.
07h00 - segunda, 15/10/2018
Obras para minimizar
poeiras em Aljustrel
A Almina–Minas do Alentejo, proprietária das minas de Aljustrel, vai avançar com novas medidas de minimização da dispersão de poeiras, nomeadamente na zona da britagem de superfície e da lavaria na sua área industrial, localizada a oeste da "vila mineira".
07h00 - segunda, 15/10/2018
Aljustrel: Saúde sem registo de alterações
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que não se têm verificado "alterações nem aumento da procura" dos serviços de Saúde por parte da população de Aljustrel nas patologias que podem ser ligadas à questão da qualidade do ar.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial