16h17 - quinta, 11/10/2018

A máquina burocrática


Carlos Pinto
Na recente passagem dos deputados que integram a Comissão de Saúde na Assembleia da República por Castro Verde [ver notícia na página 16], entre outros assuntos, abordou-se um caso caricato: a dificuldade sentida pelos responsáveis locais da área da Saúde em substituir colaboradores que se encontrem em situação de baixa prolongada, seja por gravidez ou doença. Uma situação ilustrada com um caso caricato (para não escrever outra coisa): o da autorização para uma substituição que só chegou… uma semana antes do final da baixa!
Este caso, que certamente poderemos multiplicar por dezenas ou centenas por todo o país, demonstra na perfeição como a máquina burocrática do Estado ainda é, na maior parte das vezes, o principal obstáculo à acção do mesmo. Da Saúde à Protecção Civil, da Segurança ao Emprego ou à Segurança Social, quantas serão as vezes que processos em curso esbarram na necessidade de mais um papel, de mais um despacho, de mais deliberação, de mais uma autorização?
Toda esta morosidade é, nos dias que correm, impensável. Sobretudo num país que na relação Estado-contribuintes está na linha da frente naquilo que é e celeridade com que se cobram taxas e outros impostos. Daí que seja imperativo que o Estado seja cada vez mais ágil e eficiente na sua própria acção, eliminando as barreiras que constantemente coloca a si próprio e aumentando o seu grau de eficiência. Certamente que assim todos sairemos a ganhar!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h49 - terça, 16/10/2018
Nova exposição
em Castro Verde
O Fórum Municipal de Castro Verde recebe a partir desta terça-feira, 16 de Outubro, a exposição "Castro Verde, Identidade e Memória: IV Séculos de Registos", que tem por base registos do Arquivo Distrital de Beja.
07h00 - terça, 16/10/2018
Odemira celebra Dia
da Responsabilidade Social
A Câmara de Odemira promove nesta terça-feira, 16 de Outubro, o Dia da Responsabilidade Social, dinamizado no âmbito do Ser Responsável-Programa de Responsabilidade Social das Empresas do Concelho de Odemira.
07h00 - terça, 16/10/2018
Obra do novo Palácio
de Justiça de Beja avança
Foi publicado nesta segunda-feira, 15, o despacho da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que autoriza o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) a avançar com o procedimento de concurso para a construção do novo Palácio de Justiça de Beja, investimento avaliado em quatro milhões de euros.
07h00 - segunda, 15/10/2018
Obras para minimizar
poeiras em Aljustrel
A Almina–Minas do Alentejo, proprietária das minas de Aljustrel, vai avançar com novas medidas de minimização da dispersão de poeiras, nomeadamente na zona da britagem de superfície e da lavaria na sua área industrial, localizada a oeste da "vila mineira".
07h00 - segunda, 15/10/2018
Aljustrel: Saúde sem registo de alterações
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que não se têm verificado "alterações nem aumento da procura" dos serviços de Saúde por parte da população de Aljustrel nas patologias que podem ser ligadas à questão da qualidade do ar.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial