16h17 - quinta, 11/10/2018

A máquina burocrática


Carlos Pinto
Na recente passagem dos deputados que integram a Comissão de Saúde na Assembleia da República por Castro Verde [ver notícia na página 16], entre outros assuntos, abordou-se um caso caricato: a dificuldade sentida pelos responsáveis locais da área da Saúde em substituir colaboradores que se encontrem em situação de baixa prolongada, seja por gravidez ou doença. Uma situação ilustrada com um caso caricato (para não escrever outra coisa): o da autorização para uma substituição que só chegou… uma semana antes do final da baixa!
Este caso, que certamente poderemos multiplicar por dezenas ou centenas por todo o país, demonstra na perfeição como a máquina burocrática do Estado ainda é, na maior parte das vezes, o principal obstáculo à acção do mesmo. Da Saúde à Protecção Civil, da Segurança ao Emprego ou à Segurança Social, quantas serão as vezes que processos em curso esbarram na necessidade de mais um papel, de mais um despacho, de mais deliberação, de mais uma autorização?
Toda esta morosidade é, nos dias que correm, impensável. Sobretudo num país que na relação Estado-contribuintes está na linha da frente naquilo que é e celeridade com que se cobram taxas e outros impostos. Daí que seja imperativo que o Estado seja cada vez mais ágil e eficiente na sua própria acção, eliminando as barreiras que constantemente coloca a si próprio e aumentando o seu grau de eficiência. Certamente que assim todos sairemos a ganhar!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 21/02/2019
Presidente da Almina:
"Vamos investir 25 milhões em 2019"
O presidente da administração da Almina faz um balanço positivo do ano de 2018, ainda que a empresa não tenha conseguido alcançar os resultados previstos.
07h00 - quinta, 21/02/2019
EMAS Beja
melhora gestão de
águas residuais
Colocar a cidade de Beja "como uma referência" ao nível do tratamento de águas residuais urbanas é o grande objectivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja, que vai implementar em 2019 um plano operacional estratégico para alcançar "uma melhoria significativa" na gestão das redes de águas residuais do concelho.
07h00 - quinta, 21/02/2019
PS de Beja elogia
passagem do Museu
Regional para a DRCA
A Concelhia de Beja do PS elogia a transferência do Museu Regional para a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), considerando que esta "potenciará Beja e o seu património junto de um público muito mais alargado".
07h00 - quinta, 21/02/2019
Dois linces-ibéricos
libertados no
concelho de Mértola
A Herdade da Bombeira, no concelho de Mértola, recebe nesta quinta-feira, 21, a libertação de mais dois linces-Ibéricos, um macho e uma fêmea com 11 meses de idade, oriundos do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves e do Centro La Granilla, em Espanha.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Orquestra Clássica
nasce em Almodôvar
A manhã do passado sábado, 2 de Fevereiro, marcou o arranque do novo (e ambicioso) projecto da Almovimento-Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Almodôvar: a Orquestra Clássica.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial