12h54 - quinta, 25/10/2018

Boas notícias na cidade de beja


Carlos Pinto
No espaço de poucos dias foram anunciados diversos novos investimentos privados para a cidade de Beja, no valor total de quase 50 milhões de euros. O grande destaque vai para a intenção, por parte de um conjunto de investidores com ligações ao Grupo HPA Saúde, avançar com a construção de um novo hospital privado, projecto que pode chegar aos 25 milhões de euros de investimento e permitir a criação de até 250 novos postos de trabalho. Mas há ainda a intenção, já devidamente oficializada e formalizada com a autarquia, de uma empresa em criar quatro novas unidades industriais na área agro-alimentar em Beja, no valor total de 22 milhões de euros e criando até 130 empregos (uma das quais avançará já em 2019).
Tudo isto são, naturalmente, boas notícias para Beja (e por consequência para toda a região, nomeadamente no que toca ao investimento na área da Saúde). E, inevitavelmente, uma grande dose de oxigénio para uma cidade continuadamente "estrangulada" pela inacção do Estado Central e, por vezes, pela sua própria inércia.
Há, neste enquadramento, que dar os parabéns à Câmara Municipal local. Porque ao invés de adoptar uma postura de "Calimero" e a suplicar por investimento, apostou numa atitude pró-activa e assumiu-se como parceira de quem pretende investir no seu território. E este é o grande papel que todos os municípios devem ter, sobretudo num tempo em que a "concorrência" é feroz: estar ao lado dos investidores, defendendo os interesses dos seus munícipes. Ambas as facetas são conciliáveis e o Baixo Alentejo bem necessita das duas.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 15/02/2019
CPCJ de Castro Verde
aposta na prevenção em 2019
"Atacar" as áreas em que o tecido social do concelho "revela maiores fragilidades": é esta grande meta do plano de intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Verde para 2019.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Marciano ou Gonçalo? PSD escolhe novo líder
De um lado surge um militante histórico, fundador do partido na região e que teve grande actividade política durante o período "cavaquista"; do outro lado um jovem social-democrata, que presidiu fugazmente a uma das mais importantes concelhias do partido no Baixo Alentejo (a de Ourique) e que tem sido um dos "rostos" mais visíveis na região no apoio a Rui Rio.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Presidentes
de assembleias
municipais reúnem
A sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) recebe nesta sexta-feira, 15, durante a tarde, um encontro com os presidentes das assembleias municipais do distrito.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Exposição de escultura
e desenho para ver
na vila de Aljustrel
O Espaço Oficinas, em Aljustrel, acolhe a partir desta sexta-feira, 15 de Fevereiro, a exposição de escultura e desenho "Mesa", com trabalhos de sete alunos de mestrado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
07h00 - quinta, 14/02/2019
Castrense campeão
regional de hóquei
Depois de duas presenças consecutivas no campeonato nacional, primeiro em sub-13 e de seguida em sub-15, por ter sido segunda classificada no regional da categoria, a equipa de hóquei em patins do FC Castrense garantiu nesta temporada o desejado título regional do Alentejo e Algarve em sub-15.

Data: 08/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial