12h05 - quinta, 22/11/2018

O (des)fado do interior


Carlos Pinto
De quando em vez o país "urbano" desperta para a existência de um território que vai para além de Lisboa e do Porto e a que todos chamam "Interior". No último ano, em Junho e Outubro, os fortes incêndios que assolaram a região Centro criaram uma onda de solidariedade e de reptos em prol das zonas afastadas do litoral. Houve discursos, debates e muitas boas intenções. Mas chegada a hora da prática há sempre um grão a emperrar a engrenagem, mesmo que a ordem venha das mais altas instâncias do país. Porque muitas vezes a inoperância do próprio Estado não deixa quem de direito governar…
Passaram-se meses e eis o país novamente a olhar com dor e solidariedade para o Interior, neste caso para o Alentejo, fruto da tremenda tragédia ocorrida esta semana numa zona de pedreiras no concelho de Borba. Num ápice surgiu um manancial de especialistas a perorar sobre o que não foi feito e sobre os estudos que existem e a que ninguém ligou. Mas o impensável aconteceu mesmo e uma estrada foi engolida por um mar de lama com mais de 30 metros de profundidade.
É este o (des)fado do Alentejo – e de todo o Interior. Todos reconhecem a necessidade de medidas concretas para esbater as cada vez maiores diferenças (em todos os planos) que existem entre o litoral e os territórios de menor densidade populacional. Mas poucas vezes se conseguem concretizar ideias e acções com princípio, meio e fim. Porque o Interior só desperta interesse nestas alturas de drama. No resto do tempo, quanto mais não vale andar a discutir o IVA das touradas, o que o "X" disse ao "Y" sobre o "Z" nos corredores do Parlamento, ou os contornos de um homicídio passional.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 25/06/2019
Câmara de Odemira requalifica
pavilhão e piscinas municipais
A Câmara de Odemira viu aprovada a sua candidatura ao Programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM), promovido pelas secretarias de Estado das Autarquias Locais e da Valorização do Interior, tendo em vista a concretização de obras de requalificação nas piscinas municipais e no pavilhão gimnodesportivo.
07h00 - terça, 25/06/2019
CDU apresenta
candidato nas
Legislativas 2019
A CDU apresenta nesta terça-feira, 25, o seu cabeça-de-lista por Beja nas eleições Legislativas de 2019, numa sessão agendada para as 18h00 junto à Casa da Cultura, em Beja, que contará com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
07h00 - terça, 25/06/2019
Joel Tomé foi
eleito presidente
do FC São Marcos
Joel Tomé é o novo presidente do FC São Marcos, sucedendo no cargo ao "histórico" Manuel Batista depois de ter sido eleito em Assembleia Geral no passado sábado, 22 de Junho.
07h00 - terça, 25/06/2019
Obras avançam na Basílica Real de Castro Verde
A Basílica Real de Castro Verde vai ser requalificada, num investimento avaliado em pouco mais de 446 mil euros que será realizado em duas fases.
07h00 - segunda, 24/06/2019
Cooperativa Barro e Xisto de Aljustrel vai fechar
Está decidido: a Cooperativa Agrícola Barro e Xisto de Aljustrel, com sede na vila mineira, vai fechar portas.

Data: 14/06/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial