12h05 - quinta, 22/11/2018

O (des)fado do interior


Carlos Pinto
De quando em vez o país "urbano" desperta para a existência de um território que vai para além de Lisboa e do Porto e a que todos chamam "Interior". No último ano, em Junho e Outubro, os fortes incêndios que assolaram a região Centro criaram uma onda de solidariedade e de reptos em prol das zonas afastadas do litoral. Houve discursos, debates e muitas boas intenções. Mas chegada a hora da prática há sempre um grão a emperrar a engrenagem, mesmo que a ordem venha das mais altas instâncias do país. Porque muitas vezes a inoperância do próprio Estado não deixa quem de direito governar…
Passaram-se meses e eis o país novamente a olhar com dor e solidariedade para o Interior, neste caso para o Alentejo, fruto da tremenda tragédia ocorrida esta semana numa zona de pedreiras no concelho de Borba. Num ápice surgiu um manancial de especialistas a perorar sobre o que não foi feito e sobre os estudos que existem e a que ninguém ligou. Mas o impensável aconteceu mesmo e uma estrada foi engolida por um mar de lama com mais de 30 metros de profundidade.
É este o (des)fado do Alentejo – e de todo o Interior. Todos reconhecem a necessidade de medidas concretas para esbater as cada vez maiores diferenças (em todos os planos) que existem entre o litoral e os territórios de menor densidade populacional. Mas poucas vezes se conseguem concretizar ideias e acções com princípio, meio e fim. Porque o Interior só desperta interesse nestas alturas de drama. No resto do tempo, quanto mais não vale andar a discutir o IVA das touradas, o que o "X" disse ao "Y" sobre o "Z" nos corredores do Parlamento, ou os contornos de um homicídio passional.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 19/04/2019
Mineiro Aljustrelense
a 90 minutos do título
O Mineiro Aljustrelense pode festejar nesta sexta-feira, 19 de Abril, o título de campeão distrital da 1ª divisão de 2018-2019 (e consequente subida), tendo para tal de derrotar o Renascente em São Teotónio.
10h13 - quinta, 18/04/2019
Novo equipamento de TAC no hospital de Beja
O novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada) do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 18 de Abril, representando um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Cidade de Beja celebra
Dia dos Monumentos
A Câmara de Beja assinala nesta quinta-feira, 18 de Abril, o Dia dos Monumentos e Sítios com duas iniciativas no Moinho Grande, situado a poucos quilómetros da entrada da cidade por Ferreira do Alentejo.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Primavera com muita(s)
arte(s) em Castro Verde
Primavera é sinónimo de artes e cultura em Castro Verde! A Câmara Municipal promove a partir deste sábado, 20 de Abril, o festival "Primavera no Campo Branco", que até final do mês vai levar aos quatro cantos do concelho concertos, exposições, espectáculos de teatro, artes plásticas, desporto, actividades infantis e de ar livre, entre outras iniciativas.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Escolas de Odemira
lideram na reciclagem
As escolas Básicas 2,3 Damião de Odemira (Odemira) e Básica nº1 de Sabóia lideram o ranking distrital finda a primeira fase da 11ª edição da "Geração Depositrão", iniciativa ambiental que visa a recolha de pilhas e de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida.

Data: 19/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial