15h07 - quinta, 06/12/2018

Uma estrada para visitar (e remendar)


Carlos Pinto
A Estrada Nacional (EN) 2, que liga Chaves a Faro pelo interior ao longo de 738 quilómetros (dos quais umas largas dezenas atravessam concelhos como Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde e Almodôvar), foi eleita um dos 19 locais a visitar no mundo no próximo ano de 2019 pela norte-americana "Frommer's", uma editora especialista em viagens. De acordo com esta publicação, em Portugal "os viajantes mais sagazes podem fugir às multidões, explorando o bonito e por vezes negligenciado interior", apontando como exemplo a EN2, que comparam à mística estrada norte-americana "Route 66", que atravessa os EUA de costa a costa. A "Froomer's" vai mais longe e diz mesmo que a EN2 oferece uma "icónica" viagem por estrada, "desde a cidade romana de Chaves, perto da fronteira a norte com Espanha, até às amenas praias da costa sul algarvia".
Ora pelo meio os visitantes que acederem ao "desafio" da "Froomer's" encontrarão a planície alentejana, que certamente os encantará pela sua vastidão apaziguadora e cheia de sons, cheiros e sabores únicos em todo o mundo. O pior vão ser os pneus e os amortecedores das viaturas (de duas ou quatro rodas) em que façam a viagem, que dificilmente elogiarão a qualidade do asfalto que vão percorrer ao longo destes concelhos baixo-alentejanos.
O actual estado da EN2 há muito que é um problema para estes municípios (e respectivas populações). Uma estrada por remendar que é uma vergonha para o país e uma incompreensível demonstração de laxismo por parte da Infra-estruturas de Portugal. Pode ser que tudo mude se forem muitos os turistas que decidam percorrer a EN2 em 2019…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 22/03/2019
Presidente da CM Ourique: "Fileira contribui muito
para a economia local"
No dia em que arranca mais uma edição da Feira do Porco Alentejano, o presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, reconhece em entrevista ao "CA" a importância do sector para a economia do concelho.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Porco Alentejano é "rei" em Ourique no fim-de-semana
Neste fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Ourique! Seja pelos sabores alentejanos, pelos stands de artesanato e outros produtos ou pela animação musical, serão milhares os visitantes que vão passar pela vila entre esta sexta-feira e domingo, 22 a 24 de Março, e participar em mais uma edição da Feira do Porco Alentejano.
07h00 - sexta, 22/03/2019
"Sustentabilidade ambiental é
aposta de futuro da EMAS"
No Dia Mundial da Água o administrador-executivo da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja garante que a sensibilização ambiental é, cada vez mais, uma prioridade na acção da empresa.
07h00 - sexta, 22/03/2019
"Castrense vai lutar
pelos lugares cimeiros"
Dois meses depois de ter assumido o comando técnico do FC Castrense, Rúben Lança revela ao "CA" o trabalho que tem sido desenvolvido e reconhece que foi um desafio "arriscado" aceitar o convite para orientar a formação de Castro Verde.
07h00 - sexta, 22/03/2019
Festival de Teatro
Escolar em Castro
A União de Freguesias de Castro Verde e Casével promove a partir desta sexta-feira, 22 de Março, o XI Festival de Teatro Escolar, que vai levar quatro espectáculos teatrais para os mais novos ao cine-teatro municipal local.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial