15h07 - quinta, 06/12/2018

Uma estrada para visitar (e remendar)


Carlos Pinto
A Estrada Nacional (EN) 2, que liga Chaves a Faro pelo interior ao longo de 738 quilómetros (dos quais umas largas dezenas atravessam concelhos como Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde e Almodôvar), foi eleita um dos 19 locais a visitar no mundo no próximo ano de 2019 pela norte-americana "Frommer's", uma editora especialista em viagens. De acordo com esta publicação, em Portugal "os viajantes mais sagazes podem fugir às multidões, explorando o bonito e por vezes negligenciado interior", apontando como exemplo a EN2, que comparam à mística estrada norte-americana "Route 66", que atravessa os EUA de costa a costa. A "Froomer's" vai mais longe e diz mesmo que a EN2 oferece uma "icónica" viagem por estrada, "desde a cidade romana de Chaves, perto da fronteira a norte com Espanha, até às amenas praias da costa sul algarvia".
Ora pelo meio os visitantes que acederem ao "desafio" da "Froomer's" encontrarão a planície alentejana, que certamente os encantará pela sua vastidão apaziguadora e cheia de sons, cheiros e sabores únicos em todo o mundo. O pior vão ser os pneus e os amortecedores das viaturas (de duas ou quatro rodas) em que façam a viagem, que dificilmente elogiarão a qualidade do asfalto que vão percorrer ao longo destes concelhos baixo-alentejanos.
O actual estado da EN2 há muito que é um problema para estes municípios (e respectivas populações). Uma estrada por remendar que é uma vergonha para o país e uma incompreensível demonstração de laxismo por parte da Infra-estruturas de Portugal. Pode ser que tudo mude se forem muitos os turistas que decidam percorrer a EN2 em 2019…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Câmara de Beja vende
nove lotes industriais
A Câmara de Beja concretizou na terça-feira, 10, a venda de nove lotes na Zona de Acolhimento Empresarial Norte para a instalação de equipamentos industrais e de apoio à actividade económica, num montante total de pouco mais de 212 mil euros.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Projecto "PlaCarvões"
recebe prémio regional
O projecto "PlaCarvões: De Plásticos a Carvões Activados-Economia circular nos plásticos agrícolas e urbanos", venceu o prémio "Economia Circular nas Instituições Não Empresariais do Alentejo", atribuído pela ADRAL e pela CCDR do Alentejo.
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial