12h10 - quinta, 20/12/2018

Futuro com mais confiança


Carlos Pinto
O "CA" encerra 2018 com uma grande entrevista exclusiva ao administrador-delegado da Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo e a principal dinamizadora da economia nos concelhos de Castro Verde e Almodôvar (e também com forte influência em Aljustrel, Mértola e Ourique). Kenneth Norris está em funções há quase um ano e entre as muitas coisas importantes que refere ao longo da conversa com o nosso jornal há uma que se destaca: "No quadro do actual conhecimento, é possível desde já reconhecer que a actividade da Somincor tem potencial de prolongar a sua actividade para lá do prazo actual de vida da mina". Mas o gestor canadiano diz ainda mais: "A Somincor pretende manter-se como um agente económico importante em Portugal, e particularmente nesta região, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento dos cinco municípios mais próximos da sua operação".
Todos sabemos que há muito que a actividade mineira constitui um pilar essencial na criação de riqueza económica e social neste território, compensando os constrangimentos causados pela sua interioridade e pelo envelhecimento. Por isso, receber a garantia, por parte da maior empresa da região, de empenho e vontade de continuar a trabalhar em parceria com a comunidade é um verdadeiro bálsamo para abraçar o novo ano com renovada confiança.
As expectativas da Somincor revestem-se ainda de maior importância para o concelho de Castro Verde, dado que a Câmara Municipal se prepara para, finalmente, avançar com a construção de uma Zona de Actividades Económicas [ver página 3], há décadas necessária e sempre adiada por anteriores executivos. É que ter uma mina a laborar "em velocidade de cruzeiro" por muitos anos e uma área apta para a instalação de novas empresas permite a este concelho acalentar a ambição de alcançar novas etapas de desenvolvimento.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
17h00 - sábado, 17/08/2019
Vila de Aljustrel recebe
programa "#EuSouDigital"
Sensibilizar e promover a inclusão digital dos cidadãos com menor facilidade de interacção com a Internet é a grande meta do programa "#EuSouDigital", que passa neste sábado, 17, pela vila de Aljustrel.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Mercadinho de Verão
na vila de Mértola
O Largo Vasco da Gama, na vila de Mértola, recebe neste sábado, 17 de Agosto, pelas 8h00, um "Mercadinho de Verão", onde estarão disponíveis diversos produtos locais.
07h00 - sábado, 17/08/2019
Canoísta de Mértola
quer chegar ao Mundial
O jovem canoísta Henrique Domingos, do Clube Náutico de Mértola, juntamente com Tiago Lopes, do Náutico de Crestuma, participa neste sábado, 17, na prova selectiva nacional de acesso ao Mundial.
07h00 - sexta, 16/08/2019
Poupança de água
promovida em Mértola
Quatro juntas de freguesia do concelho de Mértola assinaram nesta quarta-feira, 14, com a Câmara Municipal local, as declarações de honra para a atribuição de prémios no âmbito do concurso "Dar o litro por Mértola".
07h00 - sexta, 16/08/2019
FC Castrense volta a
apostar na formação
O FC Castrense vai manter a aposta na formação em 2019-2020, mas pretende fazer uma época bem mais positiva que a anterior, garante ao "CA" o vice-presidente Valter Borralho, responsável pelo futebol sénior.

Data: 09/08/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial