12h10 - quinta, 20/12/2018

Futuro com mais confiança


Carlos Pinto
O "CA" encerra 2018 com uma grande entrevista exclusiva ao administrador-delegado da Somincor, empresa concessionária da mina de Neves-Corvo e a principal dinamizadora da economia nos concelhos de Castro Verde e Almodôvar (e também com forte influência em Aljustrel, Mértola e Ourique). Kenneth Norris está em funções há quase um ano e entre as muitas coisas importantes que refere ao longo da conversa com o nosso jornal há uma que se destaca: "No quadro do actual conhecimento, é possível desde já reconhecer que a actividade da Somincor tem potencial de prolongar a sua actividade para lá do prazo actual de vida da mina". Mas o gestor canadiano diz ainda mais: "A Somincor pretende manter-se como um agente económico importante em Portugal, e particularmente nesta região, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento dos cinco municípios mais próximos da sua operação".
Todos sabemos que há muito que a actividade mineira constitui um pilar essencial na criação de riqueza económica e social neste território, compensando os constrangimentos causados pela sua interioridade e pelo envelhecimento. Por isso, receber a garantia, por parte da maior empresa da região, de empenho e vontade de continuar a trabalhar em parceria com a comunidade é um verdadeiro bálsamo para abraçar o novo ano com renovada confiança.
As expectativas da Somincor revestem-se ainda de maior importância para o concelho de Castro Verde, dado que a Câmara Municipal se prepara para, finalmente, avançar com a construção de uma Zona de Actividades Económicas [ver página 3], há décadas necessária e sempre adiada por anteriores executivos. É que ter uma mina a laborar "em velocidade de cruzeiro" por muitos anos e uma área apta para a instalação de novas empresas permite a este concelho acalentar a ambição de alcançar novas etapas de desenvolvimento.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
22h13 - sexta, 10/07/2020
Covid-19: Testes negativos a
trabalhadores da Somincor
Os trabalhadores da Somincor, empresa mineira de Neves-Corvo, testados nesta quinta-feira, 9, ao coronavírus Covid-19 tiveram resultado negativo, adianta a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Protecção Civil de Castro Verde.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Criminalidade diminuiu no distrito de Beja em 2019
O distrito de Beja é o quinto mais seguro em todo o país, tendo registado um decréscimo na criminalidade geral em 2019.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Programa de apoio à
cultura esgotado em Beja
A cidade de Beja vai receber, nos próximos meses, três exposições, cinco sessões de contos, quatro sessões de teatro e marionetas e 11 espectáculos musicais, fruto das candidaturas apresentadas ao Programa Municipal de Apoio à Cultura (PEAC).
07h00 - sexta, 10/07/2020
Distrital de Beja com
duas fases em 2021-2022
A partir da temporada de 2021-2022 o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) contará com a participação de apenas 12 equipas e será disputado em duas fases.
07h00 - sexta, 10/07/2020
Diocese de Beja assinala
250 anos da sua restauração
A 10 de Julho de 1770 foi restaurada, pelo Papa Clemente XIV, a Diocese de Beja, data assinalada 250 anos depois neste fim-de-semana, 10 a 12, com diversas iniciativas de cariz religioso.

Data: 10/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial