16h22 - quinta, 21/02/2019

Um partido no seu labirinto


Carlos Pinto
A Distrital de Beja do PSD foi a votos e o resultado foi concludente: uma vitória esmagadora da lista liderada por Gonçalo Valente, que somou a preferência de cerca de 80% dos militantes que foram às urnas, em detrimento da equipa apresentada por Marciano Lopes, fundador do partido na região e um dos seus "históricos" do período "cavaquista", mas que nunca chegou à ambicionada liderança da Distrital.
A vitória de Gonçalo Valente não oferece dúvidas e a sua magnitude até pode ajudar a sarar algumas "feridas" que sempre se abrem numa disputa interna. Sobretudo nesta, que foi claramente bipolarizada, colocando o "passado" de um lado da barricada e o "futuro" do outro lado. E o PSD no distrito de Beja bem que precisa de alguma tranquilidade e estabilidade, depois de dois anos sob a liderança de João Guerreiro que deixam poucas saudades entre sociais-democratas. Ainda mais numa altura em que há duas eleições nacionais no horizonte: Europeias em Maio e Legislativas em Outubro.
É por tudo isto que a tarefa que o novo líder do PSD tem pela frente é hercúlea para recuperar um partido que se encontra num labirinto, em busca de escapatória para a situação em que se deixou cair no distrito de Beja: quase sem representação autárquica, desligado da sociedade civil e sem ideias concretas para a região.
Se Gonçalo Valente conseguir inverter este quadro será, seguramente, uma boa notícia para o PSD mas também para o distrito de Beja, que precisa de todos para, com espírito democrático, ultrapassar os enormes desafios que tem pela frente.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/07/2019
Cerimónias militares
em Castro para festejar
Batalha de Ourique
Uma cerimónia militar, uma missa campal e um juramento de bandeira marcam o programa das comemorações do 880º aniversário da Batalha de Ourique em Castro Verde na próxima quinta-feira, 25.
07h00 - terça, 23/07/2019
CIMBAL prepara concurso
para transportes públicos
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) está a preparar um concurso público internacional para a concessão dos transportes públicos rodoviários de passageiros na região.
07h00 - terça, 23/07/2019
Aldeias de Odemira
recebem simulacro
de incêndio
As pequenas aldeias de Lameiros e Vale Ferro, ambas no concelho de Odemira, recebem nesta terça-feira, 23, a partir das três da tarde, simulacros do programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".
07h00 - terça, 23/07/2019
PS aprova lista de Beja para as Legislativas 2019
A Federação do Baixo Alentejo do PS aprovou nesta segunda-feira, 22, a lista de candidatos pelos distrito nas eleições Legislativas de 6 de Outubro, que voltará a ser liderada por Pedro do Carmo, como adiantou o "CA".
18h07 - segunda, 22/07/2019
Pedro do Carmo candidato do PS em Beja nas Legislativas
Está confirmado: Pedro do Carmo, actual deputado e presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, é o escolhido por António Costa para ser o cabeça-de-lista socialista no distrito de Beja nas eleições Legislativas de 2019.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial