12h40 - quinta, 07/03/2019

Um combate mais que necessário


Carlos Pinto
Os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique acabam de unir esforços, juntamente com mais uma série de entidades locais e regionais, para colocar em prática um novo plano para prevenir e combater os casos de violência doméstica e de género nos seus territórios. Tal como o "CA" lhe conta nesta edição [ver página 2], o protocolo tem o apoio do Governo, através da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e visa, acima de tudo, promover uma cultura de direitos humanos, de igualdade entre mulheres e homens, de não discriminação e de não-violência.
Apesar de estarmos em pleno século XXI, numa era onde tudo é instantâneo e poucas são as barreiras que restam, há ainda lutas que são necessárias continuar a travar. E o combate à violência doméstica é, sem dúvida, uma delas, pois são muitos os resquícios de um passado bafiento, assente numa tradição patriarcal e machista, que é preciso ultrapassar. E basta atentar no número de vítimas/ mulheres às mãos deste tipo de crime nos primeiros dois meses de 2019 para reconhecer que há ainda um longo caminho a percorrer para colocar termo à barbárie.
Fazem, portanto, muito bem estes cinco municípios em "pôr mãos à obra" e encarar de frente um problema que é de todos e não apenas daqueles que por eles são afectados. Um trabalho que deve ser consistente e que privilegie, sobretudo, a prevenção e a formação, pois é com os mais novos que devemos, desde já, começar a construir uma sociedade mais justa e equitativa.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 22/05/2019
EMAS Beja dinamiza
Mini-OP entre jovens
Seis projectos apresentados por jovens alunos de quatro instituições de ensino do concelho de Beja estão em votação na primeira edição do "Mini-Orçamento Participativo", promovido pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja.
07h00 - quarta, 22/05/2019
Aluna de Castro Verde
em concurso nacional
A jovem Ana Bastos, natural de Castro Verde, vai representar a região do Baixo Alentejo no Concurso Nacional "Faz Acontecer", que se realiza no próximo sábado, 25 de Maio, no arquipélago dos Açores.
07h00 - quarta, 22/05/2019
SEF identifica cidadãos
irregulares em Beja
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou na passada semana 16 cidadãos estrangeiros, 10 dos quais sem autorização para trabalhar em território nacional, durante uma operação de fiscalização numa propriedade agrícola em Beja.
07h00 - terça, 21/05/2019
Almodôvar tem
nova presidente
Susana Rocha é a nova presidente do Desportivo de Almodôvar, sucedendo no cargo ao presidente interino José Francisco Encarnação, que assumiu funções após a saída de Tiago Sousa.
07h00 - terça, 21/05/2019
Governo visita projectos
apoiados por fundos europeus
A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, vai estar nesta terça-feira, 21 de Maio, na região do Alentejo, onde irá visitar vários projectos apoiados por fundos europeus.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial