12h40 - quinta, 07/03/2019

Um combate mais que necessário


Carlos Pinto
Os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique acabam de unir esforços, juntamente com mais uma série de entidades locais e regionais, para colocar em prática um novo plano para prevenir e combater os casos de violência doméstica e de género nos seus territórios. Tal como o "CA" lhe conta nesta edição [ver página 2], o protocolo tem o apoio do Governo, através da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e visa, acima de tudo, promover uma cultura de direitos humanos, de igualdade entre mulheres e homens, de não discriminação e de não-violência.
Apesar de estarmos em pleno século XXI, numa era onde tudo é instantâneo e poucas são as barreiras que restam, há ainda lutas que são necessárias continuar a travar. E o combate à violência doméstica é, sem dúvida, uma delas, pois são muitos os resquícios de um passado bafiento, assente numa tradição patriarcal e machista, que é preciso ultrapassar. E basta atentar no número de vítimas/ mulheres às mãos deste tipo de crime nos primeiros dois meses de 2019 para reconhecer que há ainda um longo caminho a percorrer para colocar termo à barbárie.
Fazem, portanto, muito bem estes cinco municípios em "pôr mãos à obra" e encarar de frente um problema que é de todos e não apenas daqueles que por eles são afectados. Um trabalho que deve ser consistente e que privilegie, sobretudo, a prevenção e a formação, pois é com os mais novos que devemos, desde já, começar a construir uma sociedade mais justa e equitativa.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 26/03/2019
"Poder da Colaboração"
debatido em Odemira
Mobilizar e inspirar a comunidade para a relevância estratégica da colaboração é o grande objectivo da sessão "O poder da Colaboração", que o cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 26, a partir das 14h30.
07h00 - terça, 26/03/2019
Sessões em Castro sobre
limpeza de terrenos
Santa Bárbara de Padrões recebe nesta terça-feira, 26 de Março, a primeira de cinco sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos promovida pela Câmara de Castro Verde em parceria com a GNR, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o ICNF e as juntas de freguesia do concelho.
07h00 - terça, 26/03/2019
Castro Verde já tem rede de fibra óptica
Desde esta segunda-feira, 25 de Março, que a vila de Castro Verde já tem cobertura de fibra óptica, num processo cuja conclusão da totalidade dos trabalhos está prevista para a próxima semana.
07h00 - terça, 26/03/2019
Jovens identificados
por furto em Ervidel
A GNR identificou no final da passada semana dois jovens, um de 19 e outro de 15 anos, por suspeitas da prática do crime de furto no interior das instalações de uma associação em Ervidel, no concelho de Aljustrel.
07h00 - terça, 26/03/2019
Detido por violência
doméstica em Aljustrel
Um homem de 28 anos foi detido pela GNR em Aljustrel no final da passada semana pela prática do crime de violência doméstica, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja por ordem do juiz.

Data: 22/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial