12h40 - quinta, 07/03/2019

Um combate mais que necessário


Carlos Pinto
Os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique acabam de unir esforços, juntamente com mais uma série de entidades locais e regionais, para colocar em prática um novo plano para prevenir e combater os casos de violência doméstica e de género nos seus territórios. Tal como o "CA" lhe conta nesta edição [ver página 2], o protocolo tem o apoio do Governo, através da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e visa, acima de tudo, promover uma cultura de direitos humanos, de igualdade entre mulheres e homens, de não discriminação e de não-violência.
Apesar de estarmos em pleno século XXI, numa era onde tudo é instantâneo e poucas são as barreiras que restam, há ainda lutas que são necessárias continuar a travar. E o combate à violência doméstica é, sem dúvida, uma delas, pois são muitos os resquícios de um passado bafiento, assente numa tradição patriarcal e machista, que é preciso ultrapassar. E basta atentar no número de vítimas/ mulheres às mãos deste tipo de crime nos primeiros dois meses de 2019 para reconhecer que há ainda um longo caminho a percorrer para colocar termo à barbárie.
Fazem, portanto, muito bem estes cinco municípios em "pôr mãos à obra" e encarar de frente um problema que é de todos e não apenas daqueles que por eles são afectados. Um trabalho que deve ser consistente e que privilegie, sobretudo, a prevenção e a formação, pois é com os mais novos que devemos, desde já, começar a construir uma sociedade mais justa e equitativa.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial