14h55 - quinta, 18/04/2019

O cravo que não sabe o que foi o 25 de Abril


Vítor Encarnação
Na aula de História, um cravo jovem, daqueles de calça descaída, telemóvel 4G, brinco na orelha esquerda e sempre online, não soube dizer o que é a liberdade.
Um cravo dos mais velhos, professor com barba e cabelos brancos, zangou-se com o irresponsável desconhecimento que o cravo mais novo tem do 25 de Abril.
Pelos gritos e descomposturas, pode dizer-se que na aula houve uma revolução de todo o tamanho.
E depois, o cravo, que já viveu muitas Primaveras, ainda foi desabafar na sala dos professores: Não é possível! Esta geração de cravos está perdida. Estes cravos miúdos já não respeitam a História e só ligam aos telemóveis. Estas flores de agora já não cheiram a democracia!
O cravo jovem, tatuagem no caule e gel nas pétalas, até tem visto umas fotografias da revolução de Abril. E mais, o seu avô é bem famoso. É ele o cravo que está na espingarda do soldado.
O problema é que o avô se esqueceu de contar ao filho como foi a luta pela liberdade, e por isso o pai deste cravo já não lhe soube explicar o que foi o 25 de Abril.
Moral da História: A memória é curta e para não desaparecer tem de ser transmitida cravo a cravo. E nessa tarefa, os professores, não só os de História, também podiam ajudar!



Outros artigos de Vítor Encarnação

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/07/2019
Cerimónias militares
em Castro para festejar
Batalha de Ourique
Uma cerimónia militar, uma missa campal e um juramento de bandeira marcam o programa das comemorações do 880º aniversário da Batalha de Ourique em Castro Verde na próxima quinta-feira, 25.
07h00 - terça, 23/07/2019
CIMBAL prepara concurso
para transportes públicos
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) está a preparar um concurso público internacional para a concessão dos transportes públicos rodoviários de passageiros na região.
07h00 - terça, 23/07/2019
Aldeias de Odemira
recebem simulacro
de incêndio
As pequenas aldeias de Lameiros e Vale Ferro, ambas no concelho de Odemira, recebem nesta terça-feira, 23, a partir das três da tarde, simulacros do programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".
07h00 - terça, 23/07/2019
PS aprova lista de Beja para as Legislativas 2019
A Federação do Baixo Alentejo do PS aprovou nesta segunda-feira, 22, a lista de candidatos pelos distrito nas eleições Legislativas de 6 de Outubro, que voltará a ser liderada por Pedro do Carmo, como adiantou o "CA".
18h07 - segunda, 22/07/2019
Pedro do Carmo candidato do PS em Beja nas Legislativas
Está confirmado: Pedro do Carmo, actual deputado e presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, é o escolhido por António Costa para ser o cabeça-de-lista socialista no distrito de Beja nas eleições Legislativas de 2019.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial