14h55 - quinta, 18/04/2019

A feira que nos orgulha


Carlos Pinto
Os portugueses em geral – mas os alentejanos em particular – têm uma tendência natural para o pessimismo e para a maledicência. Seja por falta de auto-estima ou simplesmente por (defeito de) feitio, certo é que nada do que façamos é suficientemente bom para merecer o elogio do vizinho. Aliás, raras são as nossas acções consideradas meritórias e poucas são as ocasiões em que não se vilipendia o esforço de cada um com alegados e obscuros interesses pessoais… Há muito que é assim, geração após geração. Mas teremos de mesmo que aceitar esta realidade com resignação? Claro que não…
Vem isto a propósito de mais uma edição da Ovibeja, promovida pela ACOS há 36 anos e que abre portas na próxima quarta-feira, 24 de Abril. Quando surgiu, nos alvores da Década de 80 do século passado, o certame teve por objectivo ser uma mostra da realidade agro-pecuária da região, mas com o passar dos anos cresceu em todos os sentidos.
Hoje a Ovibeja é uma das mais importantes feiras agrícolas do país e local privilegiado para dar a conhecer a milhares de pessoas a excelência do que se produz nesta região. Mas nem assim consegue escapar às caracterizações mesquinhas de quem, ano após ano, olha para o evento com desdém, sem se aperceber da sua mais-valia para o nosso território.
É este comportamento que temos, de uma por todas, de alterar, colocando de parte o acessório e acarinhando o essencial. Porque a Ovibeja é a principal "montra" da região para lá das fronteiras das nossas terras e, por isso, deve ser motivo de orgulho de todos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 17/05/2019
Descentralização de competências:
"Estamos a dar um passo enorme"
Em entrevista ao "CA" o secretário de Estado das Autarquias Locais avalia a forma como os municípios estão a responder ao processo de descentralização de competências do Estado nas câmaras municipais, juntas de freguesia e comunidades intermunicipais.
07h00 - sexta, 17/05/2019
Fontes Bárbaras
tem nova adega
Mais espaço e maior capacidade para trabalhar na qualidade: são estas as principais mais-valias da nova adega da Herdade das Fontes Bárbaras, na freguesia de Entradas (Castro Verde).
07h00 - sexta, 17/05/2019
Campanha da CDU
no distrito de Beja
O cabeça-de-lista da CDU nas eleições Europeias de 2019, agendadas para 26 de Maio, vai estar nesta sexta-feira, 17, no distrito de Beja, passando por quatro concelhos em campanha.
11h00 - quinta, 16/05/2019
CDS faz campanha para
as Europeias em Beja
A campanha do CDS-PP para as eleições Europeias 2019, agendadas para 26 de Maio, passa nesta quinta-feira, 16, pelo distrito de Beja, com duas acções com o cabeça-de-lista Nuno Melo.
07h34 - quinta, 16/05/2019
Historiador de Beja
vai dirigir MNAA
O bejense Joaquim Caetano vai ser o novo director do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, a partir do próximo mês de Junho, anunciou nesta semana a ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Data: 17/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial