14h55 - quinta, 18/04/2019

A feira que nos orgulha


Carlos Pinto
Os portugueses em geral – mas os alentejanos em particular – têm uma tendência natural para o pessimismo e para a maledicência. Seja por falta de auto-estima ou simplesmente por (defeito de) feitio, certo é que nada do que façamos é suficientemente bom para merecer o elogio do vizinho. Aliás, raras são as nossas acções consideradas meritórias e poucas são as ocasiões em que não se vilipendia o esforço de cada um com alegados e obscuros interesses pessoais… Há muito que é assim, geração após geração. Mas teremos de mesmo que aceitar esta realidade com resignação? Claro que não…
Vem isto a propósito de mais uma edição da Ovibeja, promovida pela ACOS há 36 anos e que abre portas na próxima quarta-feira, 24 de Abril. Quando surgiu, nos alvores da Década de 80 do século passado, o certame teve por objectivo ser uma mostra da realidade agro-pecuária da região, mas com o passar dos anos cresceu em todos os sentidos.
Hoje a Ovibeja é uma das mais importantes feiras agrícolas do país e local privilegiado para dar a conhecer a milhares de pessoas a excelência do que se produz nesta região. Mas nem assim consegue escapar às caracterizações mesquinhas de quem, ano após ano, olha para o evento com desdém, sem se aperceber da sua mais-valia para o nosso território.
É este comportamento que temos, de uma por todas, de alterar, colocando de parte o acessório e acarinhando o essencial. Porque a Ovibeja é a principal "montra" da região para lá das fronteiras das nossas terras e, por isso, deve ser motivo de orgulho de todos.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 17/10/2019
Almodôvar
celebra as
"Escritas do Sul"
Concertos, conferências, peças de teatro, apresentações de livros e muito mais são alguns dos destaques de mais uma edição do Escritas do Sul-Festival da Língua Portuguesa, que vai decorrer entre esta quinta-feira e domingo, dias 17 e 20 de Outubro, na vila de Almodôvar.
07h00 - quinta, 17/10/2019
EMAS Beja sensibiliza
para participação pública
Estimular a participação e integrar a comunidade na vida pública, através da apresentação de projectos, de ideias inovadoras e de soluções a implementar no concelho de Beja: são estas, em linhas gerais, as grandes metas da iPP-Iniciativa de Participação Pública, a nova aposta da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja na área da Educação e da Sensibilização Ambiental.
07h00 - quinta, 17/10/2019
Convívio de docentes
do concelho de Odemira
Dar as boas-vindas aos professores cerca de 400 docentes que em 2019-2020 vão ensinar nos 46 estabelecimentos de ensino do concelho é o grande objectivo do Convívio Anual do Docente, que a Câmara de Odemira promove nesta quinta-feira, 17.
18h20 - quarta, 16/10/2019
Rui Maside é o novo
treinador do Aljustrelense
O técnico Rui Maside, de 56 anos, que nas duas últimas temporadas orientou o Moura AC, é o novo treinador do Mineiro Aljustrelense, sucedendo no cargo a João Candeias, que se demitiu no passado domingo, 13.
09h55 - quarta, 16/10/2019
Acidente na A2 perto de Aljustrel provoca um morto
Um morto e dois feridos é, para já, o resultado da colisão entre um veículo pesado e uma carrinha de transporte de valores na Auto-estrada do Sul (A2), na zona de Aljustrel.

Data: 11/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial