12h16 - quinta, 02/05/2019

Filhos... ou enteados?


Carlos Pinto
A mobilidade é, hoje em dia, um dos principais factores de coesão e competitividade territorial. Sem esta, é difícil a qualquer região almejar novos graus de desenvolvimento social e económico, ficando "literalmente" no fim da linha. É por isso que o recente Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), lançado pelo Governo, foi uma excelente notícia, sobretudo pela possibilidade de melhorar a mobilidade das pessoas e desonerar os seus encargos com a mesma.
Para o PART o Governo atribuiu um valor de 104 milhões de euros, mas para o Baixo Alentejo vieram apenas… 246 mil euros. E é aqui que está o principal problema deste novo programa: a forma como não olha para o país como um todo, privilegiando as grandes urbes em detrimento dos territórios de baixa densidade. E ao contrário do pretendido, assim se "fomenta" uma discriminação cada vez mais evidente do interior face ao litoral.
Fazem, por isso mesmo, muito bem os municípios da CIMBAL em exigir mais do Governo. Porque o seu papel é esse mesmo: reivindicar aquilo que é justo em prol das populações e das suas necessidades. E porque o papel do Estado é cuidar de todos por igual, sem uns serem filhos e outros enteados.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/09/2019
MFS com candidatura
a fundos comunitários
para reabrir em Moura
Um grupo empresarial apresentou uma candidatura, na CCDR Alentejo, visando o desenvolvimento de um projecto ligado às energias renováveis e a outras componentes da fileira energética nas instalações da antiga Moura Fábrica Solar (MSF).
07h00 - quarta, 18/09/2019
Aulas de dança
em Almodôvar com
novos horários
A escola de dança da associação Almovimento, de Almodôvar, tem novos horários desde o início deste mês de Setembro, altura em que recomeçaram as aulas com o professor Fábio Duarte na Casa do Povo.
07h00 - quarta, 18/09/2019
Novos trilhos pedonais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a candidatura a financiamento apresentada para o projecto que visa a criação de uma série de percursos pedonais no concelho.
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Odemira, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial