12h16 - quinta, 02/05/2019

Filhos... ou enteados?


Carlos Pinto
A mobilidade é, hoje em dia, um dos principais factores de coesão e competitividade territorial. Sem esta, é difícil a qualquer região almejar novos graus de desenvolvimento social e económico, ficando "literalmente" no fim da linha. É por isso que o recente Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), lançado pelo Governo, foi uma excelente notícia, sobretudo pela possibilidade de melhorar a mobilidade das pessoas e desonerar os seus encargos com a mesma.
Para o PART o Governo atribuiu um valor de 104 milhões de euros, mas para o Baixo Alentejo vieram apenas… 246 mil euros. E é aqui que está o principal problema deste novo programa: a forma como não olha para o país como um todo, privilegiando as grandes urbes em detrimento dos territórios de baixa densidade. E ao contrário do pretendido, assim se "fomenta" uma discriminação cada vez mais evidente do interior face ao litoral.
Fazem, por isso mesmo, muito bem os municípios da CIMBAL em exigir mais do Governo. Porque o seu papel é esse mesmo: reivindicar aquilo que é justo em prol das populações e das suas necessidades. E porque o papel do Estado é cuidar de todos por igual, sem uns serem filhos e outros enteados.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/07/2019
Cerimónias militares
em Castro para festejar
Batalha de Ourique
Uma cerimónia militar, uma missa campal e um juramento de bandeira marcam o programa das comemorações do 880º aniversário da Batalha de Ourique em Castro Verde na próxima quinta-feira, 25.
07h00 - terça, 23/07/2019
CIMBAL prepara concurso
para transportes públicos
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) está a preparar um concurso público internacional para a concessão dos transportes públicos rodoviários de passageiros na região.
07h00 - terça, 23/07/2019
Aldeias de Odemira
recebem simulacro
de incêndio
As pequenas aldeias de Lameiros e Vale Ferro, ambas no concelho de Odemira, recebem nesta terça-feira, 23, a partir das três da tarde, simulacros do programa "Aldeia Segura, Pessoas Seguras".
07h00 - terça, 23/07/2019
PS aprova lista de Beja para as Legislativas 2019
A Federação do Baixo Alentejo do PS aprovou nesta segunda-feira, 22, a lista de candidatos pelos distrito nas eleições Legislativas de 6 de Outubro, que voltará a ser liderada por Pedro do Carmo, como adiantou o "CA".
18h07 - segunda, 22/07/2019
Pedro do Carmo candidato do PS em Beja nas Legislativas
Está confirmado: Pedro do Carmo, actual deputado e presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, é o escolhido por António Costa para ser o cabeça-de-lista socialista no distrito de Beja nas eleições Legislativas de 2019.

Data: 12/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial