11h29 - quinta, 30/05/2019

Um Estado autoritário


Carlos Pinto
Esta semana que passou fica marcada pela inusitada operação que juntou GNR e Autoridade Tributária (AT). À saída de uma auto-estrada no Norte do país, brigadas da Guarda ordenavam que os condutores parassem para serem fiscalizados pelos funcionários da AT. E caso fosse detectada alguma irregularidade ou pagamento em atraso ao fisco (por exemplo, um Imposto Único de Circulação, no valor de 123 euros, por pagar desde o final de Abril), não tendo o incauto condutor dinheiro da carteira, teria de ver a sua viatura penhorada. No momento, "sem mus nem truz"!
O episódio daria para rir… não fosse ele bem real! E é isto que nos leva a pensar no autoritarismo que certos serviços do Estado vão adoptando nos dias hoje, dirigidos por burocratas mangas de alpaca que pouco saem do escritório e, por norma, executados à base de algoritmos concebidos sem ponta de senso ou sensibilidade.
É certo que continua a haver muito por melhorar na acção do Estado, por forma a evitar abusos e outras prevaricações (fiscais ou outras). Mas não é indo para a saída das auto-estradas à caça de multas e coimas, de forma intimidatória, que se resolve o problema. Exige-se, isso sim, pedagogia e capacidade diálogo. Porque – bastas vezes – quem deve não o faz por querer, mas sim por não ter como o evitar.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/09/2019
MFS com candidatura
a fundos comunitários
para reabrir em Moura
Um grupo empresarial apresentou uma candidatura, na CCDR Alentejo, visando o desenvolvimento de um projecto ligado às energias renováveis e a outras componentes da fileira energética nas instalações da antiga Moura Fábrica Solar (MSF).
07h00 - quarta, 18/09/2019
Aulas de dança
em Almodôvar com
novos horários
A escola de dança da associação Almovimento, de Almodôvar, tem novos horários desde o início deste mês de Setembro, altura em que recomeçaram as aulas com o professor Fábio Duarte na Casa do Povo.
07h00 - quarta, 18/09/2019
Novos trilhos pedonais
no concelho de Aljustrel
A Câmara de Aljustrel viu aprovada, pelo Alentejo 2020, a candidatura a financiamento apresentada para o projecto que visa a criação de uma série de percursos pedonais no concelho.
17h07 - terça, 17/09/2019
Incêndio em Panóias
corta trânsito no IC1
Um incêndio numa zona de mato na área da União de Freguesias de Panóias e Conceição, no concelho de Odemira, está a ser combatido por 69 bombeiros e obrigou ao corte do IC1 nos dois sentidos entre a Estação de Ourique e o cruzamento de Panóias.
15h57 - terça, 17/09/2019
Faleceu ex-vereadora
da Câmara de Castro
Faleceu nesta terça-feira, 17 de Setembro, Maria Alice Guerreiro, de 72 anos, que foi vereadora da Câmara Municipal de Castro Verde, eleita pela CDU, no mandato de 1993 a 1997.

Data: 13/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial