12h20 - quinta, 27/06/2019

Um desafio para todos!


Carlos Pinto
Além de ser o "ópio do povo", o futebol pode igualmente servir de barómetro ao que somos como país e sociedade. Não pelo facto de fomentar eternas discussões sem razão à vista em cafés (e nas televisões), mas sobretudo porque espelha aquela que é a realidade sócio-económica de Portugal.
Veja-se este exemplo bem simples: das 18 equipas que vão entrar na Liga NOS na temporada desportiva de 2019-2020, uma dezena são do Grande Porto e do Minho. Depois há mais quatro da zona de Lisboa, duas das zonas insulares (uma da Madeira e outra dos Açores), uma do Algarve… e uma da Beira Alta, no interior (Tondela, concelho com cerca de 28 mil habitantes). Mas se atentarmos ao segundo campeonato profissional, o quadro é em tudo idêntico: a única excepção são a participação de três equipas do interior, o Desportivo de Chaves, o Académico de Viseu e o Sp. Covilhã. Do Alentejo, que "apenas" representa um terço da área total do país, nem sinal…
O que quer tudo isto dizer? Simplesmente que o futebol está como o país: completamente "litoralizado", votando os territórios do interior ao esquecimento. Esta é a realidade que temos e o desafio que necessitamos, de uma vez por todas, de superar. Todos mesmo, de autarquias a empresas, passando pela sociedade civil.
A Regionalização podia aqui ser decisiva para inverter este quadro. Mas enquanto se espera que haja coragem política para dar esse passo, é preciso que o próprio Estado crie as ferramentas e implemente as estratégias que possam travar a desertificação do interior. Caso contrário...



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 14/12/2019
Natal no "centro" da
vila de Castro Verde
A Câmara de Castro Verde promove a partir deste sábado, 14, um conjunto de iniciativas para assinalar a quadra natalícia junto de diferentes públicos, com muitas actividades para os mais jovens mas também para adultos.
07h00 - sábado, 14/12/2019
Actividades de Natal
no Mercado de Aljustrel
A chegada do Pai Natal, neste sábado, 14, pelas 11h00, marca o arranque de mais uma edição do "Natal na Praça", iniciativa que a Câmara de Aljustrel dinamiza até dia 23 de Dezembro no Mercado Municipal da vila, para assinalar a quadra natalícia.
07h00 - sábado, 14/12/2019
Praça Dr. Carlos Moreira
inaugurada em Beringel
Os presidentes da Câmara de Beja e da Junta de Freguesia de Beringel, Paulo Arsénio e Vítor Besugo, respectivamente, inauguram neste sábado, 14, pelas 11h30, a requalificada Praça Dr.
07h00 - sexta, 13/12/2019
Estação Biológica
apresentada em Mértola
A Câmara de Mértola promove nesta sexta-feira, 13 de Dezembro, a apresentação pública da futura Estação Biológica de Mértola, que ficará situada no antigo edifício dos silos da EPAC.
07h00 - sexta, 13/12/2019
PS elogia reabertura
da Basílica de Castro
A Concelhia de Castro Verde do PS assinala "com grande alegria" a reabertura ao culto da Basílica Real da vila, concretizada na último domingo, 8, após uma primeira fase de obras de requalificação avaliadas em 65 mil euros.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial