16h48 - quinta, 25/07/2019

Um rio cheio de potencial!


Carlos Pinto
OGuadiana é um dos três maiores cursos de água que desaguam em Portugal, rasgando o território transtagano de norte para sul, desde a Extremadura espanhola até ao Algarve. São quilómetros e quilómetros de paisagens de uma beleza única e de suster a respiração, como o Alqueva, o Pulo do Lobo ou a vila de Mértola, porventura o mais belo dos "postais" que é possível tirar do rio: o castelo altaneiro a beijar o céu e deitado no casario branco, enquanto lá em baixo correm as águas plácidas do rio.
Todo este "quadro" possui, por si só, um potencial turístico-económico extraordinário do qual não se tem conseguido tirar o devido proveito, com prejuízos evidentes para todos os mertolenses.
Há anos (muitos mesmo) que se fala no desassoreamento do Guadiana até à "vila museu", o que permitiria que embarcações partissem de Vila Real de Santo António e atracassem em Mértola. Sobre esta questão tem havido muitas negociações, pressões, avanços, recuos, hesitações e ponderações. Tudo sem efeitos práticos. Até agora! Isto porque o anúncio feito recentemente pela ministra do Mar no Pomarão permite acalentar a esperança que, em 2021, o Guadiana vai ser finalmente navegável até Mértola.
Se assim for, será seguramente um momento marcante para este concelho e para esta região, que ganharão uma ainda maior atractividade turística.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 23/01/2020
Câmara de Aljustrel exige
obras na Estrada Nacional 2
A Câmara de Aljustrel apresentou nesta terça-feira, 21, nova exposição ao ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, sobre o mau estado em que se encontro o troço Aljustrel-Castro Verde da Estrada Nacional (EN) 2.
07h00 - quinta, 23/01/2020
Nelson Brito
prepara moção de
orientação política
Nelson Brito, candidato à presidência da Federação do Baixo Alentejo do PS, promove nesta quinta-feira, 23, em Beja, uma reunião do grupo de trabalho redactor da Moção de Orientação Política que irá apresentar no congresso federativo.
07h00 - quinta, 23/01/2020
António José Brito
candidato no PS
de Castro Verde
Ganhar as eleições Autárquicas de 2021 em todo o concelho é o grande objectivo traçado por António José Brito na sua moção de candidatura à presidência da Concelhia de Castro Verde do PS, cargo que desempenha desde Janeiro de 2019.
07h00 - quarta, 22/01/2020
Petição em defesa do Sudoeste Alentejano
O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste" acaba de lançar a petição pública "O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina não aguenta mais agricultura intensiva", que pretende ver discutida na Assembleia da República.
07h00 - quarta, 22/01/2020
Feira do Porco 2020
com inscrições abertas
A Câmara de Ourique tem abertas, até 18 de Fevereiro, as inscrições para os stands da edição de 2020 da Feira do Porco Alentejano, considerado um dos "mais sólidos e participados" eventos económicos e de lazer do Baixo Alentejo.

Data: 10/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial