16h18 - quinta, 12/09/2019

A hora da Regionalização


Carlos Pinto
Aedição de 7 de Setembro do "Jornal de Notícias" tinha como principal manchete os resultados de uma sondagem nacional sobre a Regionalização. De acordo com o estudo da empresa Pitagórica, 51% dos inquiridos defende a criação de regiões em Portugal, contra os 39% que diriam "não" ao processo. Mais: só em Lisboa a Regionalização não ganharia num eventual novo referendo, ao contrário do que sucederia no Alentejo, Algarve, Centro e Norte.
Dias depois o tema voltou à "agenda mediática", agora com o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Câmara de Coimbra a considerar que a Regionalização "é manifestamente necessária para que haja um governo democrático dos territórios" que correspondem às actuais cinco regiões-plano: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Além do mais, acrescentou o socialista Manuel Machado, Portugal "é o único país da União Europeia que não tem regiões administrativas governadas democraticamente".
É perante este enquadramento, que vai da percepção política ao reconhecimento da sociedade civil, que nos parece ter chegado a hora de se avançar finalmente com a Regionalização. Há muito que se fala desta ambição, mas nunca como agora ela foi tão necessária. Seguramente que há arestas a limar e aspectos a esclarecer (nomeadamente a questão territorial), mas este é um processo do qual o país (sobretudo os territórios afastados de Lisboa e Porto) necessita urgentemente para contrariar a tendência de desertificação e despovoamento. Esperemos que na próxima legislatura se faça história e justiça…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 17/10/2019
Almodôvar
celebra as
"Escritas do Sul"
Concertos, conferências, peças de teatro, apresentações de livros e muito mais são alguns dos destaques de mais uma edição do Escritas do Sul-Festival da Língua Portuguesa, que vai decorrer entre esta quinta-feira e domingo, dias 17 e 20 de Outubro, na vila de Almodôvar.
07h00 - quinta, 17/10/2019
EMAS Beja sensibiliza
para participação pública
Estimular a participação e integrar a comunidade na vida pública, através da apresentação de projectos, de ideias inovadoras e de soluções a implementar no concelho de Beja: são estas, em linhas gerais, as grandes metas da iPP-Iniciativa de Participação Pública, a nova aposta da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja na área da Educação e da Sensibilização Ambiental.
07h00 - quinta, 17/10/2019
Convívio de docentes
do concelho de Odemira
Dar as boas-vindas aos professores cerca de 400 docentes que em 2019-2020 vão ensinar nos 46 estabelecimentos de ensino do concelho é o grande objectivo do Convívio Anual do Docente, que a Câmara de Odemira promove nesta quinta-feira, 17.
18h20 - quarta, 16/10/2019
Rui Maside é o novo
treinador do Aljustrelense
O técnico Rui Maside, de 56 anos, que nas duas últimas temporadas orientou o Moura AC, é o novo treinador do Mineiro Aljustrelense, sucedendo no cargo a João Candeias, que se demitiu no passado domingo, 13.
09h55 - quarta, 16/10/2019
Acidente na A2 perto de Aljustrel provoca um morto
Um morto e dois feridos é, para já, o resultado da colisão entre um veículo pesado e uma carrinha de transporte de valores na Auto-estrada do Sul (A2), na zona de Aljustrel.

Data: 11/10/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial