10h24 - quinta, 26/09/2019

Sociedade higienizada


Carlos Pinto
Nos últimos dias o ser (ou não) politicamente correcto deu muito que falar, escrever e opinar, tendo como ponto de partida duas situações bem distintas: primeiro foi a decisão unilateral do reitor da Universidade de Coimbra de retirar a carne de vaca das ementas das respectivas cantinas a bem da camada do ozono; a segunda foi a brincadeira de Bernardo Silva com o seu colega de equipa no Manchester City, Benjamin Mendy, a quem o internacional português apelidou de "Conguito", para desespero dos defensores dos direitos raciais e das minorias.
Um e outro episódio ganharam uma proporção inaudita e certamente inesperada pelos seus "actores", sendo que ambas demonstram o quão perigosa se tornou esta sociedade global, onde impera o politicamente correcto e que está a caminho de uma "higienização" total (sabe-se lá bem para quê).
Caso contrário, como se justifica que o reitor de uma universidade centenária tome uma decisão sem a devida justificação científica ou orçamental? Ou como é possível que se acuse de racismo um jogador de futebol por uma mensagem a brincar com um colega, ainda mais sabendo que ambos são grandes amigos e que uma equipa de futebol é, precisamente, sinónimo de integração e igualdade, já que muitas vezes se juntam no plantel (e no 11) atletas europeus, africanos, sul-americanos e asiáticos?
Tudo isto demonstra a esquizofrenia em que caiu a sociedade nos dias que correm, onde todos têm opinião mas ninguém pode furar o protocolo cinzento e asséptico que alguns tentam impor a partir das torres de marfim das grandes cidades. Será mesmo isto que queremos para o futuro?



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sábado, 04/07/2020
Mercado de Produtores
e Artesãos em Aljustrel
O largo junto ao Mercado Municipal de Aljustrel volta a receber neste sábado, 4, mais uma edição do Mercado de Produtores e Artesãos do Concelho, promovido pela autarquia local.
08h00 - sábado, 04/07/2020
Incêndio em Rio de
Moínhos causa ferido
Um incêndio rural perto da localidade de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel, causou na tarde desta sexta-feira, 3 de Julho, um ferido grave, que acabou por ser transportado para o Hospital de São José, em Lisboa, com queimaduras.
08h00 - sábado, 04/07/2020
Militares da GNR de Odemira
condenados por agressões
Os cinco militares da GNR de Odemira e de Milfontes foram considerados culpados no caso em que eram acusados, entre outros crimes, de agredirem dois imigrantes na zona do Almograve em Outubro de 2018.
07h00 - sexta, 03/07/2020
Distrito de Beja
tem sete candidatos
a "maravilha"
Já são conhecidos os sete finalistas regionais do distrito de Beja no concurso das "7 Maravilhas da Cultura Popular", iniciativa que pretende reconhecer o património cultural material e imaterial de Portugal.
07h00 - sexta, 03/07/2020
Lendias D'Encantar
promove ciclo de
teatro em Beja
As artes de palco regressam, neste fim-de-semana, 3 e 4 de Julho, à cidade de Beja, com o ciclo "1 Actor, 1 Músico", promovido pela companhia bejense Lendias D'Encantar.

Data: 26/06/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial