12h15 - quinta, 24/10/2019

Um enorme problema


Carlos Pinto
Os dados chegaram no final da passada semana, quase sem ninguém dar por eles. De acordo com o estudo "Ageing Europe 2019", divulgado a 18 de Outubro pelo Eurostat, o envelhecimento da população vai acelerar mais em Portugal do que noutros países no futuro próximo. O relatório indica mesmo que em 2050, ou seja, daqui a três décadas, Portugal vai ser o país mais envelhecido de toda a União Europeia, com 35,1% da sua população com 65 ou mais anos (acima da média europeia, que será de 28,5%). Pior: daqui a 30 anos 47,1% da população portuguesa terá 55 anos ou mais.
Estes são números que devem suscitar alerta entre todos nós, enquanto comunidade. Há muito que sabemos que a nossa pirâmide etária está invertida, mas a estimativa do Eurostat coloca o "dedo na ferida" e comprova uma evidência há muito sentida (sobretudo em territórios do interior, como o Baixo Alentejo): é preciso rejuvenescer a nossa população. Porque um povo sem jovens é um povo sem futuro, condenado a uma morte lenta à medida em que as sucessivas gerações vão sendo cada vez mais reduzidas.
Por tudo isto, não há tempo a perder. E exige-se que sejam criados, tanto no plano nacional como a nível local, mecanismos que possam ajudar a contrariar esta tendência. Como? A resposta está longe de ser simples, mas terá necessariamente de passar por uma política efectiva que incentive o aumento da natalidade, assim como criar as condições para que ter filhos não seja um "risco". Ou se age agora ou lamentaremos (ainda mais) no futuro.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sábado, 04/07/2020
Mercado de Produtores
e Artesãos em Aljustrel
O largo junto ao Mercado Municipal de Aljustrel volta a receber neste sábado, 4, mais uma edição do Mercado de Produtores e Artesãos do Concelho, promovido pela autarquia local.
08h00 - sábado, 04/07/2020
Incêndio em Rio de
Moínhos causa ferido
Um incêndio rural perto da localidade de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel, causou na tarde desta sexta-feira, 3 de Julho, um ferido grave, que acabou por ser transportado para o Hospital de São José, em Lisboa, com queimaduras.
08h00 - sábado, 04/07/2020
Militares da GNR de Odemira
condenados por agressões
Os cinco militares da GNR de Odemira e de Milfontes foram considerados culpados no caso em que eram acusados, entre outros crimes, de agredirem dois imigrantes na zona do Almograve em Outubro de 2018.
07h00 - sexta, 03/07/2020
Distrito de Beja
tem sete candidatos
a "maravilha"
Já são conhecidos os sete finalistas regionais do distrito de Beja no concurso das "7 Maravilhas da Cultura Popular", iniciativa que pretende reconhecer o património cultural material e imaterial de Portugal.
07h00 - sexta, 03/07/2020
Lendias D'Encantar
promove ciclo de
teatro em Beja
As artes de palco regressam, neste fim-de-semana, 3 e 4 de Julho, à cidade de Beja, com o ciclo "1 Actor, 1 Músico", promovido pela companhia bejense Lendias D'Encantar.

Data: 26/06/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial