12h15 - quinta, 07/11/2019

Honra e... responsabilidade


Carlos Pinto
Pedro do Carmo, deputado do PS eleito por Beja, acaba de ser eleito presidente da Comissão Parlamentar Permanente de Agricultura e Mar para a presente legislatura (2019-2023). Salvo qualquer lapso de memória, trata-se da primeira vez, no pós-25 de Abril, que um deputado eleito pelo distrito lidera uma comissão parlamentar, ainda para mais uma que tanto diz respeito a esta região, onde o sector primário continua a ser determinante na economia local (seja a agricultura no interior e litoral, sejam as pescas mais no litoral).
As comissões parlamentares permanentes são órgãos da Assembleia da República com competências específicas em razão da matéria. No caso da Comissão de Agricultura e Mar, a sua "área de jurisdição" abrange, entre outras, a agricultura, a pecuária, as pescas, a agro-indústria, a alimentação, o desenvolvimento rural, a silvicultura e florestas, ou os incêndios florestais. Por isso mesmo, ser um baixo-alentejano a dirigir os trabalhos deste órgão é uma grande honra.
Mas sob os ombros de Pedro do Carmo recai também uma elevada dose de responsabilidade, sobretudo por o Mundo Rural ter entrado de novo na "agenda política", seja pela questão das alterações climáticas e a mitigação dos efeitos da seca, pelas novas realidades agrícolas ou pelas tradições associadas aos territórios do interior.
O desafio é enorme e, nesse sentido, espera-se que Pedro do Carmo esteja à altura das exigências. O seu papel (e desta comissão permanente) será fundamental ao longo de uma legislatura em que todas estas questões serão, seguramente, debatidas no Parlamento. E tudo o que aí for decidido terá efeitos profundos no nosso Mundo Rural.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 18/02/2020
Ourique constrói novas ETAR
em Grandaços e Santana da Serra
A Câmara de Ourique vai investir um total de cerca de 283 mil euros nas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) nas aldeias de Grandaços (já construída) e de Santana da Serra (em construção).
07h00 - terça, 18/02/2020
EMAS faz obras
em Santa Vitória
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja vai iniciar, já no mês de Março, uma intervenção na rede de água da aldeia de Santa Vitória, num investimento avaliado em cerca de 28 mil euros.
07h00 - terça, 18/02/2020
CM Odemira atribui
bolsas de estudo
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.
07h00 - segunda, 17/02/2020
Domingo de Taça
sem surpresas
Não houve grandes surpresas nos jogos da segunda eliminatória da Taça do Distrito de Beja de 2019-2020 (oitavos-de-final), realizados na tarde deste domingo, 16 de Fevereiro.
07h00 - segunda, 17/02/2020
"PS presta contas"
na cidade de Beja
O Beja Parque Hotel, na cidade de Beja, recebe nesta segunda-feira, 17, pelas 21h00, a iniciativa "PS Presta Contas", que contará com a presença na ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Data: 07/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial