11h54 - quinta, 21/11/2019

Em nome das novas gerações


Carlos Pinto
Por muito que alguns não o reconheçam, refugiando-se na lenga-lenga de que "antigamente não precisávamos de nada disso", a tecnologia veio para ficar e será cada vez mais determinante nas sociedades do futuro. Seja permitindo novas formas de relacionamento entre as pessoas, seja possibilitando o acesso universal a serviços, seja até optimizando os métodos de produção, as novas tecnologias digitais são hoje uma realidade incontornável, num processo revolucionário em curso imparável e que não conhece, para já, barreiras intransponíveis.
Segundo alguns especialistas, dentro de muito pouco tempo os comandos de programação [0101010…] serão a "língua" mais utilizada no mundo. Através dela tudo será possível e o seu domínio perfeito irá ser sinónimo de "portas abertas" para novas oportunidades, pessoais e profissionais, um pouco à imagem do que é ainda o Inglês nos dias de hoje. Ou seja, aqueles que souberem programar e conjugar algoritmos terão, seguramente, mais e melhores chances de concretizar as suas ambições face aos que não dominam esse conhecimento.
Por tudo isto, desvalorizar o advento das novas tecnologias é uma perda de tempo… e, sobretudo, um erro crasso. Daí que seja urgente que os currícula das escolas despertem para esta realidade, deixando que estas matérias deixem de ser apenas tratadas durante os tempos livres, muitas vezes sem uma lógica com princípio, meio e fim. Esta é uma exigência em nome das novas gerações e, simultaneamente, de uma sociedade que se quer mais igualitária e preparada para o futuro.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
IN Castro apoia
criação de 22 novos
postos de trabalho
O IN Castro-Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde, dinamizado pela Câmara Municipal local, instruiu na íntegra um total de 16 candidaturas de empresas ao programa "+CO3SO-Emprego Interior", cuja aprovação permitirá a criação de 22 novos postos de trabalho no concelho e a concretização de um investimento global de 1265490,66 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial