15h16 - quinta, 05/12/2019

um património que é de todos


Carlos Pinto
Oprograma "Património" assinala no próximo dia 15 de Dezembro três décadas de emissões semanas (quase) ininterruptas, sempre na Rádio Castrense e nunca abdicando de ser palco para as mais variadas formas de expressão das tradições e da cultura popular de todo o Baixo Alentejo, desde as terras do Campo Branco às searas do barro ou das margens da serra do Caldeirão às águas do Monte da Rocha.
Por lá têm passado, ao longo de 30 anos e de centenas de programas, grupos corais e cantadores, tocadores de viola campaniça e acordeonistas, poetas populares e adivinhadores, artesãos e escritores. Através deles surgiram, novos grupos e recuperam-se os encontros de cante ao baldão e ao desafio. Tudo de forma despretensiosa e sempre com um fito único: preservar, mas acima de tudo, promover a herança cultural de uma terra e de um povo numa era em que tudo parece esboroar-se e deslaçar-se à custa do imediatismo.
Esta é, sem dúvidas, a grande mais-valia deste programa. Mais que a qualidade das modas e poemas dos seus participantes, ele vale, acima de tudo, por ser um fiel depositário das nossas origens e das tradições que ajudaram a construir o Baixo Alentejo enquanto comunidade. Por isso mesmo, todo o espólio do programa – aquelas horas e horas de emissão e gravações – não deve ficar apenas no arquivo de uma rádio ou das nossas memórias. Ele merece ser catalogado, estudado e disponibilizado ao público em geral. Porque esse património é nosso e a todos deve pertencer.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
IN Castro apoia
criação de 22 novos
postos de trabalho
O IN Castro-Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde, dinamizado pela Câmara Municipal local, instruiu na íntegra um total de 16 candidaturas de empresas ao programa "+CO3SO-Emprego Interior", cuja aprovação permitirá a criação de 22 novos postos de trabalho no concelho e a concretização de um investimento global de 1265490,66 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial