15h16 - quinta, 05/12/2019

um património que é de todos


Carlos Pinto
Oprograma "Património" assinala no próximo dia 15 de Dezembro três décadas de emissões semanas (quase) ininterruptas, sempre na Rádio Castrense e nunca abdicando de ser palco para as mais variadas formas de expressão das tradições e da cultura popular de todo o Baixo Alentejo, desde as terras do Campo Branco às searas do barro ou das margens da serra do Caldeirão às águas do Monte da Rocha.
Por lá têm passado, ao longo de 30 anos e de centenas de programas, grupos corais e cantadores, tocadores de viola campaniça e acordeonistas, poetas populares e adivinhadores, artesãos e escritores. Através deles surgiram, novos grupos e recuperam-se os encontros de cante ao baldão e ao desafio. Tudo de forma despretensiosa e sempre com um fito único: preservar, mas acima de tudo, promover a herança cultural de uma terra e de um povo numa era em que tudo parece esboroar-se e deslaçar-se à custa do imediatismo.
Esta é, sem dúvidas, a grande mais-valia deste programa. Mais que a qualidade das modas e poemas dos seus participantes, ele vale, acima de tudo, por ser um fiel depositário das nossas origens e das tradições que ajudaram a construir o Baixo Alentejo enquanto comunidade. Por isso mesmo, todo o espólio do programa – aquelas horas e horas de emissão e gravações – não deve ficar apenas no arquivo de uma rádio ou das nossas memórias. Ele merece ser catalogado, estudado e disponibilizado ao público em geral. Porque esse património é nosso e a todos deve pertencer.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 24/01/2020
Beja vai receber
ministros de
17 países da UE
A cidade de Beja vai receber, no próximo dia 1 de Fevereiro (sábado), a reunião anual do Grupo dos Amigos da Coesão da União Europeia (EU), que juntará os primeiros-ministros e ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Três detidos por
tráfico em Beja
A GNR deteve nesta quarta-feira, 22, em, Beja, três homens, com idades entre os 24 e os 34 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes no concelho.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Autarcas reúnem com
presidente da ANACOM
Os autarcas do distrito de Beja reúnem nesta sexta-feira, 24, na sede da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), com o presidente da ANACOM-Autoridade Nacional de Comunicações.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Estrada Nacional 2
é um "buraco pegado"
A 26 de Janeiro de 2018 a Infra-estruturas de Portugal (IP) anunciava, através do "CA", que ia avançar com uma empreitada de "grande requalificação" em parte do troço da Estrada Nacional (EN) 2 que liga Aljustrel a Castro Verde.
07h00 - sexta, 24/01/2020
Escolas profissionais
em torneio de futsal
A Associação de Futebol de Beja (AFB) promove a partir desta sexta-feira, 24, a primeira edição do Torneio de Futsal de Escolas Profissionais, que decorrerá até 14 de Maio, ao longo de 10 jornadas.

Data: 24/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial