12h41 - quinta, 23/01/2020

O estado da estradas


Carlos Pinto
Existe um ditado – bem antigo, por sinal – que alerta que "mais vale prevenir que remediar". Ou seja, já os nossos antecessores sabiam que determinadas situações e/ou problemas podiam ser evitados se houvesse uma boa dose de bom senso que antecipasse o que estava para vir e cortasse os males pela raiz. Curiosamente, nos tempos que correm, há ainda muito boa gente que parece não levar em conta esta velha máxima da sabedoria popular, preferindo "enterrar a cabeça na areia" a trabalhar no sentido de encontrar soluções para problemas que irão chegar…
Atente-se, por exemplo, no estado a que chegaram as nossas estradas. Olhe-se para a EN2 [ver página 5 desta edição do "CA"], no troço que liga Aljustrel a Castro Verde: buracos atrás de buracos numa via com intenso tráfego de pesados com minério e utilizada diariamente por centenas de condutores (para não falar de ambulâncias em situações de emergência). Mas há mais: a EN 263 entre Santa Luzia e Odemira, a EN 123 de Garvão a São Martinho das Amoreiras, a EN 121 na zona de Beringel ou a EN 18 entre Beja e Santa Vitória.
Todas estas vias apresentam diversos problemas, todos eles denunciados atempadamente por condutores, populações e autarcas. Ainda assim, pouco ou nada a Infra-estruturas de Portugal (IP) fez para que os mesmos fossem resolvidos, deixando que estas situações se agravassem com o passar do tempo, com todos os riscos de segurança inerentes. Ao contrário do que diz o ditado, aqui a IP não preveniu. E quando tiver de remediar o custo será muito maior…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
IN Castro apoia
criação de 22 novos
postos de trabalho
O IN Castro-Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde, dinamizado pela Câmara Municipal local, instruiu na íntegra um total de 16 candidaturas de empresas ao programa "+CO3SO-Emprego Interior", cuja aprovação permitirá a criação de 22 novos postos de trabalho no concelho e a concretização de um investimento global de 1265490,66 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial