15h23 - quinta, 02/04/2020

Tempo de riscos


Carlos Pinto
Tal como escrevemos na última edição, a viatura em que Portugal (e os portugueses) seguiam tranquilamente, a "velocidade de cruzeiro", chocou repentinamente com uma "parede de betão" em forma de vírus. De um dia para o outro (literalmente) o país parou. Os serviços públicos passaram a funcionar à distância, lojas, cafés e restaurantes fecharam, as escolas ficaram sem a agitação das crianças e (quase) todos nós começámos a trabalhar a partir de casa, tornando rotina aquilo que era um expediente pontual.
Sem que alguém o previsse, o coronavírus Covid-19 veio mudar o mundo. Ainda não sabemos bem de que forma, nem sequer podemos ousar perspectivar o que quer que seja. Mas este tempo (e o tempo que se seguirá) é seguramente de muitos desafios e enormes riscos. E é a estes – aos riscos – que todos devemos votar muita atenção.
Existe desde logo o risco (cada vez mais inevitável) de estarmos a caminho de uma recessão brutal, profunda e duradoura. Certamente não será o "fim do mundo", mas exigirá de todos grande esforço, empenho e capacidade de sacrifício. E escrevemos todos porque a responsabilidade de reerguer a economia não estará apenas nos trabalhadores, nos empresários, nos banqueiros e nos políticos. Nós enquanto cidadãos também teremos essa responsabilidade, mais que não seja consumindo o que é nacional e comprando no comércio local.
Mas a par da crise económica que se avizinha, este tempo de pandemia acarreta igualmente o risco de vermos os extremismos crescerem desmesuradamente, sobretudo os nacionalismos que advogam o encerramento de fronteiras e a vivência num Estado quase "policial". Saibamos resistir a esses "cantos de sereia" que seduzirão como nunca durante este período. Estará a nossa maturidade democrática à altura deste desafio?



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 25/05/2020
Aljustrel retoma
mercados mensais
A Câmara de Aljustrel decidiu retomar a realização de mercados mensais no Parque de Feiras e Exposições da "vila mineira", ainda que mediante o cumprimento de novas regras devido à pandemia de Covid-19.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Câmara de Almodôvar aprova
apoios às empresas do concelho
A Câmara de Almodôvar aprovou na passada semana, em reunião do executivo, um lote de candidaturas, no valor aproximado de 29591 euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Tecido Empresarial (PATECA).
07h00 - segunda, 25/05/2020
Odemira recebeu
vigília pelas artes
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Secretário de Estado
acompanha testes à Covid
em Ferreira do Alentejo
O secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, na sua qualidade de coordenador da execução do estado de calamidade do Alentejo devido à pandemia Covid-19, vai realizar nesta sexta-feira, 22, uma visita de trabalho a Ferreira do Alentejo.
07h00 - sexta, 22/05/2020
Requalificação do lar
de Messejana deverá
avançar até ao Verão
As obras da primeira fase de remodelação e ampliação das instalações do lar da Misericórdia de Nossa Senhora da Assunção, na vila de Messejana (concelho de Aljustrel), deverão avançar entre os meses de Julho e Agosto, num investimento total superior a um milhão de euros.

Data: 15/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial