12h51 - quarta, 29/04/2020

A (dura) etapa que se segue...


Carlos Pinto
Está decidido: quando for meia-noite de sábado, 2 de Maio, termina o estado de emergência em Portugal, decretado pelo Presidente da República a 18 de Março e já renovado por duas vezes. "O estado de emergência cessará a sua vigência após esta segunda renovação no dia 2 à meia-noite. Espera-se não ser necessário no futuro recorrer novamente ao estado de emergência. Se for necessário, isso será ponderado", anunciou Marcelo Rebelo de Sousa.
Ainda assim, o tempo não é facilitismo, como bem sublinhou o Presidente da República à saída da reunião que no início da semana juntou políticos (Governo incluído), técnicos de saúde e outros responsáveis. "Não [devemos] entender isto como qualquer facilitismo. Não há facilitismo. […] Por isso é que cada um dos pequenos passos vai ser avaliado permanentemente e pelos especialistas e depois pelos políticos", advertiu Marcelo.
Passadas todas estas semanas de clausura (literalmente), este é o momento de darmos um passo em frente. Há uma nova etapa pela frente, exigente e dura. Uma etapa que vai colocar à prova a nossa capacidade de resiliência enquanto comunidade e apelar à superação de todos na ressurreição da economia. Isto em simultâneo com as necessárias cautelas, sanitárias e sociais, que terão de ser mantidas, sob risco de deitarmos tudo a perder em poucos dias.
Dar um passo atrás seria o que de pior poderia a acontecer a todos nós neste momento. Por isso, escalado o pico da tormenta, saibamos agora percorrer a estrada até à normalidade com (e em) segurança e sem desvarios. O teste não será fácil. Mas é dele que depende o nosso futuro.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - domingo, 25/10/2020
Hospital de Beja assinala
meio século de existência
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULBSA) promove neste domingo, 25 de Outubro, a cerimónia comemorativa do 50º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Domingas Pereira
é a mandatária distrital
de João Ferreira
A médica Domingas Pereira, que exerce funções no hospital de Beja, é a mandatária distrital da candidatura de João Ferreira às eleições Presidenciais de 2021, revelou ao "CA" fonte oficial da candidatura apoiada pelo PCP.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Balanço positivo
nos cinco anos da
Almovimento
O presidente da associação Almovimento, com sede na vila de Almodôvar, faz um balanço "positivo" dos cinco anos de existência da colectividade, assinalados no início deste mês de Outubro.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Urgências de
Castro Verde vão
ser ampliadas
O edifício actual do Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde irá ser ampliado, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal local.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Mértola, capital da caça!
Mesmo sendo tempo de pandemia, Mértola continua a ser a "capital da caça"! Um "estatuto" assinalado ao longo deste fim-de-semana, 23 a 25 de Outubro, com a realização da 11ª edição da Feira da Caça, promovida pela Câmara Municipal local e que vai decorrer no novo Pavilhão Multiusos da "vila-museu".

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial