12h43 - quinta, 23/07/2020

A afirmação de uma região


Carlos Pinto
São algumas as formas de afirmar uma região. Desde logo pela sua cultura, tradições e espírito de comunidade (e não é por acaso que esta variante surge em primeiro lugar). Mas também pelo "peso" da sua economia e do valor acrescentado que a mesma gera, pelo ambiente e condições naturais ou, inevitavelmente, pela política. Porque, ao fim e ao cabo, tudo é política.
Vem isto a propósito da revelação feita nesta edição do "CA" pelo novel presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, Nelson Brito, garantindo que a região terá um candidato próprio e assumidamente baixo-alentejano nas eleições para a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, agendadas já para Setembro. "É nossa obrigação defender que o próximo presidente da CCDR seja um baixo-alentejano, porque é justo que o seja, porque é oportuno que o seja e porque tenho a certeza que os baixo-alentejanos não esperam outra coisa de nós", advoga [ver página 6].
Independentemente do sucesso que esta candidatura venha a ter nas eleições, ela surge no tempo certo e é indispensável. Porque numa região com tantas potencialidades como o Baixo Alentejo – que vão da agricultora ao sector mineiro, do turismo à aeronáutica – está na hora da mesma se afirmar em definitivo, assumindo a sua identidade própria e traçando metas concretas (e há muito adiadas).

2. A Somincor celebra nesta sexta-feira, 24 de Julho, 40 anos de existência. Quatro décadas que transformaram completamente a região – nomeadamente o concelho de Castro Verde e municípios limítrofes – e que fazem desta uma empresa de referência mundial em vários planos (mesmo que nem todos se tenham ainda apercebido de tal). Parabéns Somincor!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/08/2020
Seca no Parque Natural
do Sudoeste Alentejano
preocupa autarcas
Os presidentes das câmaras municipais de Odemira, Sines, Aljezur e Vila do Bispo manifestaram-se preocupados com a seca que afecta as bacias do Mira e do Barlavento algarvio, exigindo "a elaboração de planos de contingência" para fazer face a uma situação que "tende a agravar-se".
07h00 - quarta, 12/08/2020
Castro Verde: Presidente da Assembleia Municipal renuncia ao cargo
A presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Ana Paula Baltazar, eleita pela CDU, apresentou a sua renúncia ao cargo e ao mandato de vogal neste órgão na noite desta terça-feira, 11, em sessão extraordinária da Assembleia.
07h00 - quarta, 12/08/2020
CM Ourique faz obras nos balneários
do pavilhão da EB 2,3/ Secundária
A Câmara de Ourique está a proceder a obras no interior e na cobertura dos balneários do pavilhão da Escola Básica (EB) 2,3/ Secundária local, num investimento avaliado em cerca de 23 mil euros.
07h00 - quarta, 12/08/2020
AFBeja dá apoio
a clubes certificados
na época 2019-2020
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) decidiu atribuir um apoio financeiro adicional aos clubes de futebol e futsal filiados que obtiveram certificação pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na época de 2019-2020.
12h00 - terça, 11/08/2020
Regantes do Roxo querem
água a preço "mais justo"
Os regantes beneficiados pelo perímetro de rega do Roxo, no concelho de Aljustrel, defendem um "ajustamento" do preço cobrado pela água do Alqueva, por forma a garantir a "rentabilidade" das explorações agrícolas.

Data: 07/08/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial