12h38 - quinta, 06/08/2020

Os desafios da agricultura


Carlos Pinto
Os s últimos meses de pandemia, que redundaram em confinamentos, limitações na circulação de pessoas e bens e encerramento de fronteiras, colocaram a nu algumas das nossas limitações. Tanto no plano pessoal, como enquanto comunidade! Foram tempos complicados, vividos na incerteza do presente e sempre numa tentativa de nos equilibrarmos "no arame". Poucos meses bastaram para que o que era dado por garantido deixasse de o ser e que as dúvidas se sobrepusessem a tudo o resto.
Nestas semanas da Covid-19 todos nós passámos por muito. Um período que, certamente, nos ajudou a avaliar o real valor das coisas e a olhar com outros olhos para a forma como a nossa sociedade estava organizada, para as suas inter-ligações e dependências.
Vem isto a propósito da realidade da agricultura em Portugal e, sobretudo, no Baixo Alentejo. Porque se antes do coronavírus isso pouco ou nada importava para a grande generalidade dos portugueses (e baixo-alentejanos), de um momento para o outro apercebemo-nos da importância que é ter (ou não) um sector agrícola estruturado, capaz de produzir a fornecer a cadeia alimentar nacional, tornando-nos auto-suficientes relativamente aos produtos vindos do estrangeiro.
Quer isto dizer que a pandemia veio reforçar a convicção de que Portugal tem de ter um sector primário forte. O que passa, desde logo, por todos nós, comprando preferencialmente o que é nacional em detrimento do que vem de fora. Mas também depende (muito) das entidades que tutelam a área, através do reforço de mecanismos que permitam uma consolidação efectiva da actividade. E isso em todas as suas variantes, desde o regadio ao sequeiro!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 24/09/2020
Presidente do PSD quer mais eleitos
autárquicos no distrito de Beja
O presidente do PSD quer reforçar a implantação do partido no distrito de Beja e, nesse sentido, ambiciona garantir mais eleitos social-democratas nas eleições Autárquicas de 2021.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Mértola com plano de
adaptação à pandemia
para a Educação
Minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus entre a comunidade escolar local é o principal objectivo do Plano de Adaptação à Covid-19 que acaba de ser lançado pela Câmara de Mértola, em parceria com o Centro ABC-Algarve Biomedical Center, e representa um investimento de cerca de 33500 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
IN Castro apoia
criação de 22 novos
postos de trabalho
O IN Castro-Centro de Ideias e Negócios de Castro Verde, dinamizado pela Câmara Municipal local, instruiu na íntegra um total de 16 candidaturas de empresas ao programa "+CO3SO-Emprego Interior", cuja aprovação permitirá a criação de 22 novos postos de trabalho no concelho e a concretização de um investimento global de 1265490,66 euros.
07h00 - quinta, 24/09/2020
Embaixador da Suíça
reuniu com executivo
da Câmara de Beja
O executivo da Câmara de Beja recebeu na terça-feira, 22, o embaixador da Suíça em Portugal, André Regli, numa visita oficial que teve como objectivo apresentar a nova cônsul da Embaixada, Magdalena Betschart, e o novo cônsul honorário em Loulé, Thomas Kottmann, cuja área de jurisdição abrange o distrito de Beja.
07h00 - quarta, 23/09/2020
Crianças da creche de Ourique com testes à Covid-19 negativos
Os testes de despistagem à Covid-19 realizados a 18 crianças da creche da Misericórdia de Ourique, onde foram detectados dois caso positivos na passada semana ligados ao surto de Santa Luzia, deram todos negativos, adianta ao "CA" o presidente da Câmara Municipal local.

Data: 11/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial