12h35 - quinta, 08/10/2020

CCDR's com grandes desafios


Carlos Pinto
Na próxima terça-feira, 13 de Outubro, terá lugar um momento histórico: pela primeira vez irão ser eleitos (e não nomeados) os presidentes e um dos vice-presidentes das cinco comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional existentes em Portugal, entre as quais a do Alentejo (CCDRA) – ver notícia na página 7. A medida foi decidida pelo Governo no início do ano e visa reforçar a "legitimidade democrática" destes organismos, para que estes possam "assumir plenamente o papel de centros de planeamento e definição de estratégias de desenvolvimento regional, desde logo no próximo ciclo de programas operacionais".
Ou seja, o futuro presidente da CCDRA terá pela frente um grande, enorme desafio. Porque já todos percebemos que os próximos anos serão decisivos para o futuro da região: não só pelos efeitos da pandemia na economia e no nosso modo de viver, como também pelo facto de parecer ser quase inevitável que depois de 2030 o volume de fundos financeiros provenientes de Bruxelas (e da União Europeia) seja substancialmente menor.
Desta forma, é grande a responsabilidade que irá cair sob a nova presidência da CCDRA. A ela caberá definir uma estratégia eficaz e realista que vá de encontro às pretensões, às ambições e, sobretudo, às necessidades da região. Mas, mais que isso, será à CCDRA que irá caber a coordenação, gestão e execução dessa mesma estratégia, esperando-se que saiba actuar em articulação com os municípios e as empresas e evitar a sempre excessiva carga burocrática associada a processos desta natureza.
É por tudo isto que estamos perante um momento decisivo para o Alentejo. Que todos saibam estar à altura das exigências.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 25/11/2020
Alentejo 2020 aprova
candidaturas do "+ CO3SO"
O Alentejo 2020 já fechou as deliberações de um aviso de concurso do programa "+ CO3SO", tendo deliberado sobre mais de 200 candidaturas apresentadas, revela ao "CA" fonte oficial do programa operacional regional.
07h00 - quarta, 25/11/2020
GNR sinaliza 3.403 idosos sozinhos
ou isolados no Baixo Alentejo
Um total de 3403 idosos foram sinalizados pela GNR nos 14 concelhos do distrito de Beja por viverem sozinhos e/ou isolados.
07h00 - quarta, 25/11/2020
Odemira entrega prémios
"Espírito Empreendedor"
Um projecto na área da cosmética e um "restaurante sobre rodas" são os vencedores da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor"em 2020, promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.
07h00 - terça, 24/11/2020
Almodôvar distinguida
como "Autarquia
Familiarmente Responsável"
A Câmara de Almodôvar foi distinguida, pela quinta vez consecutiva, com o galardão de "Autarquia Familiarmente mais Responsável", atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que acompanha as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar nas políticas locais.
07h00 - terça, 24/11/2020
EMAS de Beja retoma
projecto "Heróis
da Água" nas escolas
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja retomou, na passada semana, o projecto "Heróis da Água", direccionado para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial