14h42 - sexta, 25/01/2008

Estreia de ópera de Emmanuel Nunes com transmissão em Beja

Estreia de ópera de Emmanuel Nunes com transmissão em Beja

A primeira ópera do compositor português Emmanuel Nunes, "Das Märchen", estreia-se esta sexta-feira, 25, no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa, mas poderá ser vista de norte a sul do país, uma vez que será transmitida em directo em 14 salas de espectáculo.
"Das Märchen", inspirada num texto de Goethe, foi uma encomenda do São Carlos, Casa da Música e Fundação Calouste Gulbenkian ao compositor português e tem um orçamento de cerca de um milhão de euros.
A encenação está a cargo de Karoline Gruber, a coreografia é de Roy Spahn e a cenografia de Mechthild Seipel, numa produção contemporânea e actual que contará com 14 intérpretes e dez bailarinos.
Com direcção de Peter Rundel, a música será interpretada por duas orquestras - Remix Ensemble e Orquestra Sinfónica Portuguesa - e pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos.
"Das Märchen" terá três récitas (nos dias 25, 27 e 29 de Janeiro), mas apenas a estreia, já esgotada em Lisboa, será transmitida em Ponte de Lima, Porto, Vila Flor, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Torres Novas, Portalegre, Estremoz, Beja, Faro, Açores e Madeira.
A transmissão, via satélite, decorrerá em ecrãs gigantes e com legendas, porque a ópera será interpretada em alemão.
"Das Märchen" ("O Conto") tem como cenário um rio, que separa duas margens onde vivem personagens distintas, como a Bela Lília, o Homem com a Lâmpada, o Gigante, um Príncipe e uma Serpente Verde que se transforma em ponte.
Emmanuel Nunes partiu de um texto do século XVIII, aberto a metáforas e alegorias sobre o mundo, sobre a busca de "uma existência livre e plena", como se lê na sinopse de "Das Märchen".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 26/04/2017
Ciência e bailes
em São Teotónio
A TAIPA, de Odemira, a associação PéDeXumbo, de Évora, e o Centro de Ciência Viva de Estremoz estão a promover em São Teotónio o projecto educativo "A Ciência de um Baile de Mastro".
07h00 - quarta, 26/04/2017
Bispo de Beja extinguiu
Departamento do Património
O bispo de Beja decidiu extinguir o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA), num momento em que a Diocese está a "reajustar as estruturas" face a "novos condicionalismos".
07h00 - quarta, 26/04/2017
CM Almodôvar apoia
alunos universitários
A Câmara de Almodôvar voltou a atribuir bolsas de estudo aos estudantes do concelho que frequentam o ensino superior no ano lectivo 2016-2017, num apoio total de cerca de 30 mil euros.
07h00 - terça, 25/04/2017
Marcelo, Costa, Capoulas
e Moedas vão à Ovibeja
Faltam apenas dois dias para o arranque da 34ª edição da Ovibeja e já estão confirmadas as visitas de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Capoulas Santos àquela que é a "grande feira do Sul".
10h03 - segunda, 24/04/2017
Sara Ramos candidata
da CDU em Odemira
A fisioterapeuta Sara Ramos, de 30 anos, vai ser a candidata da CDU à presidência da Câmara de Odemira nas eleições Autárquicas agendadas para o próximo dia 1 de Outubro.

Data: 14/04/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial