VI Cadernos Culturais d\'Ourique, que procuram dar a conhecer a história do concelho.
A edição conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Ourique, da Junta de Freguesia de Ourique e da Junta de Freguesia de Santana da Serra, sendo que a sua apresentação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Ourique.' /> Cadernos Culturais d'Ourique apresentados [Correio Alentejo] VI Cadernos Culturais d\'Ourique, que procuram dar a conhecer a história do concelho.
A edição conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Ourique, da Junta de Freguesia de Ourique e da Junta de Freguesia de Santana da Serra, sendo que a sua apresentação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Ourique.' >
00h00 - sábado, 22/04/2017

Cadernos Culturais
d'Ourique apresentados

Cadernos Culturais d'Ourique apresentados

A ORIK – Associação de Defesa do Património d'Ourique lança este sábado, 22, pelas 16h00, os VI Cadernos Culturais d'Ourique, que procuram dar a conhecer a história do concelho.
A edição conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Ourique, da Junta de Freguesia de Ourique e da Junta de Freguesia de Santana da Serra, sendo que a sua apresentação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Ourique.
A obra conta nesta edição com os textos "As estelas dos Campos de Ourique: a escrita do Sudoeste e o seu contexto arqueológico, por Samuel Melro, Pedro Barros, Amílcar Guerra e Susana Estrela; "Achados de moedas romanas do concelho de Ourique, por Maria Manuela Alves Dias; "Onde está Orique?", por Hélder Mendes; "A Arrábida (R?bi?a) de Panóias – Ourique, segundo alguns testemunhos documentais", por António Rafael Carvalho; "A visitação quinhentista da ermida de Santana, termo de Ourique (1523)", por Alice Borges Gago; e "As nascentes do Sado, das serranias dos Celtici aos Campos de Ourique", por João Carlos Garcia e António Martins Quaresma, na área da história e arqueologia.
Na secção "Memória" é publicado o texto "Santana da Serra, memórias do século XX. Início dos anos sessenta – O sonho na Esplanada", de José Carlos Borges Godinho, enquanto que sobre genealogia e heráldica é apresentado o trabalho "José Tomás Neto Serrão e Torpes de Melo Serrão – Subsídios genealógicos", de Henrique Albino Figueira.
Na área da cidadania e intervenção pública poderá ser lidos os textos "Que relação queremos construir com a História", de José Duarte Branco; e "A agricultura da região de Ourique. Presente e investimento no futuro", de Duarte Nobre Félix Gonçalves.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
11h42 - terça, 23/01/2018
Secretário-geral da OMT
faz elogios a Castro Verde
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) fez rasgados elogios ao trabalho desenvolvido na área da conservação da natureza no concelho de Castro Verde, que visitou na manhã desta terça-feira, 23, acompanhado pela secretária de Estado do Turismo.
07h00 - terça, 23/01/2018
Secretárias de Estado
visitam cidade de Beja
Habitação social e intervenção urbana no centro histórico da cidade estão na origem da visita que as secretárias de Estado da Habitação e da Cidadania e Igualdade realizam nesta terça-feira, 23, a Beja.
07h00 - terça, 23/01/2018
Castro Verde recebe
secretário-geral da OMT
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) vai estar nesta terça-feira, 23no concelho de Castro Verde, numa visita onde será acompanhado pela secretária de Estado do Turismo.
07h00 - terça, 23/01/2018
11 detidos por tráfico
de droga em Cuba
A GNR deteve no domingo, 21, na vila de Cuba, um total de 11 pessoas, oito homens e três mulheres com idades entre os 17 e 31 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
00h00 - segunda, 22/01/2018
Aljustrel define estratégia
para 2018 na área
da protecção civil
A Comissão Municipal de Protecção Civil de Aljustrel aprovou na passada semana o seu plano de trabalho para 2018, que inclui acções de sensibilização e outras intervenções.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial