VI Cadernos Culturais d\'Ourique, que procuram dar a conhecer a história do concelho.
A edição conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Ourique, da Junta de Freguesia de Ourique e da Junta de Freguesia de Santana da Serra, sendo que a sua apresentação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Ourique.' /> Cadernos Culturais d'Ourique apresentados [Correio Alentejo] VI Cadernos Culturais d\'Ourique, que procuram dar a conhecer a história do concelho.
A edição conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Ourique, da Junta de Freguesia de Ourique e da Junta de Freguesia de Santana da Serra, sendo que a sua apresentação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Ourique.' >
00h00 - sábado, 22/04/2017

Cadernos Culturais
d'Ourique apresentados

Cadernos Culturais d'Ourique apresentados

A ORIK – Associação de Defesa do Património d'Ourique lança este sábado, 22, pelas 16h00, os VI Cadernos Culturais d'Ourique, que procuram dar a conhecer a história do concelho.
A edição conta com os apoios da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Ourique, da Junta de Freguesia de Ourique e da Junta de Freguesia de Santana da Serra, sendo que a sua apresentação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Ourique.
A obra conta nesta edição com os textos "As estelas dos Campos de Ourique: a escrita do Sudoeste e o seu contexto arqueológico, por Samuel Melro, Pedro Barros, Amílcar Guerra e Susana Estrela; "Achados de moedas romanas do concelho de Ourique, por Maria Manuela Alves Dias; "Onde está Orique?", por Hélder Mendes; "A Arrábida (R?bi?a) de Panóias – Ourique, segundo alguns testemunhos documentais", por António Rafael Carvalho; "A visitação quinhentista da ermida de Santana, termo de Ourique (1523)", por Alice Borges Gago; e "As nascentes do Sado, das serranias dos Celtici aos Campos de Ourique", por João Carlos Garcia e António Martins Quaresma, na área da história e arqueologia.
Na secção "Memória" é publicado o texto "Santana da Serra, memórias do século XX. Início dos anos sessenta – O sonho na Esplanada", de José Carlos Borges Godinho, enquanto que sobre genealogia e heráldica é apresentado o trabalho "José Tomás Neto Serrão e Torpes de Melo Serrão – Subsídios genealógicos", de Henrique Albino Figueira.
Na área da cidadania e intervenção pública poderá ser lidos os textos "Que relação queremos construir com a História", de José Duarte Branco; e "A agricultura da região de Ourique. Presente e investimento no futuro", de Duarte Nobre Félix Gonçalves.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 23/06/2017
Juramento de bandeira
no quartel de Beja
O quartel do Regimento de Infantaria (RI) 1, em Beja, recebe esta sexta-feira, 23, o juramento de bandeira do terceiro Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2017.
07h00 - quinta, 22/06/2017
ACOS felicita Castro
por distinção da Unesco
A ACOS – Associação de Agricultores do Sul, de Beja, felicitou a comissão que apresentou a candidatura do concelho de Castro Verde a Reserva da Biosfera, aprovada na passada semana pela Unesco.
07h00 - quinta, 22/06/2017
Cátedra da Unesco
reúne em Castro Verde
O Fórum Municipal de Castro Verde recebe esta quinta-feira, 22 de Junho, o III Encontro da Cátedra da Unesco em Património Imaterial e Saber-fazer Tradicional.
07h00 - quinta, 22/06/2017
PS apresenta candidatos
no concelho de Beja
A candidatura do PS em Beja apresenta esta quinta-feira, 22 de Junho, pelas 21h00, os seus candidatos aos órgãos municipais e de freguesia no concelho para as eleições Autárquicas de 1 de Outubro.
07h00 - quarta, 21/06/2017
Castro Verde festeja
Reserva da Biosfera
A vila de Castro Verde recebe esta quarta-feira, 21, ao final da tarde, uma sessão evocativa da classificação do concelho como Reserva da Biosfera da Unesco, aprovada em Paris na passada semana.

Data: 09/06/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial