07h00 - quarta, 12/07/2017

Centro UNESCO abre
portas na cidade de Beja

Centro UNESCO abre portas na cidade de Beja

É inaugurado esta quarta-feira, 12, o novo Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (CEUSPCI) de Beja, instalado no edifício emblemático do antigo Clube Bejense.
A criação desta nova infra-estrutura resulta da parceria da Câmara Municial e da UNESCO com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação Aga-Khan, o CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, a MODA – Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo.
O objectivo, referem os promotores do CEUSPCI, é "salvaguardar e promover as várias manifestações do património cultural intangível". "A criação deste Centro deve ser, por isso, vista como uma reacção à crescente debilidade demográfica do interior, em particular do Alentejo, que partindo da valorização das suas gentes pretende projectar uma sociedade para o futuro ancorada nas práticas e memórias que estes patrimónios imateriais evocam", acrescentam.
A inauguração do Centro UNESCO em Beja arranca às 9h30 com um atelier para crianças, sendo que a cerimónia oficial será às 18h00. Durante o dia terá ainda lugar a apresentação da exposição fotográfica "Cante: Alma do Alentejo da foto", da jornalista Ana Baião, e as actuações das Vozes Búlgaras Angelite, Cantadores do Desassossego e António Zambujo (a partir das 22h00 na Praça da República).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - domingo, 19/11/2017
Bloco de Esquerda cria
Concelhia em Odemira
Reforçar a actividade do partido na Assembleia Municipal de Odemira e nas assembleias de freguesia do concelho é um dos grandes objectivos da nova Concelhia de Odemira do Bloco de Esquerda (BE).
00h00 - domingo, 19/11/2017
JS Beja reelegeu
Manuel C. Coelho
O jovem Manuel de Castro Coelho foi reeleito presidente da Concelhia de Beja da Juventude Socialista (JS) e traça como metas "fazer mais" por Beja e pelos jovens do concelho.
00h00 - sábado, 18/11/2017
PCP questionou
Ministério da Educação
O PCP critica o Governo por este não ter adiantado novidades sobre a requalificação das escolas secundárias de Castro Verde, Odemira e Serpa durante a discussão na especialidade do Orçamento de Estado 2018.
00h00 - sexta, 17/11/2017
Médicos veterinários
reúnem em Castro Verde
A vila de Castro Verde recebe entre esta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de Novembro, a quinta edição das Jornadas Técnico-Veterinárias do Campo Branco.
00h00 - sexta, 17/11/2017
Câmara de Castro Verde
prepara orçamento para 2018
A Câmara de Castro Verde concluiu na noite de quarta-feira, 15 de Novembro, o ciclo de sessões pelo concelho para recolha contributos da população no âmbito da preparação das Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2018.

Data: 10/11/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial