07h00 - quarta, 12/07/2017

Centro UNESCO abre
portas na cidade de Beja

Centro UNESCO abre portas na cidade de Beja

É inaugurado esta quarta-feira, 12, o novo Centro UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (CEUSPCI) de Beja, instalado no edifício emblemático do antigo Clube Bejense.
A criação desta nova infra-estrutura resulta da parceria da Câmara Municial e da UNESCO com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação Aga-Khan, o CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, a MODA – Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo.
O objectivo, referem os promotores do CEUSPCI, é "salvaguardar e promover as várias manifestações do património cultural intangível". "A criação deste Centro deve ser, por isso, vista como uma reacção à crescente debilidade demográfica do interior, em particular do Alentejo, que partindo da valorização das suas gentes pretende projectar uma sociedade para o futuro ancorada nas práticas e memórias que estes patrimónios imateriais evocam", acrescentam.
A inauguração do Centro UNESCO em Beja arranca às 9h30 com um atelier para crianças, sendo que a cerimónia oficial será às 18h00. Durante o dia terá ainda lugar a apresentação da exposição fotográfica "Cante: Alma do Alentejo da foto", da jornalista Ana Baião, e as actuações das Vozes Búlgaras Angelite, Cantadores do Desassossego e António Zambujo (a partir das 22h00 na Praça da República).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 22/01/2018
Aljustrel define estratégia
para 2018 na área
da protecção civil
A Comissão Municipal de Protecção Civil de Aljustrel aprovou na passada semana o seu plano de trabalho para 2018, que inclui acções de sensibilização e outras intervenções.
00h00 - segunda, 22/01/2018
Unidade Móvel de
Saúde de Mértola com
campanhas no "terreno"
A Unidade Móvel de Saúde da Câmara de Mértola inicia nesta semana duas novas campanhas de sensibilização da população para a necessidade de prevenção de quedas e sobre os perigos da auto-medicação.
00h00 - segunda, 22/01/2018
EMAS Beja traça
prioridades para 2018
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja tem como grande prioridade em 2018 realizar "intervenções muito cirúrgicas e específicas em toda a rede de águas, quer da cidade quer das freguesias rurais".
07h00 - domingo, 21/01/2018
DECO dá apoio
jurídico em Odemira
A DECO/ Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor iniciou nesta semana as sessões gratuitas de atendimento ao consumidor na vila de Odemira em 2018, que decorrerão sempre na terceira quinta-feira de cada mês.
00h00 - domingo, 21/01/2018
Beja: PS elogia orçamento,
CDU critica algumas opções
A Assembleia Municipal de Beja aprovou nesta semana o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2018 da Câmara, no valor de 33,8 milhões de euros, mas o documento é avaliado de diferente forma por PS e CDU.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial