07h00 - quarta, 09/08/2017

Bactéria "ameaça"
olivais do Alentejo

Bactéria "ameaça" olivais do Alentejo

A detecção da bactéria Xylella fastidiosa, que destrói plantas e árvores como oliveiras, em Espanha está a deixar os olivicultores do Alentejo bastante preocupados, visto que esta pode ameaçar a produção de azeite.
Devido à "evolução" que a doença provocada pela bactéria fez em Itália, onde foi detectada pela primeira vez na Europa, em 2013, até Espanha, onde, no passado mês de Junho, foi identificado o mais recente foco, "é mais do que justificada a preocupação", admite Henrique Herculano, director técnico do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.
Já Filipe Cameirinha Ramos, produtor e membro da Direcção da Olivum - Associação de Olivicultores do Sul, afirma existir "preocupação", mas não "alarmismos".
"Andamos a acompanhar a evolução da Xylella fastidiosa e, actualmente, ainda não foi identificado nenhum foco em Portugal, mas sabemos que a bactéria já chegou a Espanha e é uma questão de tempo até chegar" a território português. Por isso, "temos de estar preocupados e adoptar medidas de contingência", sublinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 14/12/2017
Sérgio Fernandes lidera Segurança Social de Beja
Sérgio Fernandes é o novo director do Centro Distrital de Beja da Segurança Social, entrando em funções nesta quinta-feira, 14 de Dezembro, e substituindo Helena Barreto, que saiu do cargo na passada semana.
07h00 - quinta, 14/12/2017
Ourique quer mais comboios
Alfa Pendular na Funcheira
O presidente da Câmara Municipal de Ourique defende a paragem de mais comboios Alfa Pendular na estação ferroviária da Funcheira.
07h00 - quinta, 14/12/2017
OP de Odemira teve
quatro vencedores
Foram quatro as propostas a vencer a edição de 2017 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Odemira, avaliadas num total de 500 mil euros e que serão incluídas no orçamento municipal do próximo ano.
07h00 - quinta, 14/12/2017
CDU explica "caso"
da Derrama em Castro
A CDU de Castro Verde garante não ter escondido "nenhuma informação" relativamente ao caso em que a Câmara Municipal vai ter de devolver mais de 1,2 milhões de euros por Derrama indevidamente cobrada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
07h00 - quarta, 13/12/2017
Auditoria às contas
da Câmara de Castro
O novo executivo da Câmara Municipal de Castro Verde, liderado pelo socialista António José Brito, decidiu avançar com uma auditoria externa às contas da autarquia do Campo Branco.

Data: 07/12/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial