07h00 - quarta, 09/08/2017

Bactéria "ameaça"
olivais do Alentejo

Bactéria "ameaça" olivais do Alentejo

A detecção da bactéria Xylella fastidiosa, que destrói plantas e árvores como oliveiras, em Espanha está a deixar os olivicultores do Alentejo bastante preocupados, visto que esta pode ameaçar a produção de azeite.
Devido à "evolução" que a doença provocada pela bactéria fez em Itália, onde foi detectada pela primeira vez na Europa, em 2013, até Espanha, onde, no passado mês de Junho, foi identificado o mais recente foco, "é mais do que justificada a preocupação", admite Henrique Herculano, director técnico do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.
Já Filipe Cameirinha Ramos, produtor e membro da Direcção da Olivum - Associação de Olivicultores do Sul, afirma existir "preocupação", mas não "alarmismos".
"Andamos a acompanhar a evolução da Xylella fastidiosa e, actualmente, ainda não foi identificado nenhum foco em Portugal, mas sabemos que a bactéria já chegou a Espanha e é uma questão de tempo até chegar" a território português. Por isso, "temos de estar preocupados e adoptar medidas de contingência", sublinha.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 21/08/2017
Câmara de Mértola
com apoios aos alunos
A Câmara de Mértola vai apoiar os alunos do concelho que frequentem o primeiro e o segundo ciclo do ensino básico, através da entrega gratuita dos manuais escolares e/ou dos cadernos de actividades.
00h00 - segunda, 21/08/2017
PS Castro Verde lança
site "Somos Futuro"
A candidatura do PS no concelho de Castro Verde tem disponível desde a passada sexta-feira, 18 de Agosto, um novo site na Internet (www.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Amanto retirado
da escola da Salvada
A Câmara de Beja tem a decorrer obras de reabilitação na Escola Básica de Salvada, que incluem a remoção da actual estrutura de fibrocimento com amianto e a colocação de uma nova cobertura.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Novos centros escolares
em São Teotónio e São Luís
A Câmara de Odemira já tem em marcha os projectos dos novos centros escolares de São Teotónio e de São Luís, obras que estão avaliados num montante total superior a 2,7 milhões de euros.
00h00 - sábado, 19/08/2017
Novos equipamentos para
trabalhadores da CM Serpa
A Câmara de Serpa entregou esta semana novos equipamentos de protecção individual (EPI) aos trabalhadores da sua Divisão de Obras Municipais e Ambiente (DOMA).

Data: 04/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial