07h00 - quarta, 25/10/2017

Fundo Ambiental vai
apoiar projecto da EDIA

Fundo Ambiental vai apoiar projecto da EDIA

O projecto Unidades de Recirculação de Sub-produtos de Alqueva (URSA), da EDIA, foi um dos premiados pelo Fundo Ambiental Português, no âmbito do programa "Apoiar a Transição para uma Economia Circular".
O URSA ficou em terceiro lugar entre as 66 candidaturas apresentadas a nível nacional e irá agora receber uma verba de 50 mil euros para o desenvolvimento de um plano de implementação, após o qual haverá nova avaliação para eleição e apoio de três a oito projetos.
De acordo com a EDIA, o projecto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade e visa "a criação de um conjunto de unidades de recolha, tratamento e transformação de sub-produtos agrícolas em fertilizante para aplicação no solo, distribuídas pelo território do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva".
"Estas unidades pretendem devolver ao solo os nutrientes que são retirados através da agricultura, reduzindo deste modo as necessidades de adubação e aumentando a rentabilidade das culturas, potenciando em simultâneo a melhoria do solo e das suas funções filtradoras, e contribuindo para uma melhoria da qualidade da água utilizada pelo Empreendimento", acrescenta a empresa.
A EDIA acrescenta ainda que com este e outros projectos "prossegue com o seu propósito de ir para além do fornecimento de água aos agricultores de Alqueva, reforçando o seu contributo efectivo no apoio ao sector agrícola, na promoção do uso eficiente de recursos e na protecção do solo e da água".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 12/12/2019
Agricultores e PSD contestam
restrições nas agro-ambientais
A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e a Distrital de Beja do PSD vieram a público contestar a decisão do Ministério da Agricultura de de restringir os apoios às medidas agro-ambientais a uma medida por beneficiário até ao próximo quadro comunitário.
07h00 - quinta, 12/12/2019
Campanha de Natal
no comércio de Mértola
A Câmara de Mértola tem a decorrer, até 6 de Janeiro (dia de Reis), mais uma edição da campanha "Neste Natal compre no comércio local e ganhe prémios", que visa promover, incentivar e dinamizar as compras no comércio local na época natalícia na "vila-museu".
07h00 - quarta, 11/12/2019
"Empregabilidade tem
sido prioridade em Aljustrel"
A empregabilidade e o desenvolvimento económico e social do concelho continuam no topo das prioridades da Câmara de Aljustrel, revela o autarca Nelson Brito em entrevista ao "CA".
07h00 - quarta, 11/12/2019
Ciências promovidas
nas escolas de Odemira
A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar do concelho o roteiro "Mira a Terra", que vai permitir uma oferta organizada de actividades lúdico-didácticas para aprendizagem das áreas científicas fora sala de aula.
07h00 - terça, 10/12/2019
Câmara de Odemira com
orçamento de 34,5 milhões
A Câmara de Odemira vai contar em 2020 com um orçamento de cerca de 34,5 milhões de euros, mais 1,3 milhões de euros que o valor orçamentado para o presente ano de 2019.

Data: 06/12/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial