00h00 - domingo, 12/11/2017

Universidade Sénior
vai nascer em Ourique

Universidade Sénior vai nascer em Ourique

O projecto da Universidade Sénior do Concelho de Ourique (USCO) já está em marcha e as aulas deverão começar em breve, numa iniciativa promovida pela Associação "Nossa Terra", sedeada na Aldeia de Palheiros.
O projecto, dinamizado em parceria com a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, há muito que vinha a ser idealizado pela associação, que com a USCO pretende combater o isolamento social, promovendo as relações interpessoais e o envelhecimento activo.
"Queremos demonstrar-lhes [aos idosos] que estarem numa idade avançada não significa que não possam adquirir conhecimentos ou ter novas competências. É isso que nos motiva", adianta ao "CA" Marta Afonso.
A presidente da Associação "Nossa Terra" espera que a USCO seja "bem sucedida em termos de participação", até porque ao longo dos últimos anos este foi necessidade várias vezes manifestada pelos idosos que aderem às suas iniciativas,
"Temos tido alguns projectos, como o CASA-Centro de Apoio à Solidão na Aldeia, e das actividades que realizamos percebemos que aquelas que mais os estimulam e que maior motivação causa são aquelas onde adquirem conhecimento", sublinha Marta Afonso.
O projecto destina-se a todos os residentes no concelho de Ourique com idade igual ou superior a 50 anos, que depois poderão frequentar a USCO em cinco diferentes localidades: Ourique, Panóias, Garvão, Santana da Serra e Aldeia de Palheiros.
"Pensámos a USCO numa lógica de tentar chegar ao maior número possível de pessoas", justifica Marta Afonso, garantindo que a ideia é alargar ainda mais a rede no futuro.
"O projecto poderá abranger outras localidades do concelho, como os Grandaços ou a Favela. A nossa ideia é que a USCO tenha pólos em todo o concelho, que é grande e onde as pessoas mais idosas têm alguma dificuldade em deslocar-se. Ou seja, a ideia é a USCO ir ao encontro das pessoas", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
11h42 - terça, 23/01/2018
Secretário-geral da OMT
faz elogios a Castro Verde
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) fez rasgados elogios ao trabalho desenvolvido na área da conservação da natureza no concelho de Castro Verde, que visitou na manhã desta terça-feira, 23, acompanhado pela secretária de Estado do Turismo.
07h00 - terça, 23/01/2018
Secretárias de Estado
visitam cidade de Beja
Habitação social e intervenção urbana no centro histórico da cidade estão na origem da visita que as secretárias de Estado da Habitação e da Cidadania e Igualdade realizam nesta terça-feira, 23, a Beja.
07h00 - terça, 23/01/2018
Castro Verde recebe
secretário-geral da OMT
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) vai estar nesta terça-feira, 23no concelho de Castro Verde, numa visita onde será acompanhado pela secretária de Estado do Turismo.
07h00 - terça, 23/01/2018
11 detidos por tráfico
de droga em Cuba
A GNR deteve no domingo, 21, na vila de Cuba, um total de 11 pessoas, oito homens e três mulheres com idades entre os 17 e 31 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
00h00 - segunda, 22/01/2018
Aljustrel define estratégia
para 2018 na área
da protecção civil
A Comissão Municipal de Protecção Civil de Aljustrel aprovou na passada semana o seu plano de trabalho para 2018, que inclui acções de sensibilização e outras intervenções.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial