00h00 - domingo, 12/11/2017

Universidade Sénior
vai nascer em Ourique

Universidade Sénior vai nascer em Ourique

O projecto da Universidade Sénior do Concelho de Ourique (USCO) já está em marcha e as aulas deverão começar em breve, numa iniciativa promovida pela Associação "Nossa Terra", sedeada na Aldeia de Palheiros.
O projecto, dinamizado em parceria com a Câmara Municipal e as juntas de freguesia, há muito que vinha a ser idealizado pela associação, que com a USCO pretende combater o isolamento social, promovendo as relações interpessoais e o envelhecimento activo.
"Queremos demonstrar-lhes [aos idosos] que estarem numa idade avançada não significa que não possam adquirir conhecimentos ou ter novas competências. É isso que nos motiva", adianta ao "CA" Marta Afonso.
A presidente da Associação "Nossa Terra" espera que a USCO seja "bem sucedida em termos de participação", até porque ao longo dos últimos anos este foi necessidade várias vezes manifestada pelos idosos que aderem às suas iniciativas,
"Temos tido alguns projectos, como o CASA-Centro de Apoio à Solidão na Aldeia, e das actividades que realizamos percebemos que aquelas que mais os estimulam e que maior motivação causa são aquelas onde adquirem conhecimento", sublinha Marta Afonso.
O projecto destina-se a todos os residentes no concelho de Ourique com idade igual ou superior a 50 anos, que depois poderão frequentar a USCO em cinco diferentes localidades: Ourique, Panóias, Garvão, Santana da Serra e Aldeia de Palheiros.
"Pensámos a USCO numa lógica de tentar chegar ao maior número possível de pessoas", justifica Marta Afonso, garantindo que a ideia é alargar ainda mais a rede no futuro.
"O projecto poderá abranger outras localidades do concelho, como os Grandaços ou a Favela. A nossa ideia é que a USCO tenha pólos em todo o concelho, que é grande e onde as pessoas mais idosas têm alguma dificuldade em deslocar-se. Ou seja, a ideia é a USCO ir ao encontro das pessoas", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h49 - terça, 16/10/2018
Nova exposição
em Castro Verde
O Fórum Municipal de Castro Verde recebe a partir desta terça-feira, 16 de Outubro, a exposição "Castro Verde, Identidade e Memória: IV Séculos de Registos", que tem por base registos do Arquivo Distrital de Beja.
07h00 - terça, 16/10/2018
Odemira celebra Dia
da Responsabilidade Social
A Câmara de Odemira promove nesta terça-feira, 16 de Outubro, o Dia da Responsabilidade Social, dinamizado no âmbito do Ser Responsável-Programa de Responsabilidade Social das Empresas do Concelho de Odemira.
07h00 - terça, 16/10/2018
Obra do novo Palácio
de Justiça de Beja avança
Foi publicado nesta segunda-feira, 15, o despacho da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que autoriza o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) a avançar com o procedimento de concurso para a construção do novo Palácio de Justiça de Beja, investimento avaliado em quatro milhões de euros.
07h00 - segunda, 15/10/2018
Obras para minimizar
poeiras em Aljustrel
A Almina–Minas do Alentejo, proprietária das minas de Aljustrel, vai avançar com novas medidas de minimização da dispersão de poeiras, nomeadamente na zona da britagem de superfície e da lavaria na sua área industrial, localizada a oeste da "vila mineira".
07h00 - segunda, 15/10/2018
Aljustrel: Saúde sem registo de alterações
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que não se têm verificado "alterações nem aumento da procura" dos serviços de Saúde por parte da população de Aljustrel nas patologias que podem ser ligadas à questão da qualidade do ar.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial