07h00 - quarta, 15/11/2017

Água do Alqueva vai chegar à barragem da Rocha

Água do Alqueva vai chegar à barragem da Rocha

A água do Alqueva vai chegar à barragem do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, através de uma nova ligação com a albufeira do Roxo (Aljustrel). A obra foi anunciada esta terça-feira, 14, no Parlamento pelo ministro da Agricultura no debate na especialidade do Orçamento de Estado para 2018.
Durante a audição, Capoulas Santos anunciou que ainda este mês será celebrado um contrato de empréstimo de 260 milhões de euros com o Banco Europeu de Investimentos para aumentar a área de regadio do Alqueva em mais 50 mil hectares até 2022. Um acordo que contempla a ligação da água do Alqueva da barragem do Roxo ao Monte da Rocha.
"É uma boa notícia para o Baixo Alentejo, para os agricultores e produtores e para ambição de dar mais futuro ao nosso mundo rural. É uma boa notícia para a sustentabilidade do fornecimento de água para o consumo humano nos municípios de Castro Verde, Almodôvar, Ourique e parte dos municípios de Odemira e Mértola", sublinha em comunicado o deputado do PS eleito por Beja.
Segundo Pedro do Carmo, "esta ligação decisiva para a sustentabilidade e para a ampliação da capacidade produtiva desses territórios está contemplada no Plano Nacional de Regadios através de um investimento de 14 milhões de euros" e permite "recuperar tempo perdido por outros na resolução de problemas estruturais do nosso território".
"Uma vez mais, a conversa inconsequente é derrotada pelo trabalho determinado para, no quadro das disponibilidades existentes e da construção de novas oportunidades, encontrar soluções para o Baixo Alentejo e para os baixo-alentejanos", acrescenta o deputado do PS.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h49 - terça, 16/10/2018
Nova exposição
em Castro Verde
O Fórum Municipal de Castro Verde recebe a partir desta terça-feira, 16 de Outubro, a exposição "Castro Verde, Identidade e Memória: IV Séculos de Registos", que tem por base registos do Arquivo Distrital de Beja.
07h00 - terça, 16/10/2018
Odemira celebra Dia
da Responsabilidade Social
A Câmara de Odemira promove nesta terça-feira, 16 de Outubro, o Dia da Responsabilidade Social, dinamizado no âmbito do Ser Responsável-Programa de Responsabilidade Social das Empresas do Concelho de Odemira.
07h00 - terça, 16/10/2018
Obra do novo Palácio
de Justiça de Beja avança
Foi publicado nesta segunda-feira, 15, o despacho da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que autoriza o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) a avançar com o procedimento de concurso para a construção do novo Palácio de Justiça de Beja, investimento avaliado em quatro milhões de euros.
07h00 - segunda, 15/10/2018
Obras para minimizar
poeiras em Aljustrel
A Almina–Minas do Alentejo, proprietária das minas de Aljustrel, vai avançar com novas medidas de minimização da dispersão de poeiras, nomeadamente na zona da britagem de superfície e da lavaria na sua área industrial, localizada a oeste da "vila mineira".
07h00 - segunda, 15/10/2018
Aljustrel: Saúde sem registo de alterações
O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo garante que não se têm verificado "alterações nem aumento da procura" dos serviços de Saúde por parte da população de Aljustrel nas patologias que podem ser ligadas à questão da qualidade do ar.

Data: 12/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial