07h00 - terça, 09/01/2018

Câmara de Mértola
recebe prémio do ICNF

Câmara de Mértola recebe prémio do ICNF

A Câmara de Mértola foi distinguida com uma menção honrosa nos prémios "ICNF 2017/ Uma Ideia Natural", entregues na passada semana, devido ao apoio ao projecto "Francelho de Mértola".
De acordo com a autarquia, o projecto visa a manutenção e/ou acréscimo da população de Peneireiros-das-torres (falco naumani) na vila de Mértola, onde reside a única colónia urbana nacional desta espécie de falcão considerada "vulnerável" a nível global e nacional.
Segundo dados do Parque Natural Vale do Guadiana (PNVG), em 2001 existiam 68 casais de Peneireiros-das-torres na vila de Mértola, número que caiu acentuadamente ao longo dos anos. Em 2017 eram apenas 39 casais, "o que significa um decréscimo de quase 43% na população", em grande parte devido à "perda de habitat de alimentação e de habitat de nidificação".
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Mértola tem vindo a apoiar as actividades de conservação levadas a cabo pela equipa do PNVG, "nomeadamente através da oferta de caixas ninho", num projecto que terá continuidade.
"A população urbana de Peneireiro-das-torres da vila de Mértola carece desta atenção especial, sendo entendida pela autarquia como símbolo da resiliência de uma vila do interior do Alentejo, despovoado e envelhecido que resiste à ameaça da desertificação e vê no seu património cultural e natural o caminho para a sustentabilidade futura", sublinha a Câmara Municipal em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 19/09/2018
Câmara de Aljustrel
vai ampliar Centro Escolar
A Câmara de Aljustrel vai ampliar o Centro Escolar Vipasca, no sentido de dotar o equipamento de mais salas de aula para o pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, a par de novos espaços para as actividades extra-curriculares e do Centro de Animação Infantil Municipal e de uma nova sala polivalente que sirva todo o Agrupamento.
07h00 - quarta, 19/09/2018
CM Castro Verde apoia
passeios de reformados
A Câmara de Castro Verde vai apoiar os passeios anuais de reformados do concelho que irão realizar-se nas diferentes freguesias nas próximas semanas e que terão como destino vários locais no país.
07h00 - terça, 18/09/2018
Protocolo entre
Câmara de Aljustrel
e Associação Dignitude
A Câmara de Aljustrel e a Associação Dignitude assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de colaboração tendo em vista a concretização do programa ABEM-Rede Solidária do Medicamento no concelho.
07h00 - terça, 18/09/2018
EMAS Beja alcança
os melhores resultados
dos últimos 10 anos
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja faz um balançao "extremamente positivo" dos trabalhos da intervenção global de substituição de ramais que decorre por todo o concelho de Beja desde o início de 2018.
07h00 - terça, 18/09/2018
Vestígios arqueológicos
encontrados em Ourique
As obras de requalificação do centro histórico de Ourique, promovidas pela autarquia local, revelaram um conjunto de importantes testemunhos patrimoniais reveladores da história da vila, da população e dos seus hábitos comunitários de outros tempos.

Data: 14/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial