07h00 - terça, 09/01/2018

Câmara de Mértola
recebe prémio do ICNF

Câmara de Mértola recebe prémio do ICNF

A Câmara de Mértola foi distinguida com uma menção honrosa nos prémios "ICNF 2017/ Uma Ideia Natural", entregues na passada semana, devido ao apoio ao projecto "Francelho de Mértola".
De acordo com a autarquia, o projecto visa a manutenção e/ou acréscimo da população de Peneireiros-das-torres (falco naumani) na vila de Mértola, onde reside a única colónia urbana nacional desta espécie de falcão considerada "vulnerável" a nível global e nacional.
Segundo dados do Parque Natural Vale do Guadiana (PNVG), em 2001 existiam 68 casais de Peneireiros-das-torres na vila de Mértola, número que caiu acentuadamente ao longo dos anos. Em 2017 eram apenas 39 casais, "o que significa um decréscimo de quase 43% na população", em grande parte devido à "perda de habitat de alimentação e de habitat de nidificação".
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Mértola tem vindo a apoiar as actividades de conservação levadas a cabo pela equipa do PNVG, "nomeadamente através da oferta de caixas ninho", num projecto que terá continuidade.
"A população urbana de Peneireiro-das-torres da vila de Mértola carece desta atenção especial, sendo entendida pela autarquia como símbolo da resiliência de uma vila do interior do Alentejo, despovoado e envelhecido que resiste à ameaça da desertificação e vê no seu património cultural e natural o caminho para a sustentabilidade futura", sublinha a Câmara Municipal em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
11h42 - terça, 23/01/2018
Secretário-geral da OMT
faz elogios a Castro Verde
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) fez rasgados elogios ao trabalho desenvolvido na área da conservação da natureza no concelho de Castro Verde, que visitou na manhã desta terça-feira, 23, acompanhado pela secretária de Estado do Turismo.
07h00 - terça, 23/01/2018
Secretárias de Estado
visitam cidade de Beja
Habitação social e intervenção urbana no centro histórico da cidade estão na origem da visita que as secretárias de Estado da Habitação e da Cidadania e Igualdade realizam nesta terça-feira, 23, a Beja.
07h00 - terça, 23/01/2018
Castro Verde recebe
secretário-geral da OMT
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) vai estar nesta terça-feira, 23no concelho de Castro Verde, numa visita onde será acompanhado pela secretária de Estado do Turismo.
07h00 - terça, 23/01/2018
11 detidos por tráfico
de droga em Cuba
A GNR deteve no domingo, 21, na vila de Cuba, um total de 11 pessoas, oito homens e três mulheres com idades entre os 17 e 31 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
00h00 - segunda, 22/01/2018
Aljustrel define estratégia
para 2018 na área
da protecção civil
A Comissão Municipal de Protecção Civil de Aljustrel aprovou na passada semana o seu plano de trabalho para 2018, que inclui acções de sensibilização e outras intervenções.

Data: 12/01/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial