07h00 - segunda, 14/05/2018

Monoculturas intensivas
preocupam autarcas

Monoculturas intensivas preocupam autarcas

Os autarcas do Baixo Alentejo estão preocupados com os impactos sociais e ambientais causados pelo crescimento das áreas de monoculturas intensivas e super-intensivas na região, sobretudo na zona de influência do Alqueva.
Numa moção apresentada pela CDU e aprovada por maioria em Abril, a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) defende ser "fundamental garantir um desenvolvimento integral e sustentado do território, garantindo a melhoria das condições de vida das populações, fruto da evolução económica resultante da actividade agrícola".
"A qualidade de vida e saúde ambientais são pilares das comunidades, pelo que exigimos do Governo e restantes responsáveis a criação de um sistema de monitorização de indicadores ambientais, demográficos e sócio-económicos e de mitigação dos impactos, para a saúde pública e outros, nas regiões que estão a sofrer alterações profundas da sua estrutura agrária e/ ou produtiva, nomeadamente onde há intensificação da produção e expansão de monoculturas e ainda a criação de normas legais, de co-responsabilização, das empresas de prestação de serviços e utilizadoras do trabalho sem direitos e sem dignidade", acrescenta a moção.
O documento vai ser enviado ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministros do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, e aos grupos parlamentares da Assembleia da República.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/01/2019
CM Castro Verde faz obras na
EB1 de Santa Bárbara de Padrões
Arrancaram no passado mês de Dezembro as obras de construção de uma antecâmara entre os dois edifícios da Escola Básica (EB) 1 de Santa Bárbara de Padrões, promovidas pela Câmara de Castro Verde.
07h00 - terça, 22/01/2019
Estrada entre Beringel e
Peroguarda requalificada
A Câmara de Beja inicia nesta terça-feira, 22 de Janeiro, os trabalhos de requalificação do Caminho Municipal (CM) 1029 entre Beringel e Peroguarda, no troço que se desenvolve no concelho.
07h00 - segunda, 21/01/2019
Conselho consultivo
da CAP reúne em Beja
O auditório da Expobeja, no Parque de Feiras de Exposições de Beja, recebe nesta segunda-feira, 21, durante a manhã, uma reunião do Conselho Consultivo do Alentejo da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
07h00 - segunda, 21/01/2019
Falta de médicos em
Beja preocupa PCP
O deputado do PCP eleito por Beja, João Dias, visita nesta segunda-feira, 21, durante a tarde, o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, para abordar com a administração da ULSBA a falta de médicos na Urgência de Obstetrícia.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Odemira debate alojamento local
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.

Data: 11/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial