07h00 - segunda, 14/05/2018

Monoculturas intensivas
preocupam autarcas

Monoculturas intensivas preocupam autarcas

Os autarcas do Baixo Alentejo estão preocupados com os impactos sociais e ambientais causados pelo crescimento das áreas de monoculturas intensivas e super-intensivas na região, sobretudo na zona de influência do Alqueva.
Numa moção apresentada pela CDU e aprovada por maioria em Abril, a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) defende ser "fundamental garantir um desenvolvimento integral e sustentado do território, garantindo a melhoria das condições de vida das populações, fruto da evolução económica resultante da actividade agrícola".
"A qualidade de vida e saúde ambientais são pilares das comunidades, pelo que exigimos do Governo e restantes responsáveis a criação de um sistema de monitorização de indicadores ambientais, demográficos e sócio-económicos e de mitigação dos impactos, para a saúde pública e outros, nas regiões que estão a sofrer alterações profundas da sua estrutura agrária e/ ou produtiva, nomeadamente onde há intensificação da produção e expansão de monoculturas e ainda a criação de normas legais, de co-responsabilização, das empresas de prestação de serviços e utilizadoras do trabalho sem direitos e sem dignidade", acrescenta a moção.
O documento vai ser enviado ao Presidente da República, primeiro-ministro, ministros do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente, e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, e aos grupos parlamentares da Assembleia da República.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 25/05/2018
Carlos Moedas participa em iniciativas em Beja
O bejense Carlos Moedas, actual comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, vai estar nesta sexta-feira, 25, na cidade de Beja, participando em duas iniciativas.
07h00 - sexta, 25/05/2018
Procuradora japonesa
no Lab UbiNet do IPBeja
A procuradora do Ministério Publico de Tóquio, capitão do Japão, visita nesta sexta-feira, 25 de Maio, o laboratório UbiNET do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
07h00 - sexta, 25/05/2018
Professor de Beja acusado de
536 crimes de abuso de menores
Um professor de 48 anos de Beja foi acusado pelo Ministério Público de Beja de um total de 536 crimes, na sua maioria de abuso sexual de quatro crianças.
07h00 - quinta, 24/05/2018
Alunos de Aljustrel
apresentam propostas
A Assembleia Municipal de Aljustrel vai debater em Junho as duas propostas mais votadas pelos alunos durante a última sessão Assembleia Munucipal Jovem, que teve como tema "Marketing Territorial: Património (histórico, mineiro e religioso)".
07h00 - quinta, 24/05/2018
EMAS de Beja
com nova campanha
"Água da torneira se faz favor" é o título da nova campanha de sensibilização para o consumo seguro e de qualidade da água da rede pública de distribuição do concelho de Beja promovida pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS).

Data: 18/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial